terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Traficante Beira-Mar faz hoje prova do Enem em penitenciária do MS

POLICIAL: 05/01/2010 - Imagem: UOL - O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, 42, deve fazer nesta terça-feira a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na penitenciária segurança máxima de Campo Grande (MS). Outros 41 detentos da unidade também estão inscritos para o exame e cerca de 10 mil em todo o país.

De acordo com a assessoria do Ministério da Justiça, a prova será aplicada hoje e amanhã (6), no período da tarde. Em cada uma das quatro alas da penitenciária terá um fiscal do MEC (Ministério da Educação) acompanhando a aplicação do exame, além de agentes penitenciários.

Beira-Mar foi condenado no mês passado a 15 anos de prisão, em regime inicial fechado, pelo assassinato do também traficante João Morel. Segundo a acusação, na época do assassinato, um grupo de traficantes do Rio, liderado por Beira-Mar, disputava o domínio do tráfico na fronteira do Brasil com o Paraguai com um grupo de Morel, que foi morto com golpes de uma espécie de faca fabricada pelos presos no presídio de segurança máxima de Campo Grande.

Beira-Mar teria sido o mandante do crime, ocorrido em 21 de janeiro de 2001 no presídio de segurança máxima de Campo Grande (MS). O traficante afirma que não teve envolvimento no assassinato porque, à época, morava na Colômbia, onde foi preso também em 2001.

Antes disso, ele já cumpria pena de mais de 67 anos de prisão por crimes --relacionados, em sua maioria, ao tráfico de drogas--, passou por diferentes unidades prisionais e, desde 2007, cumpre pena no presídio federal de Campo Grande. Fonte: Folha Online