PARAÍBA: 12/03/2010 - O deputado estadual democrata Branco Mendes (na foto ao lado) está propondo ao Governo do Estado, através de um projeto-de-lei de sua autoria, a contratação dos serviços de telefonia móvel para equipar todas as viaturas das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros com telefone celular.
Branco defende “Linha Direta”
O parlamentar disse que o uso desse tipo de aparelho facilita o contato da população com o policial em serviço nas horas de necessidade de socorro ou registro de outras ocorrências.
Celular em todas as viaturas
Branco explicou que no Ceará, onde o Governo do Estado equipou viaturas com aparelhos telefônicos, para que qualquer cidadão possa ligar diretamente para o celular da patrulha em ronda ou estacionada nos postos de policiamento que ficam na área em que seu domicilio se localiza, os resultados no combate à criminalidade têm sido absolutamente favoráveis e a própria população festeja isso.
PM já usa telefones móveis
Aqui na Paraíba, algumas cidades já dispõem desse serviço em viaturas da PM, no chamado programa "Linha Direta" e a população está extremamente satisfeita com a possibilidade de fazer contato imediato com os policiais militares em serviço, que chegam ao local das ocorrências com mais rapidez, sendo - portanto - mais eficientes na solução dos casos urgentes.
Quartel-general inoperante
Na prática, isso significa dizer que a ligação não precisa mais ser dirigida a uma central de atendimento responsável por acionar todas as guarnições, como acontece atualmente com o número 190 (Ciop - Centro Integrado de Operações Policiais), instalado no quartel do Comando Geral da PM, localizado na Praça Pedro Américo, que fica no Centro da cidade de João Pessoa.
Sindicato denuncia UFPB
Quase 500 funcionários da Fundação José Américo estão em situação de total instabilidade no trabalho e sem nenhum vínculo empregatício, por conta do encerramento de um contrato de parceria que a instituição mantinha, até há bem pouco tempo, com o Hospital Universitário Lauro Wanderley, vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Esta denúncia foi feita nesta quinta-feira pelo presidente do Sindesep (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Paraíba), Roberto Leôncio.
Bronca no Hospital Universitário
O problema é gerado pelo fato de que o prazo de terceirização de serviços entre as duas instituições ter expirado e, sendo assim, o processo não teve continuidade, porque a FJA não se habilitou novamente e perdeu a concorrência. Os servidores não estão compreendendo a forma como a direção da Fundação está procedendo a rescisão contratual de cada um deles e admitem estar perdendo direitos que lhes são assegurados pela legislação trabalhista.
Caso vai parar na Justiça
O sindicato já está colocando sua assessoria jurídica à disposição de todos eles, para ingressarem com ações na Justiça, de acordo com o presidente Roberto Leôncio.
Nanicos avançam no interior
O PRP decidiu intensificar uma série de visitas a alguns municípios paraibanos, visando as eleições estaduais deste ano. O objetivo é organizar o partido para concorrer ao pleito através do diretório estadual.
Bancadas de parlamentares
Esta informação é da presidente do diretório estadual, Maria Daluz Silva, que também dirige o partido em Campina Grande. A prioridade do PRP é eleger o maior número possível de parlamentares para a Câmara Federal e Assembléia Legislativa.
Reuniões em todo o Estado
Nos últimos meses, mais de 20 municípios localizados nas regiões do Brejo, Sertão, Cariri e Curimataú realizaram reuniões para instalação de novos diretórios nas cidades onde ainda não existiam células partidárias.
Diretório dissolvido muda liderança
Em Patos, por exemplo, uma reunião do diretório estadual, juntamente com filiados do PRP e vereadores locais, decidiu dissolver o diretório daquele município e um outro encontro será realizado para indicar os novos membros. Já na Câmara Municipal, a ex-líder da bancada, vereadora Maria José Venâncio, foi substituída pelo vereador Edmilson dos Santos. Por Giovanni Meireles