Na última quarta-feira (21)
de outubro, o Governo da Paraíba encerrou o ciclo de encontros iniciado no dia (19)
de outubro com o tema “A Vida do Educador: Estimulando o autocuidado e a pausa
restauradora”, com o Professor João Roberto de Araújo, fundador e orientador
estratégico da Inteligência Relacional. Como público beneficiado, as Gerências
Regionais da Paraíba (GRE) divididas em quatro localidades: João Pessoa,
Campina Grande, Patos e Sousa.
Dedicada exclusivamente
para reflexões sobre a vida do educador, este evento teve como objetivo
instigar nesses profissionais a necessidade do autocuidado, da busca de tempo
na sua dupla, ou até tripla jornada de trabalho. “Revendo conceitos e atitudes
é possível refletir melhor sobre os malefícios e prejuízos causados, como baixa
autoestima, estresse, dor e conflitos, que podem acompanhá-los até o fim da
vida, e que por isso precisam ser reavaliados”, observa o professor.
João Roberto de Araújo
destacou, dentre tantas abordagens acerca do conhecimento humano, as
informações que chegam até nós e seus possíveis efeitos. Para ele é preciso
viver a riqueza do presente, compreendendo que a vida está em constante
renovação. “Não podemos viver do passado, de saudosismos. Vamos olhar mais para
o presente, seja na sala de aula, na companhia da família. Quanto mais você se
entrega para o presente, mais sucesso você tem na vida, tanto no lado pessoal,
quanto no profissional”, acrescenta.
Exemplos transformadores e
relatos genuínos fortalecem trabalho com famílias e escolas
Maria Aparecida da Silva
Vasconcelos, da EEEF José Silvério, município de Itatuba, comentou que foi um
momento especial e necessário para o dia a dia do educador, que muitas vezes se
estressa com pequenas coisas. “Uma palestra dessas faz com que a gente cresça,
se renove, busque novos conhecimentos e transmita algo sempre melhor para
nossos semelhantes”, enfatizou.
Ítala Simplício - gerente
da 3ª GRE, falou do pioneirismo da Paraíba, não só como construção do
conhecimento, mas como educação para a vida. “Com apenas um ano de implantação
da Educação Emocional na regional de Campina Grande, vemos mais de 70% das
escolas vivenciando essa experiência. Esperamos, otimistas, que em 2016 o
número chegue aos 100%. Essa iniciativa do Governo Estadual, por meio da
Secretaria de Estado da Educação e com a Metodologia Liga Pela Paz com alunos,
professores e família, tem sido bastante proveitosa e enriquecedora para a vida
da comunidade escolar”, acrescentou Ítala.
Maria Socorro Antunes,
gerente da 10ª GRE, em Sousa, também enalteceu essa oportunidade destinada aos
educadores e a importância da Educação Emocional e Social na conciliação de
conflitos, reduzindo a violência nas escolas. “Desde a primeira palestra já nos
sentimos mais fortalecidos. Hoje, com a implantação da Educação Emocional e
Social, estamos mais preparados para lidar com os problemas e conflitos
familiares que chegam à escola. Houve redução da violência, melhoria no
relacionamento entre todos da escola. Essa iniciativa só veio somar, nos ajudando
a encontrar soluções para atingir melhores patamares da nossa educação”, opina
a gerente.
A gerente da 8ª GRE,
Socorro Muniz, comenta que foi um privilégio ouvir o Professor João Roberto de
Araújo. “São muitos os ensinamentos que ele nos passa. Podemos absorver e
colocar todos em prática em nosso dia a dia, nesse desafio que temos de fazer o
melhor para a educação. Hoje, os educadores estão mais conscientes de sua
importância social, seus compromissos, aprendendo a lidar melhor com os valores
e as emoções, inclusive de seus alunos e suas famílias”, enfatizou.
Durante a Sensibilização
em Patos, Luiz Carlos Gabi, gerente da 6ª GRE, considerou bastante interessante
essa ação direcionada ao educador, falando da importância de estar atualizado
com tudo que acontece, não apenas em relação à sala de aula, mas a toda
comunidade escolar. “Hoje a nossa responsabilidade aumentou e, por isso,
precisamos entender o que acontece com as nossas emoções em função dessas
mudanças”, acrescentou.
Os resultados são
surpreendentes e os relatos surgem em todas as gerências. Diminuição da
violência e da evasão escolar, além de mais harmonia, respeito e participação
das famílias no processo de aprendizagem dos filhos já é realidade na Paraíba.
Um encerramento que sugere, na verdade, um novo começo cheio de grandes e
esperançosas possibilidades.
Assessoria de Imprensa