terça-feira, 31 de maio de 2016

Sindicato dos Jornalistas da Paraíba divulga nota de repudio contra nomeação de Fabiano Gomes na EBC

NOTA DE REPÚDIO AO GOVERNO GOLPISTA PELA INDICAÇÃO DE FABIANO GOMES À DIREÇÃO DA EBC
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público manifestar seu repúdio à indicação do radialista Fabiano Gomes à Direção da Empresa Brasileira de Comunicação – EBC, tão importante para a sociedade, que tem como objetivo dar vez e voz à população e estimular a participação dos vários segmentos indiscriminadamente com vistas ao apoderamento social da comunicação pública pelas pessoas, por ele representar o que há de mais atrasado no rádio paraibano e por sua falta de compromisso com a ética e com os direitos humanos.
A nomeação do Sr. Fabiano Gomes à EBC consiste numa afronta à cidadania e ao povo paraibano, em especial às mulheres, que, em episódio não tão distante, já foram fortemente violentadas em seu programa de Rádio, com palavras ofensivas, demonstrando seu caráter preconceituoso e misógino.
Portanto o Sr. Fabiano Gomes não possui nenhum preparo profissional para assumir a direção de uma empresa pública da magnitude da EBC.
João Pessoa, 30 de maio de 2016.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

Difusôra Rádio Cajazeiras completou 52 anos nesta terça-feira (31/05) e mantém alta audiência regional

A Difusora Rádio Cajazeiras, fundada em 1.964, completa nesta terça-feira (31), o seu quinquagésimo segundo aniversário, ultrapassando meio século de história, mas mantendo uma audiência sólida e com grande influência não só nos municípios paraibanos, mais em localidades dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.
Em 2014 uma grande festa foi realizada para comemorar os 50 anos da Difusora, tendo como destaque, homenagens a cinqüenta funcionários e ex-funcionários da “Pioneira”,como a emissora é carinhosamente chamada pelos ouvintes.
A rádio, pertencente ao grupo empresarial Cavalcanti Primo, comandado pelo empresário José Cavalcanti, é a mais potente emissora da Paraíba, com forte inserção em todo o Nordeste, funcionando com 25.000 Watts de potência e modernos equipamentos.
Operando na freqüência 1070 kHz, a Difusora mantém uma tradição na cidade de Cajazeiras e, diferentemente do que acontece em outras regiões, mantém a supremacia do rádio AM (amplitude modulada), solidificada pela qualidade do seu jornalismo e com uma programação de qualidade durante todo o período em que está no ar.
Conhecida a nível estadual como a “Escola do Rádio da Paraíba” a Difusôra se orgulha de ter exportado para vários recantos do estado e do país, uma leva de grandes profissionais que passaram pelos seus microfones e que agora brilham na imprensa estadual a exemplo de Gutemberg Cardoso, Antônio Malvino, Josival Pereira, Gilson Souto Maior, Jota Júnior, dentre outros e, a nível nacional, como o ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega.

Prefeitura de Cajazeiras entrega cheques aos selecionados do Empreender e anuncia novos cursos

13346915_1201361226575378_7700297048754061073_n
A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico realizou nesta segunda-feira (30) a entrega dos cheques aos selecionados do Programa Empreender 2016.

A palestra de entrega dos cheques aconteceu no auditório da FAFIC com a participação de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito Júnior Araújo que representou a prefeita Denise Albuquerque. A palestra foi conduzida pelo artista Hugo Leonardo, conhecido por seu personagem “Tatu”.
Durante a última semana, os selecionados do Empreender participaram de diversas oficinas de capacitação realizadas através da parceria com o Sebrae.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Kaliel Conrado destacou o compromisso da Prefeitura de Cajazeiras com a capacitação dos microempreendedores do município.
O Empreender é uma concessão de crédito produtivo com o objetivo de incentivar a geração de ocupação e renda entre os microempreendedores populares.
WhatsApp-Image-20160531 (2)
Novos cursos – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae está realizando as inscrições para dois novos cursos. O primeiro deles “Meu Primeiro Emprego” acontece do dia 08 a 10 de junho, das 14 às 17 horas no Sebrae. No dia 11 de junho (sábado) o curso acontece das 08 às 11:30 horas.
O público alvo do curso são adolescentes a partir de 16 anos ou qualquer pessoa que não esteja trabalhando. As inscrições para 30 vagas acontecem na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e é necessário estar munido de documentos pessoais, comprovante de escolaridade e de residência.
O segundo curso é de Atendimento ao Cliente. Começa no dia 07 e vai até 10 de junho das 19 às 22 horas no SEBRAE. Apenas 30 vagas.
O curso é pensado para quem já está inserido no mercado de trabalho e foi escolhido por meio de uma pesquisa realizada no comércio local.
Os temas abordados nos dois cursos são: conceitos de empregabilidade, marketing pessoal, relações humanas, você como diferencial competitivo, trabalho em equipe, ética profissional e responsabilidade social e passos para o atendimento ao cliente.
Secom

