SAÚDE: 16/03/2010 - A Secretaria Estadual de Saúde informou hoje, terça-feira (16) que está investigando a morte de um homem de 58 anos por suspeita de gripe A (H1N1). Se confirmada, esta poderá ser a quinta morte pela doença na Paraíba. É que a gerência operacional de Vigilância Epidemiológica do Estado confirmou o quarto óbito ocorrido na semana passada em um hospital de Santa Rita, mas que somente hoje foi comunicado à imprensa.
A paciente que não resistiu à nova gripe foi uma adolescente de 17 anos, grávida (incluída nos grupos de risco), cujo quadro clínico foi notificado no dia 1º de março. Segundo a gerente operacional Nadja Rocha, o diagnóstico de infecção pelo vírus H1N1 só chegou na semana passada.
Já o novo caso que está sendo investigado é o de um homem de 58 anos, morador de Itabaiana. Ele foi encaminhado a um leito isolado da emergência do Hospital de Trauma, em João Pessoa, na terça-feira (9) e morreu na sexta-feira (12). Ele apresentava forte dor no tórax, configurando um quadro de síndrome respiratória aguda, com secreção e dispnéia, além de ter histórico de imunodepressão (baixa imunidade).
Na quinta-feira (11), foi coletado material deste paciente e enviado ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, onde são feitos os exames que podem confirmar ou descartar a infecção por gripe A . Como a causa da morte não foi identificada, o corpo do homem ainda está no Serviço de Verificação de Óbito (SVO), do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Por ainda se tratar de uma suspeita, o hospital não tem autorização da Secretaria Estadual de Saúde para divulgar o nome do paciente morto.
Sob investigação - Além desta morte, a Secretaria de Saúde também acompanha o caso de uma promotora de vendas de 29 anos, grávida, moradora de João Pessoa, que recebeu alta na segunda-feira (15) do Hospital Universitário Lauro Wanderley. O exame que pode confirmar se ela sofria de gripe A também foi coletado no dia 11, mas o resultado ainda não foi entregue pelo Instituto Evandro Chagas à Secretaria de Saúde da Paraíba.
Vacinação - A primeira etapa de vacinação contra o vírus da gripe A (H1N1), destinada à imunização de trabalhadores da saúde e indígenas, termina na próxima sexta-feira (19). Até a manhã da segunda-feira (15), conforme o coordenador de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Walter Albuquerque, 23.416 pessoas já haviam sido imunizadas. A meta é vacinar 49 mil pessoas, sendo 12 mil indígenas e 37 mil profissionais de saúde em todo o Estado. SECOM / Karoline Zilah