quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Teatro Íracles Pires é vistoriado por Chico César que anunciou reformas na parte elétrica e hidráulica acompanhado pelo diretor Orlando Maia

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) pretende iniciar no mês de março a reforma do Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras. O secretário Chico César anunciou parceria com a Superintendência do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) para e execução das obras de manutenção nas estruturas física, hidráulica e elétrica do teatro.

Sob a coordenação do secretário, uma equipe da Secult esteve nas cidades de Cajazeiras, Sousa, Patos e Campina Grande para coletar subsídios para o planejamento das ações da área cultural. Durante a viagem, a equipe se reuniu com gestores e lideranças regionais no setor da cultura para coletar suas demandas.

O primeiro encontro ocorreu em Cajazeiras, no último sábado (12), onde a equipe participou da reunião do Fórum de Cultura do Alto Sertão (Foca) juntamente com artistas e gestores dos 15 municípios integrantes da 9ª Regional Cultural, que apresentaram um panorama da cultura na região e ressaltaram a necessidade da interiorização das ações da nova secretaria. A equipe visitou o Teatro Íracles Pires, acompanhada pelo diretor Orlando Maia e do articulador regional Oswaldo Moésia.

No dia seguinte, a comitiva esteve no Centro de Formação e Treinamento de Professores Governador Antonio Mariz, em Sousa, acompanhada pelo articulador Laércio Ferreira, para visitar o ambiente onde funcionará a sede da 10ª Regional Cultural e discutir os termos da oficialização do espaço.

A necessidade de sedimentar a cultura local e fortalecer os fóruns culturais do município foram as principais demandas suscitadas na reunião com gestores, artistas e ativistas da cidade de Patos, ainda no domingo (13). Na reunião realizada na Fundação Ernani Satyro, o secretário Chico César anunciou que a reformulação do Conselho Estadual de Cultura adotará o critério paritário entre o Governo do Estado e representantes da sociedade civil.

Cine São José – Na segunda-feira (14), em Campina Grande, a equipe se reuniu com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), Marco Coutinho, para visitar o prédio que até a década de 80 abrigou o Cine São José. Em reunião com integrantes do movimento audiovisual, o secretário da Cultura e o presidente do Iphaep anunciaram a intenção do Estado em revitalizar o espaço e transformá-lo num ambiente multicultural.

À noite, a comitiva foi recebida por aproximadamente 150 pessoas que lotaram o Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual da Paraíba, no Açude Novo. Durante três horas a sociedade civil pode detalhar a situação da cultura na região da Borborema e ouviu dos representantes do poder público respostas aos questionamentos apresentados.

Plano de metas
– A partir do recolhimento das propostas do movimento cultural nos municípios, as gerências executivas e operacionais da Secult devem sistematizar as sugestões e transformá-las em subações executáveis num período de curto, médio e longo prazo. Até o final dessa semana a equipe pretende concluir o Ciclo de Monitoramento das ações da secretaria.  

Da redação com Secom