.

.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Todos os carros do Brasil terão que usar placas do Mercosul até 2020

Novo modelo de placas de automóvel, no padrão do Mercosul, vai ser aplicado no Brasil a partir de 2016. (Foto: Reprodução/Denatran)O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou Resolução no Diário Oficial de  ontem que estabelece o sistema de placas de identificação de veículos no padrão disposto na Resolução Mercosul do Grupo Mercado Comum nº 33/14.
A Resolução determina que, até 31 de dezembro de 2020, todos os veículos em circulação no Brasil deverão possuir placas de identificação no padrão Mercosul.  A medida já começa a entrar em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2017 e o custo será pago por cada proprietário (a) de veículo no Brasil.

A resolução estabelece o novo modelo de placas para veículos, onde após o registro no órgão ou entidade executivo de trânsito dos estados e do Distrito Federal, cada veículo será identificado por placa dianteira e traseira, no padrão estabelecido para o Mercosul.
Segundo o texto, as placas deverão ter fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e, ao centro, o nome Brasil. Além disso, as placas passarão a ter sete caracteres alfanuméricos.

Correio24horas