domingo, 13 de fevereiro de 2011

Secretário participa do 3º Fórum de Cultura do Alto Sertão da Paraíba em Cajazeiras

O 3º Fórum de Cultura do Alto Sertão da Paraíba (FOCA) foi realizado no último sábado (12), na Câmara Municipal de Cajazeiras e, teve a presença do Secretário de Cultura do Estado da Paraíba – Chico César que participou ativamente dos inúmeros assuntos abordados naquela oportunidade. Além dos informes gerais, calendários de atividades e anuidades, serviram de temas.

Assuntos como: Estrutura da Secretária de Cultura, Papel das Regionais de Cultura, Conselho Estadual de Cultura, Equipamentos Culturais da Paraíba, Política de Fomento á Cultura, FIC e outros editais, ECT. Secretários de Cultura e representantes das cidades de Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, São Francisco, Pombal, Aparecida, Cajazeiras, Poço de José de Moura, Patos e o diretor do Centro Cultural do BNB de Sousa, Ricardo Pinto lotaram a platéia repleta de artistas.

O secretário, inicialmente, apresentou a estrutura da recém-criada secretaria e falou sobre o papel dos articuladores que estarão á frente das doze Regionais de Cultura do Estado e garantiu que o plano de trabalho que será colocado em prática na sugestão a frente do órgão, estar fundamentado no documento discutido pelos artistas na “Conferência Estadual de Cultura”.

Os artistas e produtores culturais ali presentes, aguardaram a fala do secretário e reivindicaram a implantação de políticas públicas de Cultura para o Sertão paraibano. Chico César esclareceu que passará por dificuldades e grandes desafios, pois com a ideologia de políticas públicas desse governo, a Cultura não será centralizada apenas entre João Pessoa e Campina Grande, mas todas as regiões do Estado serão contempladas.

Portanto, para isso acontecer de fato, os prefeitos haverão de implantar sistemas viáveis de Cultura nos seus municípios, (fundo de cultura, conselho de cultura, fundação de cultura). A diretoria do FOCA comunicou ao secretário que será encaminhado ao  governador e para a Secretaria de Cultura, um documento solicitando que o Governo estabeleça um prazo de 90 dias para que os prefeitos implantem os seus sistemas municipais de Cultura, pois dessa forma poderão firmar convênios, parcerias e receberem recursos oriundos da Secretaria Estadual de Cultura.

Falando em Cajazeiras, Chico César citou da época, que vinha ao Sertão participar de grandes festivais, porém, hoje, esquecidos. “Precisamos criar e permanecer resistindo ás nossas referências. Conheço muito dos movimentos literários, musicais, de teatro e, poetas aqui de Cajazeiras, vou á Sousa, à Patos, à Campina Grande para saber de perto cada realidade, as vezes vou ser chato e não liberar aleatoriamente verbas”, afirmou. Para o Teatro Íracles Pires, o secretário esclareceu que é preciso investir e olhar com bons olhos aquela realidade.

O Fórum de Cultura do Alto Sertão da Paraíba (FOCA) irá encaminhar á Secretaria de Cultura, solicitação a pedido das entidades culturais e artistas da cidade de Pombal que estão reivindicando a criação de uma Regional de Cultura naquela cidade, que também pode ser atendida de maneira ampla, devido o grande número de cidades do seu entorno.

Após realização do 3º encontro a direção do FOCA informou a classe artista que a próxima reunião do Fórum será realizada na cidade de Patos, no dia 19 de  março do ano em curso, a partir das 14hs00. A direção do FOCA comunicou ainda, que contará com a presença do presidente Fundação Ernani Sátiro, órgão vinculado a Secretaria de Cultura do Estado e que tem sede naquela cidade. Também será convidado o Gerente do CCNB de Sousa, onde vai falar de ações do ‘Centro’ daquela região, e a diretora do departamento de Áudio Visual da Secretaria de Cultura do Estado.

A criação e construção de um teatro na cidade de Sousa e, homenagem ao artista João Balula, o desaparecimento do artesanato de barro da cidade de Brejo do Cruz foram assunto colocados naquela discussão. O secretário informou que o artesanato paraibano está ligado diretamente á Secretaria do Desenvolvimento e não da Cultura. Para finalizar Chico César esclareceu que logo após o mês de março irá com sua equipe, percorrer todas as regiões do Estado, polarizadas pelas doze regionais. Da redação