segunda-feira, 15 de março de 2021

Pão de Saora pode se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba graças a uma iniciativa do deputado Jeová Campos

Conhecido e saboreado por consumidores fiéis de Cajazeiras e outras cidades do Alto Sertão Paraibano e até outros estados, o famoso pão de Saora está a ‘uma fornada’ de se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba. Graças a uma iniciativa do deputado estadual Jeová Campos, que protocolou hoje (15), o Projeto de Lei 2.590/2021, essa iguaria idealizada pelo Sr. Severino Cabral dos Santos, conhecido por “Seu Saora”, em meados do Século XX, na cidade de Cajazeiras, pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial.

Segundo o parlamentar, o produto alimentício idealizado pelo Sr. Severeino tem relevante importância na cultura e tradição alimentar não só do Alto Sertão Paraibano, mas de todos os rincões onde sua receita vem sendo perpetuada. “Quem não conhece o Pão de Seu Saora não sabe o que está perdendo”, afirma Jeová.

Sobre o pão e seu idealizador

Paraibano nascido em Teixeira, em 19 de outubro de 1918 e falecido em 2004, aos 86 anos, em Cajazeiras, Seu Saora, diante das dificuldades enfrentadas ao longo da vida, teve a feliz idéia de fabricar pães de forma artesanal/caseira com a ajuda da família. Em sua fórmula simples e sem segredos, os pães de Saora, como ficaram conhecidos e adquiriram fama, eram e ainda são produzidos sem qualquer produto químico. “Esse pão, além da qualidade e sabor inigualáveis, é a garantia de um alimento saudável e nutritivo como, aliás, deve ser aquele que é considerado o primeiro e mais sagrado alimento do nosso dia a dia”, afirma Jeová, lembrando que o pão que há décadas é feito em Cajazeiras, agora pode ser encontrado em João Pessoa, nas versões salgado e doce, graças a iniciativa de uma das netas de Saora, a enfermeira Jana Samara, que teve a idéia, uma vez que os inúmeros cajazeirenses residentes na capital há muito desejavam adquirir o produto. “É com muita honra e alegria que dou continuidade ao trabalho do meu avô, dos meus tios e dos meus pais”, disse ela em entrevista ao site ‘Coisas de Cajazeiras’.

Assessoria