quinta-feira, 5 de abril de 2018

HUJB encerra curso de capacitação para gestores da Secretaria de Saúde de Cajazeiras


No último dia da capacitação, participantes apresentaram plano de ação elaborado durante os encontros

“O HUJB se tornou um exemplo de acolhimento e humanização para nós”. A frase de Priscilla Silva, coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Cajazeiras, expressou todo o reconhecimento dos participantes durante o encerramento do Curso de Desenvolvimento de Competências em Gestão que aconteceu no Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG).

O último dia do curso, que contou com 15 encontros iniciados em novembro de 2017, foi marcado pela apresentação do “Plano de Ação: Uma ferramenta de gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras”, construído pelos participantes. O material foi elaborado com base na identificação de macroproblemas e as respectivas soluções identificados durante atividades como metodologias ativas de aprendizagem e oficinas.

A capacitação contou com a participação de gestores da Secretaria de Saúde de Cajazeiras e teve como facilitadores a superintendente do HUJB, Mônica Paulino, a gerente de Atenção à Saúde, Edineide Nunes, o gerente administrativo, Marcelo Pinheiro, e a então gerente de Ensino e Pesquisa, Maria do Carmo Farias.

De acordo com Mônica Paulino, o plano de ação apresentado durante o encerramento da turma nasceu de uma leitura da realidade vivenciada atualmente pelos profissionais da SMS de Cajazeiras. Como o próprio nome diz, o curso teve o objetivo de desenvolver competências em gestão e, a partir da identificação dos principais problemas enfrentados, a ideia é investir em melhoria dos processos de trabalho.

“O HUJB é uma instituição voltada para a assistência e também ao ensino. Sabemos que o processo de formação é contínuo, e esse importante passo foi dado para que a equipe busque cada vez mais a qualificação. Essa é a primeira vez que tivemos a oportunidade de participar do processo de desenvolvimento de competências compartilhado com outros gestores. Fiquei feliz com o resultado desse ciclo: a apresentação do plano de ação”, destacou.

A secretária de saúde do município, Paula Frassineti, agradeceu pelo trabalho realizado pela equipe de governança do HUJB e explicou que a parceria vai render frutos que vão ser sentidos pela população, com a melhoria da qualidade dos serviços. “Quero agradecer a toda a equipe do HUJB que trabalhou junto aos nossos coordenadores para que eles pudessem se capacitar e dar sua contribuição para uma gestão de qualidade”, disse.

Sobre a Ebserh - O HUJB é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde dezembro de 2015. Atualmente, 39 hospitais universitários federais são administrados pela Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.


Atenciosamente,
Jacqueline Santos
Jornalista HUJB-UFCG