quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Governador anuncia parceria com a Prefeitura de João Pessoa para projetos do PAC da Mobilidade

O governador Ricardo Coutinho (PSB) participou do lançamento do PAC da Mobilidade Urbana nas Grandes Cidades no final da manhã desta quarta-feira (16), no Palácio do Planalto.  O programa, que prevê investimentos de R$ 18 bilhões no país foi lançado pela presidente da República Dilma Rousseff (PT) em solenidade que contou com a presença dos governadores da Bahia, Paraíba, Piauí e do vice-governador do Ceará, além de vários prefeitos de cidades com mais de 700 mil habitantes que estão dentro do perfil estabelecido pelo programa.

Na Paraíba apenas a cidade de João Pessoa será beneficiada com os recursos que podem chegar a R$ 280 milhões em projetos que possibilitem a implantação e o melhoramento de sistemas estruturantes de transporte público coletivo. João Pessoa se enquadrou no perfil por ser a única cidade do Estado com mais 700 mil habitantes que é o limite mínimo populacional exigido pelo Governo Federal.
   
O governador adiantou que o Governo do Estado fará uma parceria com a Prefeitura de João Pessoa para elaborar projetos para resolver problemas do trânsito e do transporte público da Capital.  Ele disse ainda que pretende habilitar os projetos junto ao Ministério das Cidades na próxima segunda-feira (21), início do prazo estabelecido pelo Governo Federal.   
 
“Os transportes de massa estão entre os principais problemas do Brasil por gerarem problemas no trânsito que acarretam danos ao meio ambiente e na área de saúde pública. Essa intervenção do Governo Federal com os Estados e os municípios é extremamente importante para a melhoria da qualidade de vida da população”, completou.
 
Parceria – O secretário executivo do PAC na Paraíba Ricardo Barbosa e secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Renato Feliciano, participaram do evento acompanhando o governador. Ricardo Barbosa ressaltou que a cidade de João Pessoa foi a última das 24 cidades a se encaixar dentro do perfil populacional do programa e que Estado e Prefeitura estão integrados para a habilitação e a fase da seleção dos projetos. “Vamos nos reunir nos próximos dias com o prefeito Luciano Agra, a secretária de Planejamento do Município e representantes do Governo da Paraíba para traçarmos prioridades, projetos e metas comuns”, explicou Barbosa.
 
Ricardo Barbosa ressaltou que assim que o Estado e a Prefeitura se habilitarem no programa haverá um prazo até abril para a apresentação de um termo de referência e junho o prazo para a apresentação dos projetos das ações. Ele acrescentou que os projetos selecionados serão divulgados pelo Ministério das Cidades no dia 14 de junho.
 
A secretária de Planejamento de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, que também participou do lançamento do PAC da Mobilidade Urbana, ressaltou que o município tem propostas e projetos no sistema viário para fortalecer o transporte coletivo que serão discutidos com o Governo do Estado. Ela destacou a importância de ações como o DRT, que é uma via de ônibus nos grandes corredores da cidade, que serão importantes para ajudar a desafogar o trânsito na Capital do Estado. Ascom