quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Transposição do Rio São Francisco deve chegar à Paraíba até o Carnaval

As águas da transposição do Rio São Francisco vão chegar à cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, no dia 28 de fevereiro deste ano, na terça-feira de Carnaval. O anúncio foi feito pelo Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante uma visita realizada à Paraíba, na última quinta-feira (18). Antes, a previsão do Ministério era de que as águas da transposição iniciada em 2007 chegassem à Paraíba em abril. A obra está atualmente 96% concluída.

Segundo o ministro, a data está sendo anunciada com base em uma determinação feita pelo próprio ministério, depois da viabilização do empréstimo de quatro sistemas de motobombas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que vão acelerar a chegada da água.

As motobombas estão sendo instaladas em estações ao londo do estado de Pernambuco e vão impulsionar a água até o túnel que leva a transposição até Monteiro, na divisa com o vizinho estado de Pernambuco.

Açude de Boqueirão

Já o presidente estadual da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) disse que, com a chegada da tranposição em Monteiro no dia 28 de fevereiro, a água deve chegar ao açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, também no Cariri, no prazo de 30 a 45 dias.

Obras de emergência

O ministro Helder Bárbaro destacou que a antecipação da chegada das águas à Paraíba também deve exigir mais agilidade por parte das secretarias municipais e do Estado. Isso porque entre a cidade de Monteiro e o açude de Boqueirão, a água vai passar ainda pelos açudes Poções, Camalaú e seguir pelo Rio Paraíba. Por isso, as secretarias municipais e do Estado devem preparar os açudes para receber a tranposição. Antes o prazo para estas obras no açude era também até abril.

As bombas estão sendo instaladas na terceira Estação de Bombeamento  (EBV) do Eixo Leste, na cidade de Floresta, no Pernambuco. Depois do término do trabalho na cidade pernambucana, as bombas ainda serão instaladas em mais duas estações elevatórias, antes de chegar a Monteiro, última EBV do trecho e primeira cidade paraibana a receber as águas.O empréstimo desses equipamentos foi selado em uma parceria do Governo de São Paulo com o Ministério da Integração Nacional, após intermédio de Campina Grande.

Visita à transposição

O ministro da Integração Nacional está visitando as obras da Transposição do Rio São Francisco na divisa entre as cidades de Monteiro, na Paraíba, e Sertânia, em Pernambuco, nesta quinta-feira. A primeira para foi no desemboque do Túnel Giancarlo. Logo depois, na sexta Estação de Bombeamento e Adutora de Monteiro.


Na terça-feira (17), o Ministro vistoriou a montagem das motobombas na terceira Estação de Bombeamento (EBV) localizada no município de Floresta, em Pernambuco. Depois do término do trabalho na cidade pernambucana, as bombas ainda serão instaladas em mais duas estações elevatórias, antes de chegar a Monteiro, última EBV do eixo leste, e primeira cidade paraibana a receber as águas. A previsão é que isto aconteça no mês de abril.


G1-PB