terça-feira, 20 de outubro de 2015

Maternidade de Patos se destaca e é referência na rede de cardiologia pediátrica do CirCor na PB

Hospital Amigo da Criança e referência em gravidez de alto risco, a Maternidade de Patos também tem serviços de excelência no atendimento cardiológico

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, que é reconhecida como Hospital Amigo da Criança, que dispõe de um Banco de Leite com padrão Ouro de atendimento e sistematização de procedimentos, acaba de ampliar o seu histórico de excelência em prestação de serviços com o reconhecimento de destaque, entre 21 centros existentes na Paraíba, com os melhores resultados no atendimento da Rede de Cardiologia Pediátrica do Círculo do Coração – CirCor. A distinção foi anunciada no último sábado (17), durante realização do IV Simpósio da Rede de Cardiologia Pediátrica e Perinatologia, realizado no auditório do Fórum Cível, em João Pessoa, nos dias 16 e 17. O CirCor é uma parceria do Governo do Estado com a ONG pernambucana Círculo do Coração.

Desde que entrou na Rede, em 2012, com a realização dos testes do coraçãozinho (oximetria de pulso) e depois, em 2013, com a disponibilidade do ambulatório, a equipe da Maternidade, já realizou 9.035 testes, mais de 500 consultas, beneficiando um total de  260 crianças atendidas no ambulatório virtual. Além disso, há inúmeros registros de atendimento de gestantes que tiveram condições de diagnosticar doenças cardiológicas em seus bebês ainda enquanto estavam grávidas e, com isso, ter acesso a tratamentos mais adequados assim que eles nasceram.
A pediatra e uma das coordenadoras do CirCor da Maternidade de Patos, Dra. Nicoly Negreiros, explica que além de atuar na parte preventiva, com diagnósticos precoces, a Rede possibilitou a diminuição de distâncias para realização do tratamento, facilitando não apenas a vida dos pacientes, como de seus familiares. “Com a disponibilidade de um centro de referência em Patos, quem mora no sertão paraibano e que antes tinha que se deslocar para Campina Grande ou para João Pessoa, com a Rede teve seu atendimento mais facilitado, mais perto de casa”, destaca a médica. Ela lembra que a identificação precoce de cardiopatias congênitas também é outro avanço com a disponibilidade da Rede porque há um encaminhamento, caso a caso, cada vez mais cedo, aumentado as chances e êxito do tratamento.
            
O ambulatório virtual, explica a Dra. Nicoly, permite que exames feitos na Maternidade possam ser visualizados, em tempo real, por uma equipe de especialistas do Hospital Português, em Recife, que é o centro de referência da rede do CirCor. “É um trabalho que envolve profissionais especializados à distância, que dificilmente, se não fosse a Rede, o paciente teria acesso”, destaca a médica. O ambulatório da Rede da Maternidade de Patos funciona na sede do Banco de Leite. A equipe em Patos é formada pelas pediatras Nicoly Negreiros e Klécida Nunes, pelas enfermeiras, Euzarene Tiburtino, Laryssa Medeiros e  Janielly Guilherme e pela secretária, Silvia Felix. 

Segundo a Dra. Nicoly, o ingresso de Silvia a equipe, no final de 2013, imprimiu um novo ritmo aos trabalhos. “Faço questão deste reconhecimento público, porque com a Silvia os processos do CirCor em Patos ganharam agilidade, ficaram bem mais organizados e ela abraçou a causa com muito amor e nos ajuda muito com seu comprometimento”, afirma Dra. Nicoly,  que também faz uma referência especial as pediatras Ana Daniela Morais, Georgia Lopes e Vandezita Mazzaro pelo apoio que culminou com essa distinção do trabalho desenvolvido em Patos, a partir do CirCor.
            
O diretor geral da Maternidade de Patos, Dr. Odir Pereira Borges Filho, enalteceu o compromisso de todos os profissionais que integram a Rede na unidade, como fator preponderante para os excelentes resultados obtidos até agora. “Os profissionais trabalham com muito amor, dedicação e compromisso. Esse reconhecimento de termos apresentado os melhores resultados é consequência desse comprometimento, que junto com a disposição do Governo do Estado, de atender com agilidade e eficiência os casos de cardiopatias em crianças, tem salvado muitas vidas e reduzido drasticamente a fila de cirurgias cardíacas em crianças na Paraíba”, finaliza Dr. Odir.
                 
Dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Paraíba apontam que já foram realizados, em todo estado, mais de 100 mil oximetrias, diagnosticadas 1.489 crianças cardiopatas, sendo 480 operadas e o restante encontra-se em tratamento clínico. A Rede Pediátrica faz a cobertura de 95% dos nascimentos na Paraíba.

Assessoria