domingo, 28 de junho de 2015

Governo do Estado e ONG Círculo do Coração iniciam caravana nesta segunda em Cajazeiras

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e a ONG pernambucana Círculo do Coração iniciam nesta segunda-feira (29), às 9h, em Cajazeiras, na Faculdade Santa Maria, a 3ª Caravana do Coração, que acontecerá até o dia (11) de julho em 13 municípios paraibanos.

Na manhã de domingo (28), a equipe multiprofissional do Círculo do Coração foi recepcionada pela secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath e a secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira, no Posto da Gauchinha, em João Pessoa, de onde seguiram viagem, por volta das 13h, com destino ao interior do Paraíba. Em um ônibus, a equipe percorrerá quase 2 mil km e visitará 13 cidades.

Para a secretária Roberta Abath, o Círculo do Coração que integra uma rede de cardiologia pediátrica Pernambuco-Paraíba, é um projeto prioritário do Governo do Estado. “Não apenas pela assistência que é feita diretamente à população, na triagem dos pacientes com cardiopatia congênita, mas especialmente pelo caráter de promoção e de formação, que é feito durante a Caravana para os profissionais de saúde, já que a principal missão do Círculo do Coração, na Paraíba, não é apenas promover a assistência, mas capacitar e qualificar os profissionais para estruturação de uma rede de cardiologia pediátrica, para que seja efetiva e que possa permanecer”, disse.

A presidente do Círculo do Coração, a cardiologista pediátrica Sandra Mattos, destacou que a Caravana é uma grande oportunidade de integração dos pacientes, nas próprias cidades onde vivem, com as equipes de saúde. “Dentro do projeto, esse é o momento interação de equipe, de revisão dos pacientes e estruturação dos serviços. Ela acontece dentro de um projeto grande da rede de cardiologia pediátrica, que tem o objetivo de estruturar a assistência à criança cardiopata. Nós esperamos que essa Caravana seja tão bem sucedida como as outras”.

De malas prontas para embarcar junto com a equipe do Círculo do Coração, o estudante do 6º período de Medicina, Alexandre Filho, falou sobre a oportunidade de acompanhar o trabalho da equipe. “Conheci o projeto do Círculo do Coração durante o mutirão de cirurgias cardíacas pediátricas no Hospital Geral de Mamanguape e lá recebi o convite para acompanhar a Caravana. Aceitei o convite de cara, pela proposta em realizar os atendimentos no interior, em áreas restritas. Essa será uma grande oportunidade de aprendizado, de crescimento profissional”, concluiu.

Os portugueses, Pedro Brandão, Pedro Gomes e Ana Castro vieram à Paraíba especialmente para acompanhar a Caravana. Estudante do 6º período de Medicina, Ana Castro disse que a expectativa é de muito aprendizado. “Como estudante, essa será uma grande oportunidade de experiência profissional, de aprender imensamente, pois o projeto é maravilhoso. Em Portugal não temos algo assim. Vamos aproveitar para coletar dados, analisar automaticamente a escuta cardíaca das crianças”.

O objetivo é atender cerca de 1.000 pessoas, entre crianças (de 0 a 12 anos) e gestantes (com fase gestacional de 22 a 28 semanas), priorizando as que apresentam cardiopatia, febre reumática, sopro, cianose, taquicardia, desmaio, sintomas de diabetes clínica, ultrassonografia com suspeita, outro filho com cardiopatia ou má formação fetal.

Caravana – A Caravana do Coração é fruto do projeto Círculo do Coração, que nasceu de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e a ONG pernambucana Círculo do Coração, desde outubro de 2011. O projeto surgiu da necessidade de melhorar o atendimento em cardiologia pediátrica no Estado. O convênio foi firmado no dia 17 de outubro de 2011, no valor de R$ 3.327.633,12 e renovado em novembro de 2013, com investimento de R$ 6 milhões.

Serão 50 profissionais, entre os quais, médicos especialistas em cardiologia clínica e em diagnóstico por imagem, psicólogo, nutricionista, assistente social e enfermeiras. Além do atendimento, que vai desde a consulta de enfermagem, avaliação nutricional, psicológica, do serviço social, consulta médica e dos exames de imagem, haverá cursos de capacitação para os profissionais de saúde dos 13 municípios. Serão 60 vagas por cidade para os cursos: “Transporte do Recém-nascido de Risco”; “Assistência de Enfermagem ao Recém-nascido”; “Reanimação Neonatal”; “Auxiliar da Reanimação Neonatal”; “Acesso venoso no recém-nascido” e “Uso do suporte ventilatório no recém-nascido”.

Nesta terceira edição, o evento terá algumas novidades. A presidente do Círculo do Coração, Sandra Mattos, explicou que uma grande novidade da III Caravana será a implantação das “salas do coração”. “Serão salas de telemedicina, que vão servir de ambientes virtuais de ambulatórios, onde médicos e enfermeiros locais vão trabalhar com profissionais do Círculo para fazer o acompanhamento das crianças cardíacas da cidade”, disse.

Outra novidade será a capacitação continuada em saúde, cujas aulas serão disponibilizadas na internet, no site do Círculo. Toda semana, a equipe do Círculo do Coração faz reunião para discutir casos clínicos, trabalhos de literatura e rotinas do projeto. Todas as discussões são gravadas e vão para o programa de educação continuada.

Ainda terá a implantação do “Ecotaxi”, no qual uma mala com todos os equipamentos necessários para fazer ambulatório de cardiologia (máquina de ecocardiografia, estestoscópio, tensiômetros) irá para as cidades fazer o atendimento ambulatorial e diagnósticos emergenciais.

Programação – Após Cajazeiras serão visitados os municípios de Sousa (dia 30), Catolé do Rocha (1º), Pombal (2), Itaporanga (3), Patos (4), Princesa Isabel (5), Monteiro/Sumé (6), Esperança (7), Picuí (8), Guarabira (9), Itabaiana (10) e Mamanguape (11). Em todas as cidades, o atendimento será das 8h às 16h.

Balanço – Em 2013, foi realizada a 1ª Caravana do Coração. Foram nove dias de viagem e neste período foram feitos 4.608 atendimentos nas áreas de Enfermagem, Cardiologia, Ecocardiograma, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Arte Terapia, Ausculta Cardíaca e Eletrocardiograma em 512 pacientes.

Ano passado, aconteceu a 2ª Caravana do Coração, que visitou 13 municípios com duração de 14 dias e, dessa vez, com 40 profissionais. Nessa Caravana, foram realizados 9.171 atendimentos nas mesmas áreas da primeira caravana, em 1.019 pacientes. Foram ainda realizadas capacitações em reanimação neonatal, transporte e cateterismo umbilical para 495 profissionais de saúde.

Outros dados – O projeto Círculo do Coração realizou nos últimos três anos cerca de 80 mil triagens neonatais. Nesse mesmo período, foram sete mil consultas e ecocardiogramas, 800 capacitações profissionais, além de 330 cirurgias no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, na Capital, referência na área, e mais 62 outras cirurgias, no Recife, Pernambuco, de pacientes cardiopatas paraibanos.

O projeto cobre hoje quase 85% dos nascimentos da rede pública de maternidades. A Paraíba é pioneira no projeto do Círculo do Coração e oferece assistência de qualidade à população, desde o atendimento ambulatorial até a alta complexidade. A Rede de Cardiologia Pediátrica é financiada com recursos da Secretaria de Estado de Saúde.

O serviço também atua na capacitação dos profissionais do sistema público de saúde, em especial neonatologistas, ultrassonografistas, pediatras e enfermeiros, visando o diagnóstico e tratamento das doenças cardíacas em crianças. As equipes são treinadas para realizar a triagem neonatal por oximetria de pulso, exame feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê, capaz de detectar doenças cardíacas congênitas. Nos casos em que é detectada alguma anormalidade, os bebês são encaminhados para realizar exames mais aprofundados. Também é feita triagem neonatal com ecocardiograma realizado pelo neonatologista, com supervisão de um cardiologista online. Além disso, contam com toda a assistência clínico-cirúrgica dos médicos ligados ao Círculo do Coração de Pernambuco.




Secom