terça-feira, 25 de outubro de 2016

Ginásio Poliesportivo de Poço Dantas vai receber o nome do ex-vereador João Guilherme Estrela

João Guilherme Estrela
O Ginásio Poliesportivo construído pelo governo do Estado da Paraíba, na cidade de Poço Dantas, receberá o nome ‘Vereador João Guilherme Estrela’ (Joca de Duca).  A propositura do deputado Jeová Campos (PSB), aprovada em plenário na semana passada, atende um pleito da população de Poço Dantas, representada pela vereadora Maria Eva de Sousa Lira. “O ex-vereador Joca de Duca foi um grande colaborador da sociedade Poço-dantense e participou ativamente da política daquele importante município situado no Alto Sertão da Paraíba e foi um exemplo de homem público”, justifica Jeová.

“Foi o ex-vereador João Guilherme Estrela que deu posse ao primeiro prefeito constitucional de Poço Dantas, José Milton Santiago, de saudosa memória”, lembra Jeová. O líder político Joca de Duca, segundo o parlamentar, possuía uma característica essencial ao ser humano: a solidariedade. “Ele era um homem probo, ético, honrado e leal. Cultivava um vasto círculo de amizades e seu nome era respeitado como pessoa de reputação ilibada. Um exemplo de cidadão, seja no seio familiar, seja na política. Atuava como conciliador e mediador nos conflitos locais. Era solidário e nunca se negava a abraçar uma causa nobre”, destaca o deputado na justificativa do Projeto de Lei 781/2016.

“Joca de Duca não media esforços para ajudar as pessoas da região da Vila de Barra de Piabas e dos municípios de Poço Dantas e Uiraúna e na defesa de sua região. Como homem público sempre defendeu os interesses dos menos favorecidos, lutando por dias melhores em prol de sua gente, tornando-se referência política no alto sertão. Pela sua brilhante trajetória de homem público, João Guilherme Estrela deixou marcas profundas na seara política de Poço Dantas, Uiraúna e região”, lembra Jeová. Para o parlamentar, a homenagem a  João Guilherme Estrela é justa e representa o reconhecimento do Poder Legislativo Paraibano a um cidadão que sempre lutou pelos seus conterrâneos.

Perfil do homenageado - João Guilherme Estrela nasceu na Vila de Barra de Piabas, em Poço Dantas. Era filho de Guilherme Duque de Equitane e Minervina Maria da Conceição.  Foi casado com D. Maria Barreto, também natural de Poço Dantas e desta união nasceram onze filhos. João Guilherme Estrela exerceu o mandato de vereador nos municípios de Poço Dantas e Uiraúna. Trabalhador desde a infância, ele foi produtor rural, criador de gado e comerciante. Mas, foi no Poder Legislativo Municipal que encontrou a sua verdadeira vocação: a de representante do povo. Além de ser um homem público, de notória reputação e elevado caráter, o saudoso vereador Joca de Duca foi um homem de fé, que se doou completamente para sua família, para o trabalho, para a atividade política, para as comunidades de Bulandeira, Vila de Barra de Piabas e localidades circunvizinhas e para sua cidade. Hoje a sua herdeira política é a vereadora do PSB, Maria Eva de Sousa Lira.


Assessoria