segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Recursos do Rede Cegonha vão possibilitar melhorias nos serviços de média e alta complexidade da Maternidade de Patos

O Ministério da Saúde liberou R$ 1,8 milhão para a Maternidade Peregrino Filho, de Patos. Portaria com a liberação foi publicada no dia 6, no Diário Oficial da União.
Desde o início de 2014, que a Maternidade Dr. Peregrino Filho teve seus leitos habilitados no projeto da Rede Cegonha do Ministério da Saúde e começou a desenvolver, com melhores condições, o parto humanizado. No último dia 06, o Ministério anunciou a liberação de R$ 1,8 milhão para custeio de leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) da maternidade. A ação faz parte da implantação da I etapa da Rede Cegonha, que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, assim como às crianças o direito ao nascimento seguro.

A maternidade tem, atualmente, 22 leitos e três Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no programa Rede Cegonha, além de ter uma sala de parto humanizado onde as gestantes dispõem de um espaço especial, equipado com TV, onde são exibidos vídeos explicativos de como realizar os exercícios de forma correta e seus benefícios, bolas suíças para exercícios que melhoram a mobilidade pélvica durante o trabalho de parto, barras de apoio e ainda acompanhamento de uma equipe de cinco enfermeiros e nove técnicos de enfermagem. Ainda faz parte do parto humanizado, um acompanhante de livre escolha da paciente, que fica com ela durante o trabalho de parto podendo, inclusive, assistir ao parto.

A diretora assistencial da unidade, Luciana Maia, explica que a disponibilidade dos serviços da Rede Cegonha beneficia toda a região sertaneja, visto que a Peregrino Filho é a única unidade da região habilitada com esse atendimento. Segundo ela, com esses recursos, a Maternidade fortalecerá, ainda mais,  a atenção à gestante, ao parto e ao pós-parto. A Maternidade de Patos pertence a rede pública estadual de saúde e, desde junho de 2014, é administrada pelo Instituto Gerir. O repasse do custeio anual do Ministério da Saúde referente ao programa Rede Cegonha é feito diretamente ao município.



Assessoria