sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Nilda Gondim reforça defesa de reconstrução da pista do Aeroclube em reunião com Nelson Jobim

A deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) lamentou a destruição da pista do Aeroclube da Paraíba pela Prefeitura de João Pessoa e defendeu a adoção, por parte da classe político-administrativa, de uma postura centrada no diálogo e desprovida de qualquer atitude de precipitação, seja qual for o assunto em pauta. Nilda Gondim participou, na tarde de quinta-feira (24), de audiência com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, juntamente com o seu filho e senador da República, Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), o ex-governador da Paraíba, José Maranhão, o senador Wilson Santiago e os deputados federais Manoel Júnior e Wilson Filho.

O presidente do Aeroclube, Rômulo Carvalho, também participou da reunião e informou ao ministro Jobim que o aeródromo paraibano hoje não consta mais nas cartas (mapas) aéreas internacionais e nos GPS’s de todo o mundo. A atitude da Prefeitura de João Pessoa, conforme salientou teve conseqüências ainda maiores do que as noticiadas pela imprensa, que destacou especialmente os prejuízos causados aos proprietários de aeronaves e demais usuários dos serviços do Aeroclube. “Constituindo-se numa alternativa a operações militares, o Aeroclube funcionava também como uma opção para pousos de emergência e ainda como oportunidade para o reabastecimento de aeronaves, já que ali funciona o único posto de combustível de aviação da região. Agora, com a destruição da pista, a única alternativa para muitos aviões que necessitem de reabastecimento é seguir para as cidades de Recife/PE ou Natal/RN”, ressaltou.

Atento aos argumentos do presidente do Aeroclube e dos parlamentares paraibanos, Nelson Jobim, informou que vai determinar a realização de uma vistoria no local, com levantamento total dos estragos promovidos na pista de pouso e decolagem, e que, em seguida, vai determinar a recuperação do Aeroclube.

Na condição de ministro da Defesa, Jobim coordena as três Forças Armadas brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica) e responde, conseqüentemente, pelo comando da aviação nacional, inclusive órgãos como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).. Para ele, segundo relato do senador Vitalzinho, o ato da Prefeitura de João Pessoa foi arbitrário. Criticando, inclusive, a decisão judicial que culminou com a destruição da pista, o ministro enfatizou que a competência para decidir sobre o Aeroclube de João Pessoa é federal. “Só a União pode interferir sobre o Aeroclube. Nem o Governo do Estado nem governos municipais têm esta competência”, afirmou.

Para a deputada Nilda Gondim, a determinação do ministro Jobim será muito importante no processo de reparação de um grande prejuízo provocado, não somente à cidade de João Pessoa, mas a todo o Estado da Paraíba, que precisa de melhorias, e não de destruição, na sua infraestrutura de transporte, em todos os níveis (terrestre aéreo e náutico). “O Aeroclube da Paraíba foi fundado em 10 de novembro de 1940, há mais de 70 anos, e se constitui num privilégio para os pessoenses, além de ser uma escola importante na formação de novos pilotos”, comentou, dizendo-se satisfeita com o comprometimento do Ministro Nelson Jobim de levantar os prejuízos e determinar a recuperação da pista. “Foi um ótimo encontro, e a partir desta audiência temos a certeza de que os prejuízos serão revistos e que a pista do Aeroclube vai ser recuperada”, acrescentou.

Quanto ao embate jurídico que envolve a Prefeitura de João Pessoa e o Aeroclube da Paraíba, ela disse que essa é uma questão que diz respeito hoje ao campo do Poder Judiciário, cabendo, portanto, aos magistrados, e não aos parlamentares, responder pela questão. Ascom