Projeto de Couto permite que area da União seja usada para horta comunitária

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4578/16, do deputado federal Luiz Couto (PT-PB), que autoriza o uso de áreas de domínio da União para cultivo de horta comunitária orgânica por famílias de baixa renda organizadas em associações, cooperativas ou sindicatos.

A permissão para o uso deverá ser dada pelo Secretário do Patrimônio da União e publicada no Diário Oficial. A destinação da área deverá ser compatível com o plano diretor municipal.

Atualmente, o regime geral dos bens da União (Lei 9.636/98) permite utilizar essas áreas para eventos de curta duração, de natureza recreativa, esportiva, cultural, religiosa ou educacional.

Couto afirmou que há, nas áreas urbanas, terrenos ociosos que acabam destinados a atividades que degradam a qualidade das cidades e da vida de seus habitantes, como acumulação de lixo e entulhos.

“A instalação das hortas elimina o mau uso dos espaços urbanos, contribui para o suprimento de carências nutricionais com alimentos de qualidade, contribui para a preservação do meio ambiente e constitui instrumento poderoso de educação e conscientização ambiental”, argumentou o deputado. 

Segundo ele, as hortas também poderão ser instrumento de geração de emprego, renda e inclusão social para a comunidade.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ascom do Dep. Luiz Couto

SINFUMC - INFORMATIVO


A evolução dos valores depositados pelo Governo Federal entre os anos de 2014, 2015 e 2016 em favor da Prefeitura de Cajazeiras, demonstra uma superação nas cotas e nas contas, entre o passado e o presente, com relação às rubricas do FPM, FUNDEB e FUNDO - SAÚDE. 

Portanto, a tese da crise financeira cai por terra perante os depósitos abaixo.
Cronologicamente conta-se 882 dias entre 01 de janeiro de 2014 a 31 de maio 2016. Assim, existe esteio financeiro e contábil, diante do demonstrativo supra, para observarmos que, houve e há superação dos depósitos das cotas mensal e anual, da prefeitura de Cajazeiras.

Igualmente, as cotas extras das rubricas em tela, ficaram ausentes desse demonstrativo.



Cajazeiras/PB, 31 de Maio 2016.

A DIRETORIA DO SINFUMC

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Assessoria não confirma vinda de Dilma à Paraíba

A assessoria da presidente Dilma Rousseff informou, na tarde desta segunda-feira (30), que a petista ainda não tem data marcada para vir à Paraíba.
Dilma foi convidada para participar de uma audiência na Assembleia Legislativa da Paraíba.
A audiência, aprovada por unanimidade pelos deputados, foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. A propositura é do parlamentar Jeová Campos (PSB).
A intenção é de que a presidente venha à Paraíba para debater democracia e o atual momento político brasileiro.
Dilma está afastada do cargo desde o último dia 12 de maio após pedido de impeachment ser aberto no Senado.

MaisPB

Audiência pública com a presença da presidente afastada Dilma Rousseff acontecerá no dia 08 de junho

A presidente afastada Dilma Rousseff, estará em João Pessoa, no dia 08 de junho, para participar de uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba. Para que mais pessoas possam participar da audiência, ao invés dela ser realizada no plenário da ALPB, acontecerá no Espaço Cultural, a partir das 15h. O deputado estadual Jeová Campos (PSB), autor do requerimento que propôs a realização da audiência, explica que a proposta é debater sobre a democracia e o atual momento político brasileiro.

Nesta segunda-feira (30), logo após ter a confirmação da data pela assessoria da presidente, Jeová Campos participou de várias reuniões para tratar de detalhes da programação. Em uma delas, junto com os deputados Frei Anastácio e Anísio Maia e representantes da Frente Brasil Popular, ficou decidido que após a audiência pública haverá um ato político/cultural, com discursos e apresentações artísticas. O governador Ricardo Coutinho já confirmou presença no evento.

