segunda-feira, 2 de maio de 2016

Marcha dos Vereadores chega ao fim com 900 participantes em Brasília

As atividades da 14ª edição da Marcha dos Vereadores terminaram na última sexta-feira (29/04) com uma marcha simbólica rumo ao Congresso Nacional. O evento organizado pela União dos Vereadores do Brasil contou com 1,5 mil participantes inscritos, sendo 900 vereadores de diferentes Municípios das cinco regiões do País.
Até quinta-feira o evento aconteceu  no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde foram realizadas palestras, fóruns e mesas de debates de interesse dos Municípios.
O assessor especial da subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, Gilmar Dominici, esteve representando Dilma Rousseff na ocasião, “Em meio ao momento turbulento da política nacional, esse evento reforça a importância da necessidade de qualificação dos nossos vereadores, que melhor capacitados oferecem melhores serviços e prestação de contas as suas comunidades”, enfatizou.
Na solenidade de abertura, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, afirmou que o momento econômico pelo o qual o Brasil passa é delicado, mas que os vereadores devem se unir para que os Municípios não sejam prejudicados em meio à crise. “Esse encontro tem uma contribuição muito grande a dar para a construção de um novo pacto federativo”, disse o governador em relação a uma das demandas dos Municípios.
Pacto Federativo - A principal reivindicação deste ano é a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 172, de 2012, conhecida como Pacto Federativo, o texto veta a União imposição ou transferência de encargos ou prestações de serviços às unidades da Federação e aos Municípios sem a previsão de repasses financeiros, foi aprovado na Câmara dos Deputados em setembro de 2015 e aguarda votação no Senado.
Fonte: Prefeitos e Governantes