segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Preço do milho é reduzido para o Nordeste, MG e ES, alerta Couto

O deputado federal Luiz Couto alertou os agricultores e produtores rurais da Paraíba e demais estados da região atendida pela Sudene (nove estados nordestinos, o extremo norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e o norte do Espírito Santo) para uma redução que foi feita no preço do milho comercializado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A medida foi adotada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desde o dia 22 de julho e consiste em um deságio de até 15% no valor do preço de mercado para o programa de venda de milho em balcão. A correspondência com a medida foi enviada ao parlamentar pela Ministra Kátia Abreu.

O preço de venda será definido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com base nas cotações locais do produto, no limite mensal de seis toneladas por criador.

A medida foi determinada em apoio aos pequenos agricultores atingidos pela seca na região da Sudene, que já dura quatro anos. A venda visa a garantir que pequenos criadores possam alimentar seus rebanhos.

"Neste período em que a seca castiga a Paraíba, é uma iniciativa que deve ser ressaltada e divulgada para que o homem do campo possa ter acesso ao produto por um preço mais baixo", disse o deputado federal Luiz Couto.

Ascom Luiz Couto