segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Chuvas em Cajazeiras já estão 57% acima do esperado, diz Aesa

O mês de fevereiro marca o início do período chuvoso nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão da Paraíba, de acordo com os meteorologistas da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).
Cajazeiras - Rua Coronel Peba centro comercial (arquivo)

Em Cajazeiras, no Sertão paraibano, entre os meses de janeiro e fevereiro já foi registrado o acumulado de 632 milímetros, o que corresponde a 57% acima do esperado.
João Pessoa - Parque Sólon de Lucena centro

No Litoral, não é diferente. Em João Pessoa, por exemplo, a chuva deste domingo (20), acumulou 119,8 mm. O esperado pela agência, para todo o mês de fevereiro, é 137,5 mm. Com a chuva do sábado, que ainda não foi calculada, é provável que já tenha ultrapassado o esperado.

Neste fim de semana foram registradas chuvas no Litoral, Cariri e Sertão. Em São João dos Cordeiros, a Aesa calculou 191,1 mm. Em Parari, 107,5 mm e em Marés 102,6mm. A previsão da Aesa é de que o período chuvoso siga até o mês de maio.

Motivos 

De acordo com Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, o fenômeno La Niña é um dos responsáveis pelas fortes chuvas nesta época do ano na Paraíba. “O fenômeno corresponde ao resfriamento das águas superficiais do oceano pacífico. Fazendo com que ocorram mais chuvas no Nordeste”, disse.

“O principal gerador de chuvas para esta época do ano é a atuação da zona de convergência intertropical”, explicou Marle Bandeira.

A previsão da Aesa para os próximos dias é de chuvas isoladas no Sertão e na faixa Leste.

De redação com AESA