sábado, 5 de setembro de 2015

Câmara Municipal de Cajazeiras homenageia Acácio Braga pelos cem anos do seu nascimento

A Câmara Municipal de Cajazeiras, atendendo uma propositura do Vereador Ivanildo Dunga (PMN), realizou na última sexta-feira (04), uma Sessão Solene, para homenagear o ilustre cajazeirense Acácio Braga Rolim, no mês em que se comemoram os 100 anos de seu nascimento, evento que foi bastante prestigiado.
Durante os atos comemorativos, também será feito o lançamento oficial de uma revista, contando fatos que marcaram a vida do saudoso político sertanejo. A revista contém artigos de familiares, amigos e historiadores, entre eles, Abdiel de Souza Rolim (ex-vice-prefeito de Cajazeiras); José Aldemir Meireles (deputado estadual); Antonio Quirino de Moura (ex-prefeito e ex-deputado), e dos professores José Antonio de Albuquerque (ex-vereador); Chagas Amaro (ex-vereador) e Agnaldo Rolim (produtor cultural).
Nascido em Cajazeiras, em 17 de setembro de 1915, e filho do casal Luiz Cartaxo Rolim e Francisca Braga Rolim, Acácio Braga Rolim foi comerciante, agropecuarista, industrial e político atuante. Foi vice-prefeito de Cajazeiras, candidato a prefeito e deputado estadual, sempre se mantendo firme na oposição e em defesa das causas mais justas de Cajazeiras e da região.
Na Assembléia Legislativa do Estado, teve destacada atuação em defesa dos interesses da população cajazeirense e sertaneja. 
Foi dele, o projeto de lei, criando o Colégio Estadual de Cajazeiras, o primeiro da cidade a oferecer o ensino ginasial da época, início década de 60, atendendo a um forte apelo do movimento estudantil, liderado pelo então vice-prefeito Abdiel de Souza Rolim.
A atuação parlamentar desse cajazeirense também foi marcada por outros grandes projetos em defesa do ensino público e gratuito, beneficiando várias escolas, entidades e instituições locais. Sua atuação também se estendeu por toda a região, contribuindo para a emancipação política, o crescimento e o desenvolvimento de vários municípios sertanejos, a exemplo de Bom Jesus, Santa Helena e Triunfo.

Da redação (fotos: José Cavalcante Jr.)
Com blog Adjamilton Pereira