terça-feira, 3 de maio de 2016

Patos e mais 12 municípios receberão a Caravana do Coração em julho

Já está confirmado. A quarta Caravana do Coração que acontece na Paraíba será realizada de 04 a 17 de julho, contemplando 13 municípios. Patos é um destes municípios e tem o diferencial da Maternidade Dr. Peregrino Filho manter uma parceria com a Rede Perinatal/Círculo do Coração para identificar cardiopatias congênitas intrauterinas, que é feita através de exames feitos na maternidade que são avaliados online por profissionais do Hospital Português de Recife. A Caravana é uma ação conjunta do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP) em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco.

Além de Patos, as cidades de Sumé, Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Picuí, Esperança, Guarabira e Itabaiana receberão a visita dos cerca de 50 profissionais que integram o grupo de trabalho. A Caravana do Coração tem por objetivo realizar um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos com ajuda de uma equipe multidisciplinar de profissionais de diversas áreas, entre enfermeiros, pediatras, dentistas, cardiologistas, ecocardiografistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, arte educadores, equipe de laboratório, equipe de tecnologia da informação e administradores.

O foco da ação serão crianças de 0 a 12 anos e gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia ou problemas oriundos de cardiopatias. Este ano a Caravana incluirá também serviços de saúde bucal – avaliação, orientação, distribuição de kits de escovação e aplicação de flúor. Além disso, bebês com microcefalia também serão assistidos pelo projeto.

A meta deste ano é atender até 1300 crianças, totalizando cerca de 15 mil atendimentos, tendo em vista que cada criança poderá ter acesso a até oito atendimentos diferentes. Serão atendidos até 100 pacientes por cidade (80 crianças com cardiopatia, 10 crianças com microcefalia e 10 fetos). Além disso, serão feitas até 315 capacitações profissionais por cidade – até 25 especializações em Ecocardiograma Fetal, 120 Atualizações em Enfermagem, 120 qualificações em Ausculta Eletrônica, 25 em Enfrentamento da Microcefalia e 25 em Propriedade Intelectual.

Segundo a diretora assistencial da Maternidade de Patos, Luciana Maia, a unidade dará todo o aporte necessário para recepcionar os profissionais da Caravana, como fez nos anos anteriores, além de inscrever seus profissionais nas capacitações que serão realizadas em Patos. “Essa Caravana desenvolve um trabalho muito importante e terá todo nosso apoio”, destaca Luciana.


Fonte: Governo da Paraíba