quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Lira mostra confiança em chuvas que amenizem situação de Boqueirão e confirma conclusão da transposição agora em 2017

O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) garantiu que a transposição de águas do São Francisco está na reta final, e a perspectiva é de que até abril as águas do rio cheguem aos mananciais da Paraíba.

Lira, que está descansando com a família em João Pessoa, mas que permanentemente tem mantido contatos com o Ministério da Integração Nacional, disse que as obras da transposição devem ser concluídas no início deste ano.

“A transposição está na fase final, e acreditamos que no mês de abril ela estará chegando em Monteiro, no açude de Poções” adiantou.

Segundo Lira, a água deverá descer pela barragem de Camalaú até desaguar no açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, para atender as populações de Campina Grande e demais 18 municípios do Compartimento da Borborema.

“Mas antes disso, emergencialmente, nós acreditamos, segundo todas as previsões meteorológicas, que nós vamos ter muita chuva e, com certeza, o açude de Boqueirão vai tomar uma quantidade de água suficiente para receber com tranquilidade a transposição” disse Raimundo Lira.

Apontada como redenção do Nordeste, a transposição será a solução definitiva para o problema da seca que atinge mais de 12 milhões de nordestinos, em 390 municípios, nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Segundo Lira, a Paraíba será o estado mais beneficiado com a obra.

Assessoria de Imprensa