terça-feira, 22 de junho de 2010

'Espelho de Prata': Detran suspende licenças de autoescolas

JUSTIÇA: 22/06/2010 - As autoescolas envolvidas na Operação Espelho de Prata tiveram as suas licenças de funcionamento suspensas pelo Departamento Estadual de Trânsito na Paraíba (Detran) por um prazo de 30 dias. São elas, a Millenium, Liderança, Globo, Ideal, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Borges, Sinal Verde, Point, Frei Damião e Pricesa Isabel. A portaria sobre a decisão do órgão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (22).

Essas e outras providências que serão tomadas pelo Departamento vão ser repassadas à imprensa, logo mais, às 10h00, durante entrevista coletiva que será concedida pelo superintendente do órgão, coronel Francisco de Assis Silva, na sede do Detran.

Ainda de acordo com a portaria publicada no Diário Oficial desta terça-feira, estão suspensos preventivamente os credenciamentos das clínicas médicas otalmológicas Oftalmoclínica Saulo Freire e Oftalmoclínica Hopa, assim como os seus profissionais contratados.

O Depratamento Estadual de Trânsito (Detran) determinou a abertura de processos administrativos pela Controladoria Regional de Trânsito (CRT), para apuração das infrações atribuídas aos Centro de Formação de Condutores (CFC's) e agentes credenciados, na forma prevista pela legislação competente. A Diretoria de Operações do Detran já foi designada para acompanhar todo o processo.

A Operação Espelho de Prata foi comandada pelo delegado da Polícia Civil na Paraíba, Wagner Dorta e também contou com o apoio da Polícia Rdoviária Federal. Na manhã da quarta-feira (16), uma relação com os nomes de servidores do Detran, além de autoescolas e funcionários desses estabelecimentos, envolvidos no escândalo foi divulgada. 

A Operação Espelho de Prata apura o esquema de fraude no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), na emissão de 2005 a 2010 de cerca de 50 mil habilitações que foram feitas de forma irregular, tendo sido presas 36 pessoas. O trabalho da polícia teve início às primeiras horas da manhã da segunda-feira (14), emn parceria com a Polícia Rodoviária Federal. Os envolvidos foram presos no Estado do Ceará, nas cidades de Pombal, Campina Grande, Itaporanga e João Pessoa.
Emmanuel Noronha