terça-feira, 22 de junho de 2010

'Muchachos' de Maradona garantiram a liderança do Grupo B da Copa do Mundo

ESPORTES: 22/06/2010 - A Argentina, recheada de reservas, sacramentou a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo com uma vitória magrinha. Por 2 a 0, bateu a Grécia na noite desta quarta-feira em Polokwane, e alcançou a terceira vitória no torneio. 

A seleção comandada por Maradona garantiu a liderança do Grupo B e enfrenta o México nas oitavas de final. Já a Grécia deu adeus à competição - a segunda vaga ficou com a Coreia do Sul, que empatou em 2 a 2 com a Nigéria.

O JOGO

Os hermanos dominaram a primeira etapa. Mas o início foi morno. Apesar da posse de bola, a Argentina não criava lances de Perigo. Só aos 17, com Agüero fazendo jogada individual, o time despertou.

No minuto seguinte Verón acertou um balaço de longe. O goleiro Tzorvas fez grande defesa. A partir daí, o jogo ficou concentrado no meio de campo. O árbitro deixou passarem batidas algumas jogadas violentas.
Já no fim, Tzorvas teve de trabalhar bem de novo. Primeiro com Maxi Rodríguez e depois com Messi, o camisa 1 grego manteve o placar da primeira etapa em 0 a 0.

GRÉCIA VOLTA ASSUSTANDO

A Grécia voltou tentando o gol que traria a classificação (já que, àquela altura, Coreia do Sul e Nigéria empatavam em 1 a 1, e a vaga estava nas mãos dos asiáticos). Samaras teve boa chance e bateu perto do gol.

Muito marcado, o capitão Messi arriscou poucas jogadas. A Grécia se fechava e errava nos contra-ataques. Mas a Argentina parecia preguiçosa em campo, não era incisiva, faltava ambição aos suplentes de Maradona.

Até que aos 33, numa jogada estranha após escanteio, Demichelis aproveitou a sobra para finalmente balançar a rede da Grécia. A bola bateu na mão de Milito - não foi um lance intencional - e ficou à feição para o camisa 2 marcar o gol

NO FIM, FESTA ARGENTINA

Até havia tempo para a reação grega, mas era evidente que não iria mesmo acontecer. No fim, Maradona ainda lançou o atacante Palermo, mas o que chamou a atenção foi um balaço de Messi na trave. O craque continua sem marcar na Copa.

E, curiosamente, foi dele a jogada do segundo gol. Após fazer fila, da direita para o meio - como no Barcelona, Messi arriscou e o goleiro rebateu nos pés do atacante do Boca Juniors. Gol de Palermo, vaga nas oitavas, liderança e Argentina 100% no Mundial.

FICHA TÉCNICA

GRÉCIA 0x2 ARGENTINA

ESTÁDIO: Peter Mokaba, Polokwane (AFS)

DATA E HORA: Terça-feira, 22 de junho de 2010, às 15h30 (de Brasília)


ÁRBITRO: Ravshan Irmatov (UZB)

AUXILIARES: Rafael Ilyasov e Bakhadyr Kochkarov (UZB)

CARTÕES AMARELOS: Katsouranis (GRE)

GOLS: Demichelis, 33'/2ºT, Palermo, 43'/2ºT

GRÉCIA: Tzorvas, Vyntra, Karagounis, Papadopoulos e Torosidis (Patsa, 9'/2ºT); Moras, Sokratis, Katsouranis (Ninis, 9'/2ºT), Karagounis (Spyropoulos, intervalo) e Tziolis; Samaras
T: Otto Rehhagel

ARGENTINA: Romero, Otamendi, Burdisso, Demichelis e Clemente Rodríguez; Bolatti, Verón e Maxi Rodríguez (Di María, 18'/2ºT); Messi, Agüero (Pastore, 31'/2ºT) e Milito (Palermo, 35'/2ºT)
T: Diego Maradona

(Crédito: Reuters)