terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Estudante da UEPB cria ferramenta para ajudar na elaboração de trabalhos acadêmicos. Leia!

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Informática do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (PPGI/CI/UFPB), Eduardo de Santana Medeiros Alexandre, criou uma ferramenta de comando para ajudar na elaboração de trabalhos acadêmicos. Essa ferramenta faz parte do trabalho de conclusão do mestrado. Ele pretende com a divulgação da ferramenta encontrar usuários para participar da pesquisa desse mestrado.

A ferramenta de comando de linha (sem interface gráfica), denominada Limarka, gera PDFs em conformidade com os princípios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a partir de trabalhos acadêmicos escritos em arquivos somente texto, utilizando sintaxe de uma linguagem de marcação simples, denominada de Markdown.

Os objetivos dessa pesquisa são: disponibilizar uma ferramenta para produção de trabalhos acadêmicos (monografias, TCCs, dissertações ou teses); investigar o que os usuários pensam sobre a utilização da ferramenta.

O público alvo da ferramenta são alunos de cursos de Computação, que necessitarão produzir um trabalho de conclusão de curso (monografia, dissertação ou tese).

Limarka foi elaborado com licença de Software Livre, qualquer um pode baixar, utilizar ou alterar a ferramenta. No entanto, ela é compatível apenas com o sistema operacional Linux. Os usuários do Windows que desejarem utilizá-la precisarão instalar uma máquina virtual com um Linux. O processo de instalação e utilização é descrito na documentação da ferramenta (link is external) e nos vídeos de apresentação do limarka (link is external).

A ferramenta foi inserida na comunidade dos desenvolvedores do abnTeX (link is external), que são comprometidos em produzir documentos e estilos LaTeX (link is external) para produção de documentos em conformidade com as Normas da ABNT. O Limarka utiliza internamente os modelos criados e mantidos por essa comunidade. A ferramenta foi desenvolvida e agora a pesquisa está na etapa de investigar a utilização dos usuários.


Quem desejar participar da pesquisa será solicitado que elabore um pequeno projeto (sem haver comprometimento com rigor científico ou execução), com a utilização de alguns recursos mínimos da ferramenta.


Mais informações nas seguintes páginas:
 
 
Contatos pelo telefone: (83) 98108-1977 (Eduardo Santana).
 
Agência de Notícias da UFPB - Assessoria