O avanço na Educação do
Ensino Médio nas escolas públicas estaduais da Paraíba é uma realidade e está
em crescente linha positiva. Dados oficiais atestam que em 2011, 274 alunos
oriundos de escola pública estadual tiveram acesso a uma vaga na universidade.
No biênio 2017/18, houve uma evolução progressiva que já ultrapassou para 1.925
alunos saindo da escola pública estadual para a universidade, E neste último
biênio, 3.716 alunos tiveram acesso à escola pública superior saindo do ensino
médio estadual paraibano. E no Enem 2019, 225 estudantes da rede estadual foram
aprovados em primeiro lugar, em vários cursos, inclusive, uma aluna que foi
nota mil na Redação. Essas informações foram divulgadas hoje (04) na ALPB,
durante pronunciamento do deputado Jeová Campos. Para o parlamentar, a Paraíba
está fazendo o dever de Casa. “Esses dados significam um aumento evolutivo de
aprovação de 1.248% e demonstram que estamos num caminho crescente, um caminho
virtuoso e que não é possível de não ser reconhecido”, reiterou o parlamentar.
Em sua fala, Jeová
parabenizou toda equipe técnica da Secretaria de Educação, em nome da
professora Giselda. “Ela é uma anônima, cumpre um papel importante naquela
Pasta, tanto como o atual secretário que continua um trabalho sério e positivo
que vem da gestão de seu antecessor, Alessio e outros profissionais e
técnicos”, disse o parlamentar, lembrando a importância de uma boa escola
pública. “Eu venho da escola pública e filho de pobre só pode estudar em escola
pública e é ela que é o caminho para construção da cidadania das famílias e dos
filhos dos mais humildes. Essa é a escola do Gira Mundo, dos professores que se
qualificam fora, ela é integrativa e faz com que o filho do agricultor, do
trabalhador tenha segurança quanto ao seu futuro”, destacou o deputado.
Na opinião de Jeová, a
oposição da PB colocou uma venda para questões importantes deste estado como
essa da Educação. “A oposição não quer falar, por que será?”, questionou ele,
lembrando que nos países desenvolvidos, não tem escola particular, a escola é
federalizada e o referencial de qualidade é outro. “Falar de educação muito me
emociona, pois isso mexe com meu coração, com os meus sentimentos e com minha
história de vida, pois tudo o que consegui na vida foi através de minha
formação, da educação que recebi e quando o Estado faz política pública
inclusiva, de integração, de valorização da criança e adolescente, ele
oportuniza um futuro melhor, uma história de vida mais decente e a gente
precisa reconhecer isso, inclusive, a oposição”, finalizou o parlamentar.
Assessoria