terça-feira, 11 de outubro de 2016

Acessibilidade: Portal da JFPB adota a ferramenta VLibras

O aplicativo está disponível para download no cabeçalho do site

Promover o acesso à informação para os brasileiros que possuem deficiência auditiva. Esse foi o objetivo da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) ao implantar nesta segunda-feira (10/10) o sistema VLibras para tradução de textos do site institucional para a língua brasileira de sinais. No cabeçalho da página inicial do Portal da JFPB (www.jfpb.jus.br) há um link sobre o funcionamento do aplicativo, que está disponível para download em computadores, tablets e celulares.

A língua brasileira de sinais, que conta com 11.124 sinais criados, ajuda a tornar computadores acessíveis a pessoas com deficiência auditiva sem capacidade para leitura. Assim, o portal da JFPB fica disponível a um grupo maior de pessoas, rompendo a limitação da palavra escrita. Isso porque pessoas surdas têm muita dificuldade para se comunicar na língua oral, por isso sistemas de adaptação são importantes ferramentas de integração.

Como funciona
Ao baixar o aplicativo, o usuário terá uma tela para colar os textos do website e traduzi-los para a linguagem de sinais. Na página do VLibras há também um manual explicando o funcionamento da ferramenta, bem como o processo de instalação e desinstalação do aplicativo.

O sistema é uma ferramenta aberta, de distribuição livre, elaborada pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O sistema VLibras permite ainda ao usuário ensinar ou corrigir o sistema, aumentando o número de palavras traduzidas em sinais.

Seção de Comunicação Social – SECOM
Justiça Federal na Paraíba

(83) 2108-4188