quarta-feira, 7 de julho de 2010

Em discurso na Câmara: Rômulo fala da sua decisão e a crescente onda de violência na Paraíba

NOTÍCIAS: 07/07/2010 - Discursando ontem (06) na câmara dos deputados, Rômulo Gouveia (PSDB-PB) falou sobre sua decisão de ser candidato a vice-governador de Ricardo Coutinho no pleito que se avizinha, do dia 03 de outubro.

“Assumi esse convite em razão do destino daquele Estado, do quadro em que se encontra a Paraíba”, disse Rômulo.

O parlamentar falou da sua trajetória como homem público, onde ocupou cadeiras na câmara municipal de Campina Grande, na assembleia legislativa do estado da Paraíba e agora está no seu primeiro mandato de deputado federal.

“Durante este mandato, meu trabalho foi voltado aos interesses da Paraíba, como educação, interiorização do ensino, comunicação e a telefonia móvel”, falou o tucano.

Rômulo Gouveia disse ainda que, sabe bem dos desafios que vai enfrentar, “em função de um governo que se instalou, por via indireta, por decisão judicial e que usa de todos os expedientes para se manter no poder da Paraíba”.

“A demonstração maior tem sido a cooptação de partidos, de prefeitos, o autoritarismo, o excesso de nomeação com contratações, ultrapassando, inclusive, a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse o deputado.

“Foi diante desses fatos, diante da convocação partidária, diante da representação política de Campina Grande e do compartimento da Borborema que decidi aceitar o convite para, ao lado de Ricardo Vieira Coutinho, que governou a cidade de João Pessoa, a capital de todos os paraibanos, com dignidade, com respeito, com ética, com espírito público, mas, acima de tudo, realizando uma das maiores administrações da história política da cidade de João Pessoa”, justificou Rômulo Gouveia.

Enquanto Rômulo discursava foi aparteado por colegas de várias legendas partidárias, como o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), “fiz questão de fazer esse aparte, porque independentemente da posição política tomada pelo meu partido, o PT, que sabe inclusive as relações históricas que tem com o nosso candidato a Governador Ricardo Coutinho, do PT, nas nossas labutas de longa data. Desejamos toda a felicidade para vossa excelência. Conheço o seu trabalho”.

Quem também falou foi o deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), “quero cumprimentá-lo por essa decisão. Nós, do PSDB, agradecemos ao Rômulo Gouveia a grande liderança que temos na Paraíba”. Outra intervenção foi da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), “sei como tem desenvolvido um excelente trabalhando ao representar a gente do seu Estado em todos os sentidos”.

“Com certeza, chegando ao lado de Ricardo Coutinho ao Governo da Paraíba, teremos oportunidade de levar a experiência do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados e contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, encerrou Rômulo.

Violência

Tem preocupado Rômulo Gouveia a crescente onde de violência na Paraíba, onde os índices são constantemente acrescidos de mais casos.

Segundo o parlamentar paraibano, diferente da mídia institucional os jornais trazem todos os dias casos e números da violência no estado.

“As estatísticas demonstram o aumento da criminalidade em todas as suas modalidades: furtos e roubos a pessoas e propriedades, homicídios, sequestros relâmpagos, tráfico de drogas, práticas dos grupos de extermínio e crime organizado, além da constante execução sumária de detentos e ex-detentos”, falou Rômulo, que citou que no governo anterior, criticado pelo atual governo, os investimentos em pessoal foram bem maiores, com concursos públicos e valorização da categoria. ASCOM