segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Inauguração de UTI para idosos e reunião para o início do Cooperar foram pauta da agenda do deputado Jeová nesta segunda (17)


O deputado estadual Jeová Campos (PSB) teve uma agenda nesta segunda-feira (17) toda voltada para a implantação de políticas de inclusão. Pela manhã, ele acompanhou o governador João Azevedo e o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, na inauguração de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva humanizada para idosos no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. Em seguida, o parlamentar esteve reunido com o Secretário de Agricultura Familiar, Luiz Couto, e o Secretário Executivo do Projeto Cooperar, Omar Gama, para tratar do início da execução do Projeto Cooperar, que ficou marcado para o dia 18 de março.

Na entrega dos leitos de UTI, Jeová destacou que o serviço, que tem o foco na humanização do cuidado ao paciente, garantirá acompanhamento familiar 24h aos idosos em UTI e que isso era uma conquista muito importante do ponto de vista da política de inclusão social. “As políticas de inclusão, principalmente, dos idosos, são políticas representativas do Estado que tem um olhar diferenciado para o cidadão. O governador inaugurou vários leitos de UTI para que pessoas idosas possam ter direito, naquele espaço restrito, a ter um acompanhante, que pode ser um familiar, um cuidador, mas, alguém do convívio do paciente. Essa é uma forma mais humanizada de tratamento, que deixa o paciente mais tranquilo”, comentou Jeová Campos.

O deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Água e Agricultura Familiar da ALPB, também esteve reunido, com o Secretário de Estado de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido; Luiz Couto, e o Coordenador do projeto Cooperar, Omar Gama. Na pauta, a implantação do Projeto Cooperar na Paraíba. Segundo Jeová, está tudo pronto para o começo dos trabalhos agora em março.

Dia 18 de março teremos o início do grande projeto Cooperar na Paraíba com conhecimento das propostas das associações comunitárias. Em seguida, essas propostas serão encaminhadas ao Conselho de Desenvolvimento Rural e, depois, encaminhadas para a gerência e da gerência para a Direção Geral do Cooperar. Sem dúvida, a expectativa é de que essa ansiedade que existe hoje nos produtores e nas comunidades rurais possa ser solucionada com a chegada efetiva do projeto Cooperar. Só este ano são cerca de 50 milhões a serem investidos na Paraíba e o sertão inteiro estará incluído nessa ação graças a uma luta do deputado Jeová Campos”, reiterou o parlamentar.
Vale destacar que durante o ano de 2019, Jeová foi quem articulou e coordenou os encontros do governo do estado, através do Cooperar, com agricultores e associações. As reuniões contavam sempre com a participação dos dirigentes de associações comunitárias rurais de vários municípios. A ideia era explicar sobre o projeto e ajudá-los a confeccionar projetos. “Agora, vamos começar a operacionalizá-los”, comemora o parlamentar, que tem neste terceiro mandato na ALPB, como uma das principais frentes de trabalho, a questão da Agricultura Familiar.

Assessoria