quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Hospital Regional de Patos registra 656 atendimentos e 23 cirurgias de emergência durante o carnaval


O Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) teve um plantão movimentado nos quatro dias de carnaval. Entre os dias 21 e 25, a unidade que integra a rede estadual de saúde, registrou 656 atendimentos, sendo 589 na urgência e emergência, realizou 23 cirurgias e 68 internações. O dia de maior movimento foi a sexta-feira, véspera de carnaval, com o registro de 165 atendimentos e 12 internações. Os acidentes de trânsito no período vitimaram 63 pessoas, das quais 53 estavam utilizando motocicletas.

Na emergência, os casos envolvendo dor abdominal, acidentes de trânsito, queda da própria altura, dificuldades de respirar, diarreias, dor no peito e hipertensão foram os principais motivos dos atendimentos. O número de pacientes atendidos por causas violentas somou 13 casos, sendo sete deles por agressão física, quatro com ferimentos por arma branca e dois por arma de fogo.

Dos 23 procedimentos cirúrgicos realizados, a maior parte foi de ortopedia, devido à gravidade dos ferimentos dos acidentados por motos, houve ainda cinco cirurgias gerais, uma oncológica, outra vascular e uma urológica. A exemplo dos anos anteriores, a equipe de plantão supriu a demanda de atendimentos sem precisar reforço na equipe.

Para a diretora geral do Complexo, Liliane Sena, o fato do hospital ter realizado várias cirurgias antes do período carnavalesco contribuiu para eficiência no atendimento dos casos surgidos durante o carnaval. “Os plantões de carnaval aconteceram sem nenhuma intercorrência que fugisse ao nosso controle, pois nos preparamos para esse aumento natural de demanda. Mantivemos a média de atendimentos de anos anteriores, com picos no dia 21, com 165, e no dia 24, com 142 casos e nos demais dias sempre com mais de 100 atendimentos”, destaca Liliane, lembrando que durante o plantão do carnaval o Complexo recebeu pacientes de 56 municípios da região. 


Assessoria