sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pane em subestação Luiz Gonzaga (PE) causou apagão no Nordeste

O apagão que atingiu regiões do Nordeste na madrugada desta sexta-feira foi provocada por uma pane em uma linha de transmissão na subestação Luiz Gonzaga, localizada em Jatobá (sertão de Pernambuco), segundo a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco). Pelo menos, sete Estados foram afetados –Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba.

 
De acordo com informações da Chesf ao jornal “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo, a subestação de energia apresentou um problema em um dos componentes eletrônicos que enviou um falso comando para desligar o sistema. Com isso, seis linhas de alta tensão foram prejudicadas, já que o sistema está conectado em cadeia, e atingiu três usinas –Paulo Afonso (na BA), hidrelétrica de Itaparica (PE) e Xingó (entre AL e SE).

Em Recife (PE), boa parte da energia retornou por volta das 3h, no horário local (4h no horário de Brasília), mas alguns bairros continuavam às escuras por volta das 5h. Segundo os bombeiros, o retorno foi gradativo e com pequenos apagões de minutos.

Na Paraíba, o fornecimento foi restabelecido por volta das 4h, no horário local, e por duas vezes houve queda da energia durante alguns minutos.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), por sua vez, ainda não se pronunciou a respeito do problema.

BLECAUTE

Por volta da 0h40 (horário de Brasília), internautas de diversas capitais da região começaram a relatar no Twitter que as cidades estavam completamente no escuro. O termo “apagão” entrou rapidamente na lista mundial de termos mais citados no microblog.

Na cidade de Fortaleza (CE), o apagão teve início à 0h30. Cidades do interior do Estado também ficaram sem energia. No Recife (PE), diversos bairros do centro e da zona norte da cidade também foram afetados pelo blecaute.

A Celpe –concessionária de energia no Estado– informou por meio de sua assessoria de imprensa que aguarda informações do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e disse que a companhia pernambucana não teve relação com o apagão.

Em Salvador (BA), a professora universitária Agnes Bezerra, 34, moradora do bairro Pituba, disse que dava medo de sair à rua devido à completa escuridão. “Eu já liguei para o meu pai que mora no bairro Stela Maris, próximo ao aeroporto de Salvador, e lá também falta energia.”

O show da cantora Ivete Sangalo no Festival de Verão de Salvador, previsto para a meia-noite horário local (1h de Brasília), começou com 40 minutos de atraso devido à falta de energia. Os equipamentos do palco funcionaram com o auxílio de geradores.

Pouco após as 2h (horário de Brasília) internautas relatavam nas redes sociais que a energia começava a voltar de forma instável em algumas cidades da região, como Maceió, Olinda, Salvador e Fortaleza. Folha.com