quarta-feira, 31 de março de 2010

João Gonçalves se licencia da AL e Ricardo Barbosa assume o mandato por quatro meses


joao_goncalves_deputado_02932_20100124_175331POLÍTICA: 31/03/2010 - O deputado estadual João Gonçalves (PSDB) deu entrada esta semana em um pedido de licença das funções parlamentares da Assembleia Legislativa por um período de 125 dias. Com o afastamento do tucano deve ser convocado para ocupar uma das 36 cadeiras o suplente Ricardo Barbosa (PSB).
 
De acordo com o presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Arthur Cunha Lima (PSDB), o  pedido de licença será publicado hoje no Diário do Poder Legislativo (DPL). Conforme Arthur, João Gonçalves se afasta para tratar de assuntos relacionados a saúde e também providenciar estratégias de campanha. "Desde a semana passada o deputado já havia confirmado seu afastamento da Assembleia", disse.
 
Com a saída de João e do deputado Dunga Júnior que irá assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura da Capital os dois primeiros suplentes, Pedro Medeiros (PSDB) e Ricardo Barbosa devem ocupar as cadeiras.
 
 
Fonte: PolíticaPB

GET elucida crime cometido no último domingo (28), em Bonito de Santa Fé/PB

POLICIAL: 31/03/2010 - Renato Leite Lacerda, Ildomar Rodrigues Coura, conhecido como ‘Neném Coura’, Liomar Soares dos Santos e Damião Nunes da Silva foram presos hoje, quarta-feira (31) por policiais civis das cidades de Pombal e Cajazeiras. Todos são acusados de envolvimento no homicídio do secretário de Administração de Bonito de Santa Fé, José Héliton, ocorrido no  último domingo (28/03).
Foto: Exatas News
Da esq. para dir.: Nenem Coura, vendedor da arma; Renato, mandante do crime; Damião, autor do crime; e Eliomar, agenciador

Foto: Exatas News
Arma usada no crime

Foto: Exatas News
Delegado André Rabelo, designado para comandar investigações em Cajazeiras e Bonito de Santa Fé

De acordo com o delegado Dr. André Rabelo, Renato Leite é ex-vereador de Bonito de Santa Fé e apontado como mandante do crime. O motivo seria uma surra que Renato levou de José Héliton, depois de agredir verbalmente a prefeita da cidade, Alderi Caju, cunhada do secretário de Administração.

“Como vingança, Renato comprou uma espingarda calibre 12 a Neném Coura. Já Liomar Soares dos Santos foi contratado para agenciar a execução do secretário e contatou Damião Nunes, oferecendo a ele R$ 5 mil para consumar o crime”, explicou o delegado, acrescentando que o assassinato aconteceu às 21h, na entrada da fazenda da vítima, que sofreu um disparo pelas costas.

Na residência de Liomar foram apreendidos uma espingarda de repetição calibre 12, uma espingarda calibre 12 de um cano, uma espingarda bate-bucha, alguns cartuchos de fuzil 7.62, coldres, um revólver calibre 38 com seis munições e um capuz.

Ainda segundo André Rabelo, todos os presos já tiveram prisão temporária decretada e foram indiciados pelos crimes de homicídio, formação de quadrilha, porte ilegal de arma, posse ilegal de arma e comercialização de arma de fogo. SECOM / PB

Maranhão confirma presença do PT na chapa com o nome de Luciano Cartaxo

POLÍTICA: 31/03/2010 - O governador José Maranhão (PMDB) confirmou nesta quarta-feira (31) a presença do PT na chapa majoritária que ele deve encabeçar para disputar as eleições deste ano, com a presença do vice-governador Luciano Cartaxo.

Em entrevista a Jota Júnior, correspondente do Sistema Correio de Comunicação no Carirí, o governador da Paraíba disse que Luciano Cartaxo tanto pode ser candidato a vice-governador como ao senado.

Na manhã de hoje, o governador José Maranhão esteve na cidade de Monteiro, onde assinou ordem de serviço para a construção do Hospital Regional Santa Felomena, como também entregou 300 títulos de regularização fundiária, beneficiando mais de mil pessoas.

Wellington Farias

Americano de 12 anos acusado de matar madrasta grávida terá julgamento adulto

Decisão foi tomada por juiz da Pensilvânia, que negou pedido da defesa. Jordan Brown, que tinha 11 anos na época, pode pegar prisão perpétua.

MUNDO: 31/03/2010 - Um garoto do estado americano da Pensilvânia que é acusado de ter matado sua madrasta grávida a tiros quando tinha apenas 11 anos vai ser julgado como um adulto pelo crime. A decisão foi tomada na segunda-feira (29) por um tribunal.

Jordan Brown, agora com 12 anos, foi processado por homicídio no caso da morte de Kenzie Marie Houk, que tinha 26 anos. O crime ocorreu em uma fazenda em New Galilee, no oeste do estado, em 20 de fevereiro de 2009. A vítima estava grávida de oito meses e meio. A mãe morreu a tiros, e o feto, por falta de oxigênio.

O juiz Dominick Motto, do condado de Lawrence, afirmou que se tratou de uma execução de uma jovem grávida sem defesa.

A acusação afirmou que vai tentar uma condenação por assassinato de primeiro grau, o que pode levar o garoto à prisão perpétua. Os advogados do garoto não comentaram a decisão.