Segundo Jeová, o Brasil e também a Paraíba vive momentos de angústias e apreensões com os últimos acontecimentos em Brasília, onde a Presidente da República Dilma Rousseff, legitimamente eleita, foi afastada interinamente do cargo pelo Senado Federal. “Entendemos que o impedimento de um Presidente da República requer uma clara e convincente fundamentação jurídica, sem o que se torna instrumento de mera conveniência política e de interesses de curto prazo. É isso o que está acontecendo com a presidente Dilma e a participação dela na audiência será esclarecedora”, afirma o parlamentar.


Para Jeová, é importante que num momento em que o país enfrenta tantas dificuldades políticas e econômicas, a sociedade e as instituições comprometidas com a democracia devem ser chamadas a se posicionarem a respeito de tudo o que está acontecendo. “Entendemos que a Assembleia Legislativa da Paraíba não podia ficar de fora deste importante debate, por isso propus a realização desta audiência pública e, desde já, agradeço a sensibilidade de meus colegas parlamentares que aprovaram, por unanimidade, a realização deste evento”, finaliza Jeová. 

Assessoria

Operação Lava-Jato vira filme pornô no Brasil

Em meio ao cenário extremamente conturbado na política brasileira, a indústria de filmes eróticos tenta aproveitar para escapar da crise. A Brasileirinhas, uma das principais produtoras do país no ramo, lançou na última quinta-feira (12/5), o filme ‘Operação Leva Jato’, uma espécie de paródia sobre a operação da Polícia Federal que apura os escândalos de corrupção na Petrobras.

Dirigido por Gil Benzadon e contando com a presença das estrelas pornô Isabella Martins, Britney Bitch, Pamela Pantera, Big Macky e Falcon, o filme traz as cenas de sexo explícito dentro de um contexto de propinas e investigações.

Os atores e atrizes assumem papeis de agentes, delatores e investigados. O longa de 96 minutos foi filmado em tecnologia 4K, ou seja, em qualidade de imagem acima da "Full HD".

Estado de Minas

População de Cajazeiras corre risco de surto epidemiológico em decorrência do atraso para combater ciclos de endemias

Mesmo com a contratação de (trinta) novos agentes e, somados os já efetivos para combater o surto epidemiológico de Zika Vírus, Dengue e Chikungunya – por parte da Secretaria de Saúde de Cajazeiras, os trabalhos de combate às endemias, para concluir os ciclos estão demasiadamente atrasados.

Segundo informações chegadas a nossa reportagem, nem mesmo o segundo ciclo foi concluído, pois, o mês de maio é tempo de estar iniciando o quarto ciclo, mas as equipes não concluíram o segundo.

Sem coordenação e tão pouco planejamento para equilibrar as demandas, o Programa de Estruturação da Vigilância Ambiental (PEVA) interrompeu a campanha de combate à doença de Chagas – Os agentes foram direcionados ao combate e controle de outras pragas.

Com inúmeras ocorrências na zona rural e registros no perímetro urbano, o vetor da doença de Chagas, o “barbeiro” se prolifera a cada dia fazendo novas vítimas, restando à população de Cajazeiras, clamar a Deus. Ainda de acordo com informações chegadas, a maioria dos agentes encontra-se em trabalhos burocráticos internos, ou à disposição de outros órgãos.


Da redação

Projeto propõe redução do salário de prefeito, do vice e vereadores em Bonito de Santa Fé

Tramita na Câmara Municipal de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão da Paraíba, um projeto de lei, de autoria do vereador Djacir Moreira da Silva, que propõe a fixação dos novos subsídios do prefeito, do vice, dos vereadores, dos secretários e dos subsecretários municipais. A propositura encaminhada à Câmara visa economizar quase R$ 1 milhão nos próximos quatro anos.
Em contato com a redação de notícias do portal Radar Sertanejo, Djacir explicou que o projeto tem como objetivo cortar gastos, já que Bonito de Santa Fé, assim como o Brasil, passa uma crise financeira sem precedentes. Segundo o vereador, a medida reduziria o salário de prefeito, do vice e dos vereadores. E aumentaria o salário dos secretários e subsecretários.
Se for aprovado, os novos valores passam a valer a partir do próximo mandato, que começa em janeiro de 2017. Porém, alguns vereadores já se declararam contrários ao projeto, enquanto que outros disseram que vão votar a favor da aprovação. Por enquanto, a Câmara está em recesso, mas a discussão vai continuar na volta aos trabalhos legislativos.
Com o corte, o salário de prefeito(a) ficaria em R$ 6.406,92, sendo que, atualmente, Alderi Caju recebe R$ 10 mil. O salário do vice cai de R$ 5 mil para R$ 3.203,46, enquanto os vereadores que ganham atualmente R$ 3.105 passam a receber R$ 1.603,73. Já os secretários municipais teriam os subsídios elevados para R$ 2.402,59 e o valor de R$ 1.603,73 para os subsecretários. Segundo declarações do vereador Djacir ao Radar Sertanejo.
Ainda de acordo com o projeto, os subsídios serão reajustados anualmente, no primeiro mês do ano a partir de janeiro de 2018, pelo IPCA (Índice de Preço Amplo ao Consumidor) acumulado nos 12 meses do ano anterior ao reajuste.
VALORES
tABELA CORRIGIDA 2
Djacir explica que um vereador no município trabalha pouco e em sua visão não deve ganhar um salário superior ao de um professor.
– Para ter uma ideia a Câmara Municipal se reúne uma vez por semana e, em média durante 3 horas, totalizando 12 horas por mês, enquanto um professor trabalha 30 horas semanais. Dessa forma nada mais justo que pelo menos o subsídio de vereador não seja superior ao do professor. E assim propomos este projeto, que tramitará na Casa Antônio Dias de Lima. Antes serão realizadas várias audiências públicas para a discussão do referido projeto.
Por Dida Gonçalves

