sábado, 13 de junho de 2015

Delegado da cidade de Sousa é alvejado à bala em Uiraúna

O delegado da Polícia Civil da cidade de Sousa, no Sertão paraibano – Dr. Leonardo Machado da Costa Souza, de 37 anos, do Grupo Tático Especial (GTE) daquela cidade e região compreendida, foi alvejado por disparos de arma de fogo na manhã deste sábado (13), em Uiraúna no desempenhar de suas funções.

Ainda de acordo com informações chegadas a nossa reportagem, o policial que é bastante conhecido por ser determinado pode ter sido vítima de emboscada e consequentemente uma tentativa de homicídio por parte do crime organizado da cidade de Uiraúna.

A autoria do crime é desconhecida, porém, comentários dão conta que dois elementos usando um Fiat Siena, de cor prata e placas de Orós/CE, se aproximaram do delegado como quem pedira informações, mas atiraram para matar. Eles evadiram-se do local, fugindo no sentido ao Estado do Rio Grande do Norte. Todo o efetivo da Polícia Civil das cidades de Sousa e Cajazeiras estão em diligências para localizar e prender os acusados.

A vítima fora socorrida para o Hospital Regional de Cajazeiras. O estado de saúde do delegado inspira cuidados.

Últimas informações: Dr. Leonardo Marchado será transferido para o Hospital de Emergência e Trauma - Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, no helicóptero da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (SEDS), pois a equipe médica que deu inicio aos primeiros atendimentos no HRC sugeriu a transferência, já que a unidade hospitalar do Sertão não dispõe de especialista para tratar o caso em epígrafe. O delegado foi atingido por dois disparos de arma de fogo, um na cabeça e outro no abdômen.

- A assessoria do HRC repassou que no momento o paciente está entubado e desacordado. Ele chegou ao hospital consciente, mas a equipe médica optou por realizar esse procedimento devido à pressão que a vítima será submetida durante o voo. Porém, o estado de saúde dele é estável, apesar de ainda inspirar cuidados.

- De acordo com informações repassadas pelo 6º Batalhão de Polícia Militar, um carro foi encontrado abandonado na cidade de Orós, no Ceará, e existem suspeitas que o veículo possivelmente seja o mesmo usado pelos criminosos que atiraram contra Dr. Leonardo. 

- O delegado Geral de Polícia Civil da Paraíba, Dr. João Geraldo, comentou o caso do delegado baleado em Uiraúna, e garantiu que a polícia já tem a identificação de um dos acusados e o paradeiro de um deles. "Temos que trabalhar conforme a legislação, juntar provas para incluir no inquérito comprovar a autoria, a motivação e prender esse cidadão conforme determina a justiça", afirmou.

Aeronave da Secretaria da Segurança e da Defesa Social do Estado fez o transporte do delegado Dr. Leonardo Machado na tarde deste sábado, por volta das 16hs30 - para o Hospital de Trauma em João Pessoa. O SAMU, Polícia Militar e Civil deram total cobertura à operação.
Foto: Ângelo Lima
Foto: Ângelo Lima

- As informações apontavam que a vítima tinha sido atingida com disparos nas costas e um de raspão na cabeça, porém de acordo com o Hospital Regional de Cajazeiras, o delegado perdeu massa encefálica, pois o tiro teria acertado a parte central da cabeça saindo por trás da orelha, enquanto um dos tiros nas costas perfurou o pulmão.

- Helicóptero sem gasolina: Informações não oficiais apontam que o atraso na chegada do helicóptero em Cajazeiras, foi motivada por falta de gasolina. A aeronave precisou reabastecer em Juazeiro, no Ceará.

Momento da transferência e saída do HRC, para o aeródromo regional. 

Chegada do delegado à João Pessoa. Leonardo Marchado, chegou no inicio da noite deste sábado (13),  a João Pessoa e passa por exames no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

- Imagens de câmeras de segurança de comércios vizinhos teriam registrado o momento da briga e também quando o delegado foi baleado. O motivo da discussão, que culminou com a tentativa de homicídio, ainda é desconhecido.

No Trauma - De acordo com o Diretor do Trauma, Edvan Benevides, o estado de saúde do delegado ainda é grave. O paciente foi submetido à intervenção cirúrgica também na noite de ontem, sábado (13) e, só depois é que poderão ser analisadas as sequelas.

"É um paciente grave, que está entubado, passou por uma tomografia onde foram identificadas duas lesões, uma no crânio e outra no pulmão, passou por cirurgias e só depois do resultado poderemos saber se haverá sequelas", disse.

1º Boletim do Trauma - O paciente Leonardo Machado da Costa Souza, 37 anos, deu entrada no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, às 19h31, do dia (13/06/15), vítima de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) grave, por ferimento de arma de Fogo. Foi submetido à Neurocirurgia para Implante de Cateter de PIC e DVE, com Craniotomia Descompressiva. A 00h00 do dia (14/06/15) foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, da unidade de saúde, sendo internado no Leito 10. Encontra-se entubado sob ventilação mecânica com sedoanalgesia, em uso de droga vasoativa para manter uma PAM (Pressão Arterial Média) sob parâmetros fisiológicos. Estado Geral Grave.



Da redação