sábado, 24 de outubro de 2015

Ciclo de encontros sobre a Vida do Educador na Paraíba celebra conquistas e novos horizontes

Na última quarta-feira (21) de outubro, o Governo da Paraíba encerrou o ciclo de encontros iniciado no dia (19) de outubro com o tema “A Vida do Educador: Estimulando o autocuidado e a pausa restauradora”, com o Professor João Roberto de Araújo, fundador e orientador estratégico da Inteligência Relacional. Como público beneficiado, as Gerências Regionais da Paraíba (GRE) divididas em quatro localidades: João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa.

Dedicada exclusivamente para reflexões sobre a vida do educador, este evento teve como objetivo instigar nesses profissionais a necessidade do autocuidado, da busca de tempo na sua dupla, ou até tripla jornada de trabalho. “Revendo conceitos e atitudes é possível refletir melhor sobre os malefícios e prejuízos causados, como baixa autoestima, estresse, dor e conflitos, que podem acompanhá-los até o fim da vida, e que por isso precisam ser reavaliados”, observa o professor.
João Roberto de Araújo destacou, dentre tantas abordagens acerca do conhecimento humano, as informações que chegam até nós e seus possíveis efeitos. Para ele é preciso viver a riqueza do presente, compreendendo que a vida está em constante renovação. “Não podemos viver do passado, de saudosismos. Vamos olhar mais para o presente, seja na sala de aula, na companhia da família. Quanto mais você se entrega para o presente, mais sucesso você tem na vida, tanto no lado pessoal, quanto no profissional”, acrescenta.

Exemplos transformadores e relatos genuínos fortalecem trabalho com famílias e escolas
Maria Aparecida da Silva Vasconcelos, da EEEF José Silvério, município de Itatuba, comentou que foi um momento especial e necessário para o dia a dia do educador, que muitas vezes se estressa com pequenas coisas. “Uma palestra dessas faz com que a gente cresça, se renove, busque novos conhecimentos e transmita algo sempre melhor para nossos semelhantes”, enfatizou.

Ítala Simplício - gerente da 3ª GRE, falou do pioneirismo da Paraíba, não só como construção do conhecimento, mas como educação para a vida. “Com apenas um ano de implantação da Educação Emocional na regional de Campina Grande, vemos mais de 70% das escolas vivenciando essa experiência. Esperamos, otimistas, que em 2016 o número chegue aos 100%. Essa iniciativa do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação e com a Metodologia Liga Pela Paz com alunos, professores e família, tem sido bastante proveitosa e enriquecedora para a vida da comunidade escolar”, acrescentou Ítala.

Maria Socorro Antunes, gerente da 10ª GRE, em Sousa, também enalteceu essa oportunidade destinada aos educadores e a importância da Educação Emocional e Social na conciliação de conflitos, reduzindo a violência nas escolas. “Desde a primeira palestra já nos sentimos mais fortalecidos. Hoje, com a implantação da Educação Emocional e Social, estamos mais preparados para lidar com os problemas e conflitos familiares que chegam à escola. Houve redução da violência, melhoria no relacionamento entre todos da escola. Essa iniciativa só veio somar, nos ajudando a encontrar soluções para atingir melhores patamares da nossa educação”, opina a gerente.

A gerente da 8ª GRE, Socorro Muniz, comenta que foi um privilégio ouvir o Professor João Roberto de Araújo. “São muitos os ensinamentos que ele nos passa. Podemos absorver e colocar todos em prática em nosso dia a dia, nesse desafio que temos de fazer o melhor para a educação. Hoje, os educadores estão mais conscientes de sua importância social, seus compromissos, aprendendo a lidar melhor com os valores e as emoções, inclusive de seus alunos e suas famílias”, enfatizou.
Durante a Sensibilização em Patos, Luiz Carlos Gabi, gerente da 6ª GRE, considerou bastante interessante essa ação direcionada ao educador, falando da importância de estar atualizado com tudo que acontece, não apenas em relação à sala de aula, mas a toda comunidade escolar. “Hoje a nossa responsabilidade aumentou e, por isso, precisamos entender o que acontece com as nossas emoções em função dessas mudanças”, acrescentou.

Os resultados são surpreendentes e os relatos surgem em todas as gerências. Diminuição da violência e da evasão escolar, além de mais harmonia, respeito e participação das famílias no processo de aprendizagem dos filhos já é realidade na Paraíba. Um encerramento que sugere, na verdade, um novo começo cheio de grandes e esperançosas possibilidades.



Assessoria de Imprensa