terça-feira, 30 de março de 2021

Especialista paraibano explica como empresários podem inovar e se reinventar na pandemia

A pandemia do novo coronavírus impôs ao empresariado diversos desafios. Para lidar com eles, foi preciso encontrar alternativas e se manter no mercado em meio às restrições e todo o cenário decorrente da crise sanitária mundial. O presidente da Associação dos Usuários de Tecnologia da Paraíba (Sucesu-PB) e Diretor de Fomento e Competitividade da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Tarcísio Ferreira Grilo Júnior, indica alguns pontos que podem auxiliar empresários e empreendedores neste momento difícil.

“As plataformas de comércio eletrônico tiveram um crescimento exponencial durante esse período de pandemia. Antes, o e-commerce representava um total de apenas 5% das vendas e, hoje em dia, praticamente dobrou, chegando a quase 10% de participação. No mundo, a tendência que se espera é que em mais alguns anos o comércio eletrônico chegue a representar 80% das vendas realizadas no varejo”, comentou Tarcísio. “Quem não entrou ainda nas plataformas on-line, está perdendo o momento de oportunidades. Muitos passaram a usar o delivery, por exemplo, para manter o faturamento. Essa foi a maneira encontrada de manter o cliente por perto e manter o faturamento, mesmo com as restrições impostas pela pandemia”, ponderou.

Para os que ainda não investiram nas vendas on-line, o especialista recomenda que procurem os meios necessários, além de capacitação e conhecimento para não colocar o negócio nas plataformas de comércio eletrônico, sem saber administrar a ferramenta. “Se o empresário não tem o perfil para o negócio online, é preciso buscar capacitação como as que o Sebrae ou empresas de e-commerce oferecem, dando todo suporte no gerenciamento deste recurso”, considerou.

Segundo Tarcísio, o conhecimento para o uso do e-commerce é essencial para auxiliar de fato na melhoria dos dispositivos internos organizacionais, que viabilizam o sucesso do trabalho empreendido e geram resultados satisfatórios nas vendas, aumentando o faturamento do negócio. “Se o empresário ou empreendedor não sabe como fazer, tem que procurar se habilitar para utilizar a tecnologia a seu favor. Não se pode perder tempo, porque outro da área, mais familiarizado com o meio digital, pode tomar a frente e conquistar um espaço que poderia ser seu”, completou.

 

Positiva Agência