quarta-feira, 23 de junho de 2010

Celular é a 'bola da vez' da pirataria

NOTÍCIAS: 23/06/2010 - Há casos de fabricação de modelos que aceitam dois chips, por exemplo, que ainda aguardam autorização por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A falsificação de aparelhos celulares de importantes marcas é o tipo de pirataria que mais cresce no país, de acordo com especialistas que participaram nesta quarta-feira, 23, de seminário sobre pirataria em São Paulo. Outra grande preocupação é com o contrabando de aparelhos de marcas "genéricas", que não são autorizadas pelas autoridades brasileiras.

Para um dos palestrantes, o advogado Luiz Cláudio Garé, assessor jurídico do Grupo de Proteção à Marca (BPG, Brand Protection Group), que reúne, entre outras, as empresas Nokia e Motorola, a alta demanda por esses produtos favorece a situação.

“O celular é a bola da vez. Claro que ainda não ultrapassou a falsificação de software, mas teve um crescimento vertiginoso da pirataria pelo apelo ao consumidor. O fato de o aparelho vir desbloqueado, dispor de TV, tudo isso ajuda", disse Gare.

O advogado ainda disse que há casos de fabricação de modelos que aceitam dois chips, por exemplo, que ainda aguardam autorização por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nesses casos, o grande problema é o contrabando, disse ele. G1