terça-feira, 18 de agosto de 2015

Operação Andaime: MPF/PB recomenda que prefeituras do Sertão paralisem obras

Procurador recomenda, ainda, que gestores não efetuem pagamentos às empresas envolvidas

O Ministério Público Federal (MPF) em Sousa recomendou que as prefeituras de Uiraúna e Joca Claudino paralisem completamente obras públicas relativas à Operação Andaime, até término de vistoria técnica especial requisitada pelo órgão.

O procurador da República Tiago Misael recomenda, ainda, que as respectivas prefeituras não efetuem qualquer pagamento às empresas Viga Engenharia, Construtora Servcon e Construtora Construterra, responsáveis por obras nos municípios, até que a vistoria seja concluída.


A quadrilha especializada em fraudar licitações em obras e serviços de engenharia no Alto Sertão paraibano foi desarticulada durante a Operação Andaime, deflagrada em 26 de junho de 2015, numa ação conjunta do MPF, Controladoria Geral da União e Polícia Federal. Até o momento, foram denunciados 39 envolvidos na organização.

Somando as três denúncias oferecidas pelo MPF em Sousa, até o momento, são 223 delitos praticados. Há acusados citados em mais de uma denúncia.

Entre os crimes praticados estão corrupção ativa e passiva, falsificação de documento público, lavagem de dinheiro, peculato e fraude licitatória, organização criminosa, dentre outros.



Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba