segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Vereadores abordam assuntos de interesse de Cajazeiras e cidades da região sertaneja em sessão ordinária

Em sessão ordinária realizada na tarde de hoje, segunda-feira (14), na ausência do vereador e presidente daquele poder – Marcos Barros de Souza, a vereadora Léa Silva, presidiu a referida sessão que trouxera assuntos de interesse da comunidade cajazeirense e sertaneja no geral.

O ex-líder do governo municipal – Vereador Severino Dantas (PT), explanou sobre o atendimento precário que é oferecido ao público que busca os serviços da 6ª CIRETRAN, do crescimento dos casos de dengue e, da convocação que fará através da Câmara Municipal, para a secretária de Saúde do município – a enfermeira Luciana de Souza Abreu.

“Preciso saber se a secretária Luciana tem um plano de combate à dengue para por em prática, pois o crescimento dos casos é alarmante”, afirmou o parlamentar. Em seu pronunciamento Severino citou a implantação do Programa Reluz que beneficiará a população de Cajazeiras, no quesito economia de energia e embelezamento das novas luminárias.

Novo líder do governo – O vereador Raimundo Lira (PP), solicitou por meio de requerimento e, direcionando suas palavras para a vereadora Léa Silva, o aumento na distribuição de alimentos para idosos desta cidade no programa do Governo Federal – Pão e Leite (fubá e cuscuz), pois a vereadora é chefe de gabinete da FAC, entidade que administra o referido programa no Estado da Paraíba.

Presidindo a sessão – Léa Silva em resposta ao colega vereador explicou que não é ela nem a FAC, que diminui e, ou aumenta a distribuição dos alimentos oferecidos pelo governo, mas o próprio governo através do IBGE que faz todos os levantamentos cabíveis sobre a realidade de cada comunidade, cidade e estado ao qual irá oferecer o beneficio. “Nós já trouxemos para o Serão o recadastramento da FAC, que fará um levantamento completo de cada realidade”, afirmou Léa. E prosseguiu dizendo a vereadora – “Quero deixar claro aqui nesse momento, que o distrito de Azevém é penalizado pela falta de atendimento do programa, a Serra da Arara também irá ser beneficiada a partir de amanhã, terça (15), bairros e distritos de Cajazeiras serão recadastrados e, muitas pessoas carentes serão beneficiadas, as quinze cidades da micro-região de Cajazeiras se farão presentes e atendidas devidamente com a nossa interferência direta”, acrescentou a vereadora.

A partir da próxima semana, a região de Sousa será contemplada com a equipe da FAC, que fará o recadastramento dos seis pontos existentes e possivelmente serão implantados outros, para atender a demanda daquela cidade. “Em Cajazeiras são dez pontos e 2012 litros de leite são distribuídos, Sousa é maior que a nossa cidade tem menos pontos, vamos melhorar o atendimento e aumentar a demanda daquela cidade”, ressaltou Léa.

Valor nutricional – Diversas pessoas já questionaram o motivo de ser distribuído pão ao invés de fubá, porém a explicação veio de forma natural e comprovada segundo a vereadora que o valor nutricional do fubá é superior ao valor protéico do pão. O fubá supre as necessidades dos alimentos ausentes na mesa da população carente sertaneja de acordo com nutricionistas do governo federal. Da redação