A acusação relatou que o garoto tinha ciúmes de Kenzie e do futuro bebê. A polícia explicou que ele escondeu a arma sob um cobertor, para que a filha de Kenzie, então com sete anos, não percebesse. Depois de entrar no quarto da vítima e matá-la, ele jogou fora as cápsulas disparadas no seu caminho para pegar o ônibus para ir à escola.

Um patrulheiro testemunhou que os testes mostraram que os tiros tinham sido disparados pela arma de Jordan.

Inicialmente, os advogados de defesa argumentaram que Jordan era jovem demais para ter consciência de seus atos e deveria ser julgado por um tribunal juvenil. Mas o juiz afirmou não ter sido convencido pelo testemunho do psicólogo da defesa. G1

Promotor de Justiça de Sousa pede a prisão do secretário de Saúde Zé Maria


JUSTIÇA: 31/03/2010 - O promotor de justiça do município de Sousa Valfredo Alves Teixeira, curador do Patrimônio Público de Sousa, pediu na tarde desta quarta-feira (31), a prisão do secretário de Saúde do Estado da Paraíba, José Maria de França (foto). A informação foi divulgada pelo apresentador da Rádio Arapuan, Nilvan Ferreira.

O pedido de prisão aconteceu porque o secretário Zé Maria de França desobedeceu uma decisão judicial que determinava o fornecimento de um leite especial, o Pregomin, usado para o tramamento de uma criança especial. Cada lata do leite custa R$ 420 e a família, que não tem condições de comprar o alimento, recorreu à Secretaria de Saúde do Estado para receber o leite.
O leite Pregomin é usado no tratamento para crianças que necessitam de uma dieta semi-elementar e hipoalergênica à base de proteína hidrolisada. O Leite é indicado para quem tem alergia á proteína do leite de vaca, diarréia persistente, distúrbios absortivos leves. Isento de lactose, galactose, sacarose, frutose e glúten. ClickPb

Disputa amorosa acaba com moto taxista e frentista na delegacia


POLICIAL: 31/03/2010 – Por volta das 15hs15 da tarde de hoje, quarta-feira (31), trafegavam pela Avenida Comandante Vital Rolim em Cajazeiras, dois motociclistas: Fábio Rolim Santana, 24 anos, solteiro, moto taxista, residente à Rua Juarez Moreira – Bairro Bela Vista e Antônio Marcos Medeiros da Silva, 24 anos, casado, frentista, residente à Rua Projetada – Bairro dos Remédios, quando ambos se cruzaram param em seguida dando inicio a discussões e agressões físicas entre os mesmos.

Segundo informações de populares, os acusados trafegavam em sentido contrário um do outro ao serem avistados resolveram parar as motocicletas e logo um bate boca começou. Em virtude de uma suposta disputa amorosa Fábio e Antônio foram parar na Delegacia de Polícia de Cajazeiras, para que as providências cabíveis fossem tomadas. Da redação

Na Câmara: Rômulo Gouveia destaca posse de Agra


NOTÍCIAS: 31/03/2010 - Hoje (31), pela manhã, o deputado Rômulo Gouveia (PSDB) usou a tribuna da câmara dos deputados para destacar a posse de Luciano Agra a frente dos destinos de João Pessoa.

Rômulo disse que o atual vice-prefeito assume os destinos da capital do estado por conta da desincompatibilização do prefeito Ricardo Coutinho que irá disputar o governo do estado.

“Com certeza, a cidade de João Pessoa não sofrerá solução de continuidade. O Dr. Luciano Agra foi um dos grandes colaboradores da primeira gestão do Prefeito, como Secretário de Planejamento e como Vice-Prefeito. É professor, uma pessoa muito capacitada”, disse o tucano que completou, “viajarei agora para João Pessoa a fim de representar a bancada federal da Paraíba na solenidade de transmissão do cargo, que acontecerá às 17h, na Estação Ciência”.

Rômulo destaca os 88 anos da Igreja Batista em Campina Grande

Usando o microfone da câmara dos deputados, Rômulo Gouveia (PSDB-PB), destacou os 88 anos da Primeira Igreja Batista em Campina Grande.

A Primeira Igreja Batista de Campina Grande foi fundada em 05 de março de 1922.

“São grandes e profundas as minhas ligações com a Primeira Igreja Batista de Campina Grande. Meus avós João Sérgio de Almeida e Josepha Filomena de Almeida, e minhas tias, Severina Sérgio de Almeida e Maria Sérgio de Almeida tiveram a honra de fundar essa querida Igreja”, falou Rômulo.

O deputado paraibano disse que as primeiras reuniões se deram na Rua do Silvestre, 30, atual Rua Vidal de Negreiros e tinha como dirigente o Pastor Augusto Filipe Santiago, que foi seu primeiro pastor. Foi na antiga Rua do Mulungú, próximo ao Açude Velho, onde funcionou o primeiro ponto de pregação com reuniões quinzenalmente, às terças-feiras. Outro local de pregação funcionava na antiga Rua das Areias, atualmente Rua Presidente João Pessoa.

Rômulo disse também que participou das festividades de 88 anos e parabenizou os seus dirigentes, “representados pelo seu atual presidente Pastor Sebastião Tavares, desejando que seja uma constante por muitos anos a realização do trabalho de evangelização, oração, integração e participação, que objetiva a melhoria de nossas vidas”.

Rômulo Gouveia fala sobre posse na Academia Campinense de Letras

Em pronunciamento na câmara o deputado pelo PSDB da Paraíba, Rômulo Gouveia, falou sobre a posse do novo acadêmico da Academia Campinense de Letras, Dr. Evaldo Nóbrega, que assume a cadeira que tem como patrono o ex-Prefeito de Campina Grande e ex-Deputado Federal pela Paraíba, Elpídio Josué de Almeida, substituindo o imortal Prof. Amaury Vasconcelos.

Rômulo disse que foi um momento importante onde todos demonstraram o carinho e respeito que têm pelo Dr. Evaldo Nóbrega, médico, escritor, de família tradicional da Paraíba, oriundo do sertão, mas com raízes muito ligadas a Campina Grande, ao Hospital Universitário da cidade, prestando serviço na área de saúde.

Assessoria de Imprensa – 31/03/2010
Fone: (61) 3215.5915

Veneziano oficializa permanência na Prefeitura e descarta candidatura

POLÍTICA: 31/03/2010 - O prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) anunciou durante uma entrevista coletiva no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipsem) em Campina Grande que permanece à frente da Prefeitura de Campina e que não vai sair candidato ao Senado Federal em 2010 como vinha se especulando.

De acordo com o prefeito peemedebista, o que pesou na sua decisão foi o fato dos campinenses clamarem por sua permanência. Segundo o prefeito, uma pesquisa teria revelado que 70% da população da cidade quer que Veneziano não dispute as eleições de 2010 para continuar à frente da Prefeitura.

Ainda na entrevista Veneziano sugeriu ao governador José Maranhão que Vitalzinho seja o candidato do PMDB ao Senado Federal.

A coletiva começou por volta das 10h e conta com a presença Gilvan Freire, Vitalzinho e vereadores. O vice-prefeito, José Luiz (PSC) não compareceu ao evento.

Fonte: Josusmar Barbosa

Agricultor é encontrado sem vida deitado numa rede no Conj. Mutirão em Cajazeiras/PB


POLICIAL: 31/03/2010 – Foi encontrado sem vida deitado numa rede, o corpo do agricultor José Pereira Carvalho, viúvo, 60 anos, residente à Travessa – José Orlando de Andrade – Mutirão, Cajazeiras. O fato se deu por volta das 19hs00 de ontem, terça (30), quando uma filha da vítima compareceu ao endereço acima mencionado e se deparou com o cadáver do seu pai.

A filha de José Orlando informou que o mesmo já havia sofrido anteriormente de principio de infarto, deixando a crer que sua morte aconteceu de forma natural. Ela esclareceu também que ele residia sozinho, a polícia foi solicitada para comparecer ao local e tomou todas as providências cabíveis.  

Da redação com PM

"Casa de mãe Joana"; Atlético de Cajazeiras pode perder patrocínio por falta de prestação de contas


Atlético de Cajazeiras
(Foto: reprodução)
FUTEBOL: 31/03/2010 - O Atlético de Cajazeiras, que já está em situação difícil e tenta fugir do rebaixamento no Campeonato Paraibano 2010, também pode perder um patrocínio de valor superior aos R$ 260 mil, do Banco BMG.

De acordo com informações oficiais, o motivo que poderia causar a rescisão do contrato de patrocínio seria a ausência de prestação de contas por parte da diretoria do time acerca dos valores já repassados ao Clube.

Uma reunião de emergência deve ser realizada ainda nesta semana para tentar resolver a situação e evitar o cancelamento do repasse da verba para a manutenção da equipe.
Portal Correio com CZN

Sessão Especial realizada na Câmara Municipal de Cajazeiras fora sugerida até música clássica para porcos


CIDADES: 31/03/2010 - Sessão Especial realizada na Câmara Municipal de Cajazeiras, na noite de ontem, terça (30), abordou-se assuntos de interesse à Cultura local. O Secretário de Cultura Rivelino Martins lembrou da atual gestão do prefeito Léo Abreu e, implantação de políticas e programas federais voltados ao assunto cultural estará sempre em pauta.

“Estive” representado Cajazeiras na Conferência de Cultura em Brasília percebi que aqui na nossa cidade faltam programas de apresentação cultural e, inclusive na zona rural. Estamos elaborando o projeto “Escola Aberta” para execução de oficinas culturais aos finais de semana, profissionais habilitados dentro da SECULT, a criação de um museu e escola de artes cênicas, o crescimento de recursos para execução de novos projetos, diminuição de 8 para 5 parcelas do FUMINC e inclusão da cultura afro-brasileira e, inclusive culinária serão inclusos no calendário cultural da cidade, ressaltou Rivelino.

O Presidente do Conselho Municipal de Cultura – Gildemar Pontes além de sugerir que nos intervalos de uma aula e outra nas escolas da rede pública municipal fossem instaladas caixas de som e nelas, músicas clássicas tocadas. Além do mais, Pontes lembrou de uma luta de ‘Vale Tudo’ realizada na AABB, nos últimos dias em que ele fora espectador, naquela oportunidade, idealizadores incitavam de forma direta dizendo; “logo mais vai ter porrada”. “É preciso que essas lutas sejam fiscalizadas, pois não é do conhecimento da sociedade que professores de academias estejam devidamente habilitados pela federação para realizar eventos dessa natureza”.

Para concluir seu raciocínio Gildemar Pontes, sugeriu ao prefeito Léo Abreu que estava ao seu lado, que fosse inserida de maneira experimental ás artes: Caratê e Capoeira nas escolas do município, pois no vizinho Estado do Ceará, foi percebido de maneira satisfatória a queda no índice de manifestações delituosas e criminosas no interior das escolas daquele município.  Finalizou.

Anunciado para se retratar perante um entendimento ali naquela situação, o prefeito Léo de forma tímida ao tomar conhecimento do orçamento de 2010 para a Cultura da cidade de Pombal, cerca de R$ 972.000,00 (novecentos e setenta e dois mil reais), iniciou dizendo que a cultura é a forma de identificar um povo e, Cajazeiras, tida como terra da cultura com suas diversas manifestações não se furtava de se expressar.

O pequeno orçamento para o ano passado não ultrapassou R$ 57 mil, para o ano em curso estão buscando um orçamento em torno de 200 mil, quase impossível, pois as simultâneas queixas em torno de recursos para dar continuidade ao desenvolvimento do município os impossibilitam aproximação de tal montante cifra. Por fim o prefeito de Cajazeiras informou que está nos cofres da edilidade cerca de R$ 300 mil em recursos federais disponíveis para serem usados nas festividades juninas, “novos atrativos serão implantados no São João 2010, já para á cultura no orçamento 2011 possivelmente será disponibilizados cerca de R$ 400 mil, em relação a abrir as escolas municipais nos finais de semana é possível sim”, finalizou o chefe do Executivo local.  

Da redação

terça-feira, 30 de março de 2010

Prefeito critica conflito de posições da direção do PTB durante solenidade

CIDADES: 30/03/2010 - Durante a assinatura de um convênio entre a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a prefeitura de Matinhas que trará benefícios a população da terra da laranja, o prefeito Aragão Júnior (PTB), em entrevista a imprensa, criticou o conflito de posições da direção do seu partido.

Segundo o jovem prefeito e pré-candidato a deputado estadual, que não participou da reunião de adesão ao governo do estado, o partido tem tido posições dúbias, hora diz que vai liberar os seus filiados e garantir legenda aos seus pré-candidatos, hora fala que irá ‘perseguir os infiéis’.

“Como o partido pode anunciar que libera os filiados, inclusive os pré-candidatos, em seguida da declaração dizendo que os infiéis, inclusive os detentores de mandato serão acionados na justiça. Isso provoca desunião e insegurança entre seus membros”, falou o prefeito Aragão Júnior.

O gestor da terra da laranja falou que não há garantias concretas para os dissidentes.

“Estou conversando com as nossas bases e vamos tomar uma posição”, disse Aragão Júnior que completou, “uma coisa é certa, não acompanho um governo que considero ilegítimo”.

Renúncia

Está marcado para quinta-feira, desta semana santa, o anuncio do prefeito Aragão Júnior.

Segundo sua assessoria, acontecerá as 09h, em Matinhas, com a presença de políticos, vereadores e lideranças de toda Paraíba.

“O nosso povo aguarda com ansiedade o resultado da pesquisa que fiz e a minha decisão, que espero ser a melhor para Matinhas e a Paraíba”, falou Aragão Júnior.

Convênio

O prefeito de Matinhas, Aragão Júnior (PTB), assinou na manhã de ontem (29) um convênio com a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, uma das 10 maiores do mundo e a maior da America latina.

A Fundação Biblioteca Nacional é a única beneficiária da Lei 10.994 de 14 de dezembro de 2004, que dispõe sobre a remessa de obras à Biblioteca Nacional. O principal objetivo da lei do Depósito Legal é assegurar o registro e a guarda da produção intelectual nacional, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação da Bibliografia Brasileira corrente, bem como a defesa e a preservação da língua e da cultura nacional. Hoje, para efeito de Depósito Legal, entende-se por publicação toda obra registrada, em qualquer suporte físico, destinada à venda ou distribuição gratuita.

Estará chegando nos próximos dias em Matinhas, graças a este convênio, a implantação de uma moderna biblioteca totalmente mobiliada e com um acervo considerável.

A estrutura física da biblioteca da terra da laranja, contará com mesas, cadeiras especificas, computadores, DVD, data Show, entre outros utensílios que irão melhorar o contato da população com os livros, “procuramos investir na educação”, falou o prefeito.

Pagamento

O prefeito Aragão Júnior, anunciou também o pagamento dos servidores públicos de Matinhas para amanhã (31).

“Atravessamos crises, realizando obras e pagando os servidores dentro do mês trabalhado e acima do salário mínimo nacional”, disse Aragão Júnior que finalizou, “o último aumento dos professores foi quase de 40%”.
Amanhã receberam todas as secretarias, gabinete do prefeito e diretorias em Matinhas. SECOM

Paróquia realiza marcha da juventude em Cajazeiras

RELIGIÃO: 30/03/2010 - A Paróquia São João Bosco de Cajazeiras realizará neste dia 04 de Abril, a “Marcha da Juventude e o Show da Ressureição”, encerrando as assim as celebrações pascais da igreja.

Segundo os organizadores, o objetivo do evento é proporcionar um verdadeiro encontro entre juventude e Deus, por meio de pregações, canções e orações, que motivam a vida espiritual e ajudam aos jovens escolher melhores caminhos.

 


Programação:
 
16:00 - Acolhida enfrente ao 6º BPM (Bairro dos Remédios), em seguida sairemos em marcha pelas ruas até a paróquia São João Bosco;

18:00 - Show com o ministério Milagres Acontecem e Eduardo Jorge;

19:00 - Clebração da Santa Missa. Fonte: Diário do Sertão

Novo conflito entre poderes: Arthur promulga leis vetadas por Maranhão

PARAÍBA: 30/03/2010 - Segundo nota distribuída na noite desta terça-feira (30) pela Coordenadoria de Comunicação da Assembléia Legislativa, o presidente Arthur Cunha Lima (PSDB) promulgou, durante o dia, na sessão que apreciou vetos do Executivo, pelo memos três das leis que havia sido vetadas pelo governador José Maranhão (PMDB).

"Antes da votação da pauta constante na ordem-do-dia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arthur Cunha Lima (PSDB), promulgou quatro leis, sendo uma do Ministério Público Estadual e três de parlamentares que o Governo do Estado havia vetado", diz a Codecom da Assembléia. 

"Os vetos não foram colocados em votação porque o presidente justificou que todos tinham sido publicados pelo executivo no Diário Oficial fora do prazo previsto em lei", explica a nota.

Com isso, em clima de novo confronto entre poderes na Paraíba, entra em vigor a lei que prevê reajuste de 5%, a partir de 1º de setembro de 2009, e de 3,88%, a partir de fevereiro de 2010, para os ocupantes de cargos efetivos e comissionados do quadro de servidores do Ministério Público Estadual. 

Outra lei vetada por Maranhão e promulgada por Arthur é de autoria do deputado Romero Rodrigues (PSDB) e assegura aos portadores de deficiência auditiva o direito de serem atendidos nas repartições públicas estaduais por meio de Língua Brasileira de Sinais  (Libras).

"Também de autoria do deputado Romero Rodrigues foi promulgada lei que que determina que 5% do total das casas dos próximos conjuntos habitacionais a serem construídos na Paraíba sejam destinadas a integrantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros", informa a CODECOM.

Ricardo garante que Prefeitura mantém projetos após sua saída

POLÍTICA: 30/03/2010 - Em entrevista ao programa Paraíba Agora, da 101 FM, no início da tarde desta terça-feira (30), Ricardo Coutinho (PSB) garantiu que mesmo deixando a Prefeitura nesta quarta-feira, todos os projetos serão honrados. "Não é porque eu vou sair que as coisas vão deixar de ser feitas. Nós trabalhamos com um projeto e não com interesses", disse.



A afirmativa veio depois que um ouvinte questionou a respeito das casas do plano habitacional da prefeitura que ainda tem milhares de casas para entregar. Ricardo tranquilizou o participante dizendo que não só este "como os demais programas da Prefeitura serão seguidos à risca."

Outro questionamento que surgiu foi ainda quanto às alianças firmadas para as próximas eleições. E mais uma vez, Coutinho voltou a dizer que sua aliança é diferente porque é uma união em torno de ideias e não de interesses pessoais. "Como é que eu digo que faço um governo democrático, que ouve todas as correntes e me nego a ouvir pessoas só porque são de outros partidos?"

Ricardo demonstrou ainda o medo de infringir as leis eleitorais e, mais de uma vez, se negou a fazer observações que considerou serem "perigosas" diante das proibições da lei eleitoral. Uma das perguntas foi a respeito da contratação dos concursados da segurança pública caso ele fosse eleito governador. "Tenho tido muito cuidado com minhas declarações".

Mesmo assim, ele explicou que "como cidadão" tem medo da insegurança que o Estado se encontra e que o governador deveria rever suas contas para poder mudar o quadro da Paraíba. "Não é possível que uma cidade tenha apenas um policial. Não é possível que não tenha delegado suficiente para todos municípios".
 
Renúncia

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa confirmou para esta quarta-feira a renúncia irrevogável do prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Ele deixa o cargo para concorrer ao Governo da Paraíba no pleito de outubro e, em seu lugar como novo prefeito de João Pessoa, assume o vice-prefeito Luciano Agra (PSB).

A renúncia de Ricardo e a posse de Agra acontecerão quase que simultaneamente, numa solenidade marcada para às 17h de quarta na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte. Ao presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Durval Ferreira (PP), caberá constitucionalmente a responsabilidade de receber o pedido de renúncia de Ricardo e logo em seguida empossar Luciano Agra. Paraíba1

Câmeras flagram assassinato de advogado em cartório em MS

Produtor rural disparou quatro tiros na vítima, que morreu no local. Ele vai responder pelo crime em liberdade, segundo a polícia.

POLICIAL: 30/03/2010 - Um produtor rural disparou quatro tiros em um advogado dentro de um cartório em Dourados (MS), na sexta-feira (26). O advogado morreu na hora. As imagens foram captadas pelo circuito interno do cartório e divulgadas nesta terça-feira (30).

A gravação mostra o momento exato em que o produtor rural atira no advogado. O crime teria sido cometido por causa de uma discussão sobre a transferência de um imóvel. Após atirar, o homem que fez os disparos saiu caminhando do cartório.

O produtor rural se apresentou à polícia três dias depois do crime, prestou depoimento e foi liberado. Segundo a polícia, ele teria confessado que matou o advogado porque teria sido insultado.

De acordo com o delegado que apura o caso, o fazendeiro vai responder pelo crime em liberdade.

Fonte: Globo Nwes

Surpreso; após conversa com Maranhão, Veneziano prepara estrutura para entrevista coletiva em Cajazeiras

O peemedebista pediu para auxiliares de Léo Abreu que fosse organizada a estrutura para a entrevista

veneziano_20100211_143919POLÍTICA: 30/03/2010 - O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), marcou para o próximo sábado (03) uma entrevista coletiva no município de Cajazeiras. O peemedebista entrou em contato com auxiliares do prefeito do município sertanejo, Léo Abreu (PSB), e pediu para que fosse organizada a estrutura para que ele concedesse a entrevista. A coletiva será realizada a partir das 10hs00 na Câmara Municipal de Cajazeiras. 

(Vale salientar que o Presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, Marcos Barros de Souza se mostrou surpreso em sessão especial realizada na noite de hoje, terça (30), quando tomou conhecimento da coletiva, o prefeito Léo Abreu estava ao lado de Barros e não comunicou do fato).

Veneziano não adiantou qual o assunto tratado durante a cobertura. Especula-se que o peemedebista teria cedido aos apelos do bloco político do governador e decidido por deixar á Prefeitura de Campina Grande para ser candidato. O anúncio seria em Cajazeiras, porque de lá Veneziano já sairia em campanha.

O governador José Maranhão (PMDB) conversou na tarde de hoje, com o prefeito Veneziano Vital do Rêgo na Granja Santana, em João Pessoa. O encontro seria mais uma tentativa do gestor estadual em convencer o prefeito em ser vice na chapa que deverá encabeçar em outubro próximo.
PolíticaPB

Maior São João do Mundo inscreve trios de forró e quadrilhas até quarta (31)

CIDADES: 30/03/2010 - Serão encerradas nesta quarta-feira, 31, as inscrições para que os trios de forró e quadrilhas juninas possam participar da programação do Maior São João de Campina Grande deste ano.
 
O responsável pelo cadastro dos trios e das quadrilhas, Vando Lima, disse que a procura é  intensa e alerta, para quem ainda não se inscreveu, que as vagas são limitadas e o prazo já está chegando ao final.


As quadrilhas juninas e os trios de forró se apresentarão durante os trinta dias de festa no Parque do Povo, nos distritos de Galante e São José da Mata, nos bairros da cidade, no Parque Evaldo Cruz e em outros pontos turísticos da Rainha da Borborema.
 
Para se inscrever, os interessados deverão comparecer na Coordenadoria de Eventos, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Treze de Maio, nº 329, Edifício Work Center, 2º andar, sala 205, Centro, nos turnos manhã (das 08 às 12h) e tarde (das 14 às 18h).  Informações pelo telefone (83) 3310-6311.

Cada integrante dos trios deverá  ter em mãos, no ato da inscrição, cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Já para as quadrilhas juninas, as cópias dos referidos documentos deverão ser a de seus devidos responsáveis.
SECOM/CG
 

Policiais militares ameaçam abandonar viaturas caso governo não conceda aumento


policiamilitar.jpgPARAÍBA: 30/03/2010 - A pedido do comandante geral da Polícia Militar, coronel Wilde Monteiro, os policiais militares e bombeiros resolveram suspender durante esta noite a vigília que estavam fazendo em frente ao Palácio da Redenção. 
 
Porém, a partir das 8h de amanhã (30), a vigília será retomada pelos policiais que estão de folga ou de licença. 
 
A categoria reivindica um aumento salarial de R$ 1.300,00, semelhante ao concedido à Polícia Civil, e a realização do curso de treinamento de prática veicular em situação de risco para os policiais que atuam como motoristas. 
 
Atualmente, o salário pago para um policial militar iniciante é de R$ 1.100,00. Já o valor pago à Polícia Civil é R$ 2.225,00. 
 
De acordo com o deputado federal Major Fábio (DEM), que participou do movimento organizado pelos militares, o coronel Monteiro prometeu que até amanhã, o governo irá conceder o reajuste salarial. 

Caso a promessa não seja cumprida, a partir da 00h da quarta-feira (31), os policiais que dirigem as viaturas vão ‘cruzar os braços’, num protesto semelhante ao realizado em Campina Grande na última sexta-feira (26) onde os PMs abandonaram as viaturas e passaram a trabalhar a pé. 
 
Major Fábio aproveitou o momento para informar aos policiais que amanhã estará reunido em Brasília com o líder do governo na Câmara Federal, deputado Cândido Vacarezza, para negociar a votação em segundo turno da PEC 300. 

O deputado acusa o governo federal de barrar a PEC dos policiais no Congresso Nacional. “Eles não querem pagar aos trabalhadores, aposentados, infelizmente o governo só vai na pressão“.

Confira abaixo comunicado dos policiais, que atuam como motoristas, ao comandante da Polícia Militar acerca da falta de qualificação para dirigir as viaturas.

PM
 
 
Fonte: ClickPB

Agricultor comete suicídio por meio de enforcamento em Bonito de Santa Fé/PB


POLICIAL: 30/03/2010 – Foi encontrado pendurado numa corda presa ao caibro do telhado de sua residência, o agricultor Sebastião Ribeiro da Silva Neto, 41 anos, casado, residente na Vila São Luis – Sítio Campo Alegre – Bonito de Santa Fé/PB.

Segundo informações de familiares da vítima, o mesmo, fora encontrado ontem, segunda-feira (29), por volta das 19hs00, pendurado numa corda já sem vida, outras informações dão conta que Sebastião estava bebia demasiadamente nos últimos dias e, se encontrava com o semblante depressivo, supostamente esse poderia ter sido motivo de tal tresloucado gesto.  

Após tomar conhecimento, à Polícia Militar isolou a área tomando todos os procedimentos cabíveis. Da redação

Cagepa é condenada em R$ 13 milhões. Direção reconhece pré-falência para liberar recursos e ter como pagar servidores

PARAÍBA: 30/03/2010 - Apenas uma ação na Justiça do Trabalho, ganha por um ex-funcionário, quase deixou a Cagepa sem um centavo sequer nos cofres e sem condições de pagar os salários deste mês. Para liberar parte do dinheiro, o atual presidente da Cagepa, Alfredo Nogueira, teve que anexar documentos e provar em juízo que a empresa experimenta um estado pré-falimentar. 

Atendendo a reclamação trabalhista nº 0036100-85.1999.5.13.0006, a 6ª Vara do Trabalho de João Pessoa condenou a Cagepa a pagar nada menos que R$ 13 milhões, 368 mil e 957.32 ao senhor Josemir Vasconcelos de Castro.

O problema para o Governo do Estado é que não pode sequer responsabilizar a gestão anterior pela condenação. A ação foi movida em 1999, no segundo governo de João Maranhão. Agora, a direção da Cagepa apresentou documentos para pedir que a Justiça do Trabalho liberasse os milhões bloqueados.
Em seu despacho, a juíza Rita Leite Brito Rolim aponta que "a documentação apresentada, a princípio, indica que a demandada se encontra, atualmente, com dificuldade para administrar seus custos que seriam muito superiores à sua arrecadação".A juíza ainda argumenta que a Cagepa está "disposta a buscar uma solução conciliada para o litígio, sendo função do Judiciário Trabalhista sempre prestigiar a conciliação".

Atendendo aos apelos da direção da Cagepa, a juíza Rita Leite Brito Rolim decidiu liberar R$ 12 milhões, 568 mil 957,32; mas manteve o bloqueio de R$ 800 mil, repassados ao reclamante como parte da sentença que lhe foi favorável.

A execução da condenação de mais de R$ 13 milhões foi confirmada no último dia 04, assinada eletronicamente pela juíza Rita Leite Brito Rolim.

 Pbhoje

III Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos


Evento será em Macaé (RJ) e terá como tema “Consumo Consciente por uma Economia Sustentável”

EVENTOS: 30/03/2010 - Promovida desde 2008 pela revista Visão Socioambiental  (visaosocioambiental.com.br) e parceiros para disseminar conceitos e estimular ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade nos municípios da área de influência da Bacia de Campos, região que tem como principal atividade econômica a exploração de petróleo - fonte energética não renovável -, a Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos (feirarsebaciadecampos.co m.br) será realizada este ano nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), das 14h às 21h. 

Como aconteceu nas duas versões anteriores, a  III Feira de RSE Bacia de Campos – cujo tema central é “Consumo Consciente por uma Economia Sustentável - terá a participação de empresas, organizações não governamentais, gestores públicos, universidades, profissionais liberais, estudantes, instituições de classe, entidades socioambientais, entre outros.

No evento  estão incluídos stands, Fórum com palestras, painéis e mesa-redonda, Rodada de Negócios Sustentáveis, Sala de Projeção de Filmes e Vídeos ambientais, apresentações artísticas e culturais com talentos da terra e artistas já consagrados etc. A entrada é inteiramente gratuita, inclusive para o Fórum, bastando o interessa do se credenciar pela internet ou no local.

A III Feira de RSE Bacia de Campos contará com a participação de nomes consagrados na área de Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade, tais como a economista Amyra El Khalili, o também economista e ambientalista Sérgio Besserman, presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e de Governança Metropolitana do Rio de Janeiro e professor de economia brasileira na PUC-Rio, a jornalista Amélia Gonzalez, editora do caderno Razão Social de O Globo, Higino Aquino, presidente do Instituto Brasileiro de Florestas, entre outros convidados, além de representantes de organizações não governamentais e de grandes empresas e entidades que lideram o movimento em prol da sustentabilidade no Brasil e no exterior.

De acordo com o jornalista Martinho Santafé, diretor da Revista Visão Socioambiental, as du as Feiras anteriores mostraram ser o evento uma excelente oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências, possibilitando, inclusive, o surgimento de parcerias e de ações pela sustentabilidade regional envolvendo atores diversos, como prefeituras, entidades empresariais, sindicatos, universidades, ONG´s e Agendas 21 locais. “O grande objetivo da Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos é sensibilizar pessoas a participarem ativamente da construção de um mundo mais sustentável”, diz o jornalista.

 Evento: III Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos

 Período: 19, 20 e 21 de maio de 2010 

 Horário: 14h às 21h
 Objetivo: Apresentação de projetos e ações nas áreas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, disseminando, através de palestras, oficinas do conhecimento, painéis, mesas-redondas e debates, conceitos e ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, direcionados para o desenvolvimento regional sustentável.
 Realização: Revista Visão Socioambiental e parceiros.

Tema: “Consumo Consciente por uma Economia Sustentável”.

Target: Empresários, gestores públicos, educadores, profissionais que atuam nas ár eas de Responsabilidade Social Corporativa, Meio Ambiente e Recursos Humanos, organizações não governamentais, universitários e integrantes das demais instituições representativas da sociedade organizada.

 Programação: Fórum de palestras e debates, Rodada de Negócios Sustentáveis, Feira de Exposições, Oficinas de Conhecimento, Projeção de Vídeos e Filmes sobre Sustentabilidade e Apresentações Artísticas e Culturais de ONGS, talentos da terra e artistas consagrados.

 Local: Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro)
           Área com 19 mil m²  /   Pavilhão Especial com 10 mil m²
          10 salas de convenções com capacidade para 100 pessoas cada, reversíveis.

           Praça de alimentação  /    Restaurante
           Estacionamento para 1.500 carros
           Rodovia Amaral Peixoto, Km 170 - Barreto – Macaé/RJ

Apoio: Por tal "Planeta Voluntários"

Entrada gratuita, mediante credenciamento, incluindo a participação no Fórum de Palestras.

Justiça argentina acusa modelo colombiana de chefiar narcotráfico


ReproduçãoFoto por Reprodução
A modelo Angie Sanclemente Valencia posa para a câmera, em imagem sem data conhecida; polícia acusa a beldade de tráfico internacional de drogas.

INTERNACIONAL: 30/03/2010 - Por trás de um rosto lindo e um corpo escultural, há uma complexa rede de narcotráfico, que transportava cocaína da Argentina à Europa. Essa é a acusação que pesa sobre a modelo colombiana Angie Sanclemente Valencia, 30 anos. Ela tem contra si um mandado de prisão internacional. 

O advogado da modelo, Guillermo Tiscornia, nega as acusações. Em entrevista a uma rádio da Argentina, ele disse que não há provas que incriminem sua cliente.

Tiscornia também afirma que, "devido a sua beleza escultural", Angie tem medo de ser atacada na cadeia. Na mesma entrevista, o advogado afirmou desconhecer o paradeiro da colombiana.

Para o juiz argentino Marcelo Aguinsky, a modelo integrava uma quadrilha que transportava cocaína da Argentina à Europa via Cancún. Segundo o jornal Clarín, de Buenos Aires, o noivo de Angie, já preso pela polícia, integrava o bando.

As investigações mostraram que a foragida pretendia recrutar uma modelo a cada 24 horas para transportar uma bolsa cheia de cocaína para a Europa. A cada viagem bem sucedida, a “funcionária” receberia R$ 8.500 (US$ 5.000). 

Fonte: Correio do Povo/R7

Oposições anunciam novo 'Encontrão' para o dia 17 em CG


Encontrão das oposições
(Foto: reprodução TV Correio)
POLÍTICA: 30/03/2010 - Em nota oficial enviada à imprensa na noite de ontem, segunda-feira (29), a cúpula do Partido Socialista Brasileiro (PSB), anuncia que mais um encontrão das oposições será realizado na Paraíba. Dessa vez no dia 17 de abril, em Campina Grande.

Ainda de acordo com a nota, a convocação está sendo feita pelo Prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) e pelos aliados Cássio Cunha Lima (PSDB) e Efraim Morais (DEM), ex-governador e senador, respectivamente.


Confira a nota da íntegra:

'PSB da Paraíba

Assessoria de Imprensa

João Pessoa, 29 de março de 2010

Oposições confirmam para o dia 17 de abril o segundo encontro estadual em Campina Grande.

As lideranças políticas paraibanas que estão no campo das oposições irão se reunir mais uma vez no próximo dia 17 de abril, no Parque Ivandro Cunha Lima, em Campina Grande. A convocação do evento está sendo feita pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o senador Efraim Morais (DEM). O primeiro encontro foi realizado no último dia 1º de março, em João Pessoa, e contou com lideranças políticas de quase todos os municípios paraibanos.

Para o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), que renuncia ao cargo no próximo dia 31 para disputar o Governo do Estado, a Paraíba precisa de um novo projeto de desenvolvimento, ao mesmo tempo que encerre de uma vez por todas 'essa política de pressionar os pequenos municípios em busca de apoios eleitorais, utilizando como moeda de troca os convênios com o Estado, que são um direito de todos os prefeitos, independente de partidos'.

Já para Cássio Cunha Lima, a população paraibana tem demonstrado que não aprova o atual modelo administrativo implantado no Estado e clama por mudanças urgentes na condução dos destinos da Paraíba. 'A disputa eleitoral será de idéias, com os segmentos organizados debatendo projetos e o povo exigindo mudanças nas ruas', afirmou.

As lideranças partidárias já estão sendo convidadas para o encontro em Campina Grande, porém, segundo a organização, o convite é uma mera formalidade, pois, desde já, todas as forças oposicionistas ao governo instalado na Paraíba já estão convidadas a participar do evento que promete ampliar ainda mais o sucesso do primeiro encontro.'
ASCOM/PSB