segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Secretária Executiva do Meio Ambiente de Cajazeiras esteve reunida com representantes do Corpo de Bombeiros, ENERGISA e LimpCar

A Secretária Executiva do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, Maria das Dores de Abreu, “Branquinha do Riacho do Meio”, esteve reunida na manhã desta segunda-feira (30), em seu gabinete, no Centro Administrativo, à Avenida Joca Claudino, com representantes do Corpo de Bombeiros, ENERGISA, LimpCar e demais servidores de sua pasta.

A reunião serviu para dar inicio aos trabalhos prestados pela referida secretaria, usando como ponto de partida a demanda de poda e supressão de árvores na cidade de Cajazeiras. Numa prerrogativa de integração entre os setores competentes, “Branquinha” expôs que se faz necessária - autorização da Secretaria Executiva do Meio Ambiente para realizar a poda e supressão nas árvores do município.

No caso de uma empresa licitada para realizar este tipo de atividade, a poda e supressão serão efetuadas em praças públicas, escolas, ruas, travessas e avenidas. Atendendo ainda, as solicitações da população. No caso de poda e supressão que envolve qualquer grau de risco, a população deve solicitar uma equipe do Corpo de Bombeiros, que por sua vez – solicita autorização da Secretaria Executiva do Meio Ambiente, se for de urgência a retirada da árvore, os bombeiros executam o serviço e comunicam a ocorrência em seguida.

Para os casos de retirada, poda e supressão de risco com a rede elétrica, a população encaminha o pedido diretamente à ENERGISA. Nos casos de dúvidas, os usuários do serviço podem procurar a Secretaria Executiva do Meio Ambiente e encaminhar para tomada das providências cabíveis. 

Indagada sobre os podadores particulares, a Secretária Executiva informou; “Iremos fazer um cadastro desses podadores particulares, no intuito de instruí-los e capacitá-los para que os mesmos consigam empreender por um padrão de qualidade dos seus serviços e, até mesmo diminuindo a poda e supressão drástica como ocorre corriqueiramente”, finalizou.

Ainda de acordo com “Branquinha”, ela e sua equipe – estará colocando em prática um sistema de fiscalização ambiental, para ajudar na prevenção e punição dos crimes ambientais – como podas drásticas e retiradas de árvores sem a devida autorização. A Secretaria Executiva do Meio Ambiente está localizada no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, à Avenida Joca Claudino – Conjunto Tancredo Neves – Zona Norte.



SECOM-CZ