segunda-feira, 5 de julho de 2010

Revista IstoÉ acusa Santiago de financiar sua campanha com dinheiro público


 

POLÍTICA: 05/07/2010 - “Quem tem telhado de vidro não atira pedras no do vizinho”. Pois bem, se quiser seguir à risca o provérbio popular a partir de agora, a chapa encabeçada pelo governador José Maranhão, que tenta administrar a Paraíba pela quarta vez, terá que medir os ataques em direção à oposição a partir de agora. Pelo menos, contra o senador Efraim Morais (DEM), que vem sofrendo um verdadeiro “bombardeio” de alguns segmentos mídia nacional.

É que a mais nova edição da Revista IstoÉ, uma das publicações de maior credibilidade da imprensa nacional, traz uma séria denúncia envolvendo o nome do deputado federal Wilson Santiago (PMDB), um dos dois pré-candidatos a senador na chapa do governador José Maranhão.

De acordo com a Revista IstoÉ, o deputado paraibano faz parte de um “time” de parlamentares – que conta ainda com o reforço do deputado paraense Jader Barbalho (PMDB) – que tem usado dinheiro público para financiar campanha eleitoral.

Segundo revela IstoÉ, de 2009 para 2010, o deputado peemedebista Wilson Santiago elevou em mais de 500% suas despesas com gráficas, publicidade e fretamento de aviões. O grave da denúncia é que toda essa “farra” é bancada com dinheiro público, já que o dinheiro é fruto da verba indenizatória destinada pela Câmara Federal para os 513 parlamentares.

Na reportagem, IstoÉ revela, ainda o tamanho do “rombo” causado por parlamentares como Wilson Santiago: “Os gastos dos parlamentares com as rubricas relativas à divulgação do mandato e aluguel de jatinhos pularam de R$ 4,5 milhões, entre janeiro e junho de 2009, para R$ 9,6 milhões, no primeiro semestre de 2010”, diz trecho da matéria.

Fonte: Istoé