Prefeitura de Cajazeiras lamenta morte da professora Janicélia Mangueira e Secretaria de Educação suspende atividades

professora
A prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque, o vice-prefeito, Júnior Araújo, secretários e demais auxiliares da administração municipal, vêm publicamente expressar o sentimento de pesar e prestar condolências à família da professora da rede municipal, Janicélia Mangueira, em decorrência de seu falecimento, ocorrido no último domingo (29).

A Secretaria de Educação, através da secretária Edna Elba publicou uma nota comunicando a suspensão de todas as atividades da educação nesta segunda-feira (30) e declarou que a Secretaria de Educação do Município de Cajazeiras está de luto.
Toda a equipe da gestão municipal lamenta a perda da professora Janicélia e se une em oração para que Deus conforte sua família.
Secom

São João do Carneirinho realizará sua terceira edição durante os festejos do Maior São João do Mundo 2016


O Maior São João do Mundo de 2016 será marcado por diversos eventos paralelos, um desses acontecimentos será "O São João do Carneirinho”, que realizará sua terceira edição no dia 16 de junho. A apresentação contará com música, dança e teatro, destacando a figura e a importância do Santo mais popular no Nordeste brasileiro. 

Para a idealizadora do São João do Carneirinho, Eneida Agra Maracajá, o objetivo desse festejo é fazer uma louvação a João Batista, Santo que foi cantado e decantado por personagens emblemáticos como Luiz Gonzaga, “Esse santo tem que ter uma liturgia. São João Batista, que pagou um preço alto em uma sociedade injusta, e que ainda hoje continua sendo injusta, mas que desafiou o poder e foi revolucionário, denunciando a covardia de sua época”, destacou Eneida.
 
Enquanto o Parque do Povo apresentará o lado festivo do evento, com dança, música e gastronomia, caberá ao São João do Carneirinho mostrar o aspecto da religiosidade do nordestino, reverenciando o ‘dono’ dos festejos, que é esse Santo conhecido e festejado tanto no Brasil como em outros países, a exemplo de Portugal e Espanha, com características particulares.
 
A Prefeitura de Campina Grande apoia o São João do Carneirinho dentro de suas condições, inclusive com o envio de quadrilhas juninas e trios de forró. Nas edições anteriores, o prefeito Romero Rodrigues se fez presente para prestigiar o evento, mostrando a sua capacidade de fortalecer as tradições na Rainha da Borborema.
 
Nesta terceira edição do São João do Carneirinho se apresentarão o Grupo de Sanfona (sanfonada) da Universidade Estadual da Paraíba; O Auto de São João, com a direção do professor Vladimir Silva, do Curso de Arte e Mídia da UFCG, que contará com 25 músicos e dançarinos. Haverá ainda a estreia de um trabalho desenvolvido pelo Memorial Severino Cabral, em que bonecos de tamanho real foram confeccionados com materiais recicláveis, entre outras atrações típicas dos festejos do Maior São João do Mundo.
 
O São João do Carneirinho acontecerá no Memorial Severino Cabral, localizado na avenida Getúlio Vargas, no centro de Campina Grande. Outras informações podem ser encontradas nas redes sociais https://www.facebook.com/severino.cabralmemorial.

Ascom

Presidente Raimundo Lira quer finalizar trabalhos da Comissão Especial do Impeachment antes das eleições

O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente da Comissão Especial do Impeachment no Senado Federal, quer que os trabalhos do colegiado sejam finalizados em meados de agosto, para não coincidir com o período eleitoral. “Esse processo poderá se estender, se o cronograma for rigorosamente obedecido, até o dia 02 de agosto”, previu o parlamentar.

Ainda segundo Lira, há a possibilidade de adoção de um prazo adicional de dez dias ao cronograma inicial. “Esse prazo pode se alongar por mais dez dias, por exemplo, caso, nas alegações escritas, a presidente afastada peça mais dez dias, uma possibilidade contida em lei. Caso isso ocorra, esse prazo adicional iria alongar para mais de 90 dias o processo, adentrando nos meados do mês de agosto”.

Mas, de acordo com o presidente, esse adicional não criaria problemas para o cumprimento do cronograma. Porém, ele alerta para o cuidado em não haver coincidência dos trabalhos da comissão com o período eleitoral propriamente dito.

“Acho que é interesse de todos que a comissão não esteja em funcionamento no auge das eleições municipais, que deve se dar exatamente no mês de setembro, mês que antecede outubro, quando vamos ter, realmente, as eleições”.

Raimundo Lira explicou os motivos para a necessidade de que a Comissão finalize os trabalhos antes das eleições. “Primeiro porque muitos senadores vão precisar se deslocar para as suas bases eleitorais. Segundo, é um discurso que não deve interessar às eleições municipais, nem para um lado, nem para o outro”, finalizou.

As declarações foram dadas à Rádio CBN.

Assessoria de Imprensa

Suspeito de assassinar paraibana no RJ se entrega a polícia. Leia!

Nayron Vilar da Silva, de 26 anos de idade, se entregou na noite de sexta-feira (28), na 53ª DP (Mesquita), e foi preso. Ele é acusado de matar a ex-companheira, Tayza Salustiano dos Santos, de 21 anos, que veio da Paraíba para o Rio em busca de emprego e estava desaparecida, foi encontrada morta, na sexta-feira, em Pilares, na Zona Norte do Rio.
O corpo de Tayza foi encontrado na manhã do dia (27) de maio, no interior de uma casa localizada no Morro do Urubu, bairro Pilares. Segundo Eduardo Santos, sobrinho da vitima, a residência seria do ex-marido da desempregada. Ainda de acordo com Eduardo, antes de ir a polícia, porém, o homem deixou o filho do casal, de dois anos, com uma conhecida, para que ele fosse entregue à família dela.
Tayza deixou sua terra natal, São José do Sabugi, na Paraíba, e se mudou para a capital fluminense em busca de melhores condições para criar o bebê, há cerca de dois meses.
Eduardo Santos, sobrinho da vitima, relata que o casal já estava separado e que o ex-marido era agressivo com Tayza:
— Ele sempre batia muito nela. E tinha a questão do ciúme também. Mas não sei o motivo do crime, já que eles já estavam separados. Mas ele vai pagar pelo que fez. A família ainda não sabe quando será o enterro da vítima.
O caso é acompanhada pela Delegacia de Homicídios da Capital, segundo nota divulgada pela Polícia Civil do Rio.
"Policiais civis da Delegacia de Homicídios da Capital – DH, coordenados pelo Delegado Phelipe Cyrne, prenderam na manhã do dia (28) de maio, Nayron Vilar da Silva, de 26 anos de idade, em cumprimento de mandado de prisão expedido no plantão judiciário após representação do Delegado em investigação da própria unidade. Nayron é acusado da morte de sua companheira Tayza Salustiano dos Santos, de 21 anos de idade, desaparecida desde o dia (16) de maio. O corpo de Tayza foi encontrado pela Delegacia, na manhã do dia (27) de maio, no interior de uma casa localizada no Morro do Urubu, bairro Pilares".

Wscom/Extra

Todos os carros do Brasil terão que usar placas do Mercosul até 2020

Novo modelo de placas de automóvel, no padrão do Mercosul, vai ser aplicado no Brasil a partir de 2016. (Foto: Reprodução/Denatran)O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou Resolução no Diário Oficial de  ontem que estabelece o sistema de placas de identificação de veículos no padrão disposto na Resolução Mercosul do Grupo Mercado Comum nº 33/14.
A Resolução determina que, até 31 de dezembro de 2020, todos os veículos em circulação no Brasil deverão possuir placas de identificação no padrão Mercosul.  A medida já começa a entrar em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2017 e o custo será pago por cada proprietário (a) de veículo no Brasil.

A resolução estabelece o novo modelo de placas para veículos, onde após o registro no órgão ou entidade executivo de trânsito dos estados e do Distrito Federal, cada veículo será identificado por placa dianteira e traseira, no padrão estabelecido para o Mercosