sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Docentes terão aumento de mais 10%, perseguição política é explicada em Sessão Extraordinária dessa sexta (18)


Sessão Extraordinária realizada na manhã de hoje, sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Cajazeiras, para votar o projeto de lei oriundo do poder Executivo que concede aumento de 10 % para os professores da rede municipal de ensino fora aprovado por unanimidade, exceto a ausência dos vereadores Léa Silva e Moacir Menezes, pois por motivo de viajem os mesmos, através do presidente daquele poder foram favoráveis e, enviaram nota de solidariedade para com a classe docente local.

Em assembléia discutida na manhã de ontem, quinta (17), os professores chegaram ao consenso e, aceitar de forma pacifica a proposta acordada do Executivo, portanto, mediante uma ressalva – que fosse o referido projeto de lei enviado à Câmara, para aprovação do Legislativo como garantia, até porque outros acordos entre professores e Executivo, já haviam sido desfeitos, quebrados, descumprido, etc…

Os professores receberão nos seus contracheques do próximo mês de março, a aumento de 10 % e, está previsto para abril do ano em curso, outros 10 %. O vereador Severino Dantas (PT), se mostrou solidário com o professor Francisco das Neves, pois o mesmo vem sendo perseguido pela atual Secretária de Educação do Município – Geneluza Dias de Lira.

Uma nota de repúdio distribuída pela diretoria do SINFUMC no último dia 11 de fevereiro se configura de certa maneira perseguição política por parte da referida secretária acima mencionada. Abaixo na íntegra o teor da nota.

NOTA DE REPÚDIO

Em assembléia realizada no dia 10 de fevereiro de 2011, os professores do Sistema Municipal de Ensino de Cajazeiras, decidiram por unanimidade aprovar uma nota de repúdio á Secretária Municipal de Educação, GENELUZA DIAS DE LIRA, face às atitudes da mesma frente aos professores: FRANCISCO DAS NEVES DO NASCIMENTO e VERA LÚCIA DO NASCIMENTO SARAIVA que após terem sido exonerados do cargo de direção da escola Carolino de Souza Neto no Distrito de Divinópolis, estão sendo vítimas de remoções indevidas com caráter de perseguição política com o intuito de segregar, isolar e intimidar os professores supracitados, além de tentar silenciar o SINFUMC. Esta prática administrativa adotada pela secretária era corrente em gestões anteriores e revela uma conotação autoritária, ditatorial, desrespeitando importantes direitos destes dois professores.

A categoria cobra da secretária, a elaboração e a prática de importantes projetos para solucionar as questões centrais da educação no município de Cajazeiras, ao invés de adotar essa postura repressora contra os educadores, que fazem parte do Sistema Municipal de Ensino. (Assinaram a nota todos os componentes da diretoria do SINFUMC).

Entendendo o caso do professor das Neves – Em meados de 2001, o referido educador lecionava na Escola Municipal José Antonio Dias e, tomou conhecimento que um aluno há época, tinha como de costume invadir o banheiro das meninas para espiar as mesmas no momento mais íntimo de uma mulher.

Francisco das Neves conseguiu flagrar o referido delinqüente quando ele saia do banheiro feminino, sendo o aluno chamado atenção e indo embora momentos depois do flagrante. Orientado a ir embora também, o professor tomou destino a Cajazeiras, quando foi abordado por uma viatura da Polícia Militar dando conta de uma ligação daquela escola, que o aluno havia se armado com uma foice para matar seu professor.

Por orientação da secretária de Educação da época, a professora Andréia Braga, Francisco das Neves foi transferido para outra escola do município. O fato chegou ao conhecimento do Excelentíssimo juiz das Execuções Penais Dr. José Djacir Soares, que através dos trâmites legais, penalizou o jovem acusado de permanecer por quatorze dias em regime fechado.

Concluindo o caso – Porém. O que tem haver um aluno que espiava meninas no banheiro feminino com Geneluza Dias e o professor Francisco das Neves de ser perseguido dez anos depois? Tudo! Segundo o próprio professor o aluno envolvido no caso é sobrinho da Secretária de Educação de Cajazeiras – Geneluza Dias de Lira. Ano letivo no município será iniciado na próxima segunda-feira (21). Da redação