sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Açude de Coremas no Sertão paraibano chega a 2,6% do volume total de água

O nível do açude Coremas, no município de mesmo nome, no Sertão paraibano, chegou a apenas 2,6% da capacidade total de armazenamento de água. A medição foi divulgada na última quinta-feira (13), pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB). Devido ao baixo volume, o açude de Coremas teve uma grande redução na perenização dos rios Piranhas, Piancó e outras cidades, que passaram a receber águas do açude Mãe D’água, que está com menos de 10% do volume total.
De acordo com a ANA, desde o dia 3 de outubro deste ano, a perenização de trechos dos rios Piancó e Piranhas, com o objetivo de abastecimento público de cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte, está sendo realizada a partir do açude Mãe d’Água. Para isto, está sendo usada uma vazão de 2,6 m³/s.
Mesmo com o uso das águas do açude Mãe D’água, ainda existe uma vazão de 0,5 m³/s, saindo do açude de Coremas. Segundo a ANA, isso está acontecendo devido à impossibilidade de fechar completamente uma das válvulas de controle do reservatório, que está danificada. Ao todo, está sendo liberada uma de 3,1 m³/s para o rio Piancó.
A medida já era prevista e chegou a ser anunciada pela Agência Nacional das Águas (ANA) durante uma reunião realizada na Paraíba, em 9 de junho deste ano, ocorrida em Campina Grande. A previsão apontada era entre outubro e novembro deste ano.
Segundo a agência, quando o açude de Coremas chegar a 14,9 milhões de metros cúbicos, o sistema de captação de água por meio de gravidade perde a eficácia e, por isso, a captação vai ser feita por bombas flutuantes para garantir o abastecimento apenas do município de Coremas.
De acordo com os dados da Aesa, o açude de Coremas tem capacidade para armazenar 591.646.222 metros cúbicos de água, mas está com apenas 15.636.454 metros cúbicos. Já o açude Mãe D’água, tem capacidade para 567.999.136 de metros cúbicos de água, mas está com apenas 56.456.494 metros cúbicos, o que representa 9,9%.
Um gráfico divulgado no site da Aesa, mostra que somente neste 13 dias de outubro, o nível de água baixou 2,49 milhões de metros cúbicos de água. No dia 1 de outubro ele estava com 19,123 milhões de metros cúbicos e nesta quinta-feira (13) está com 15,636 milhões.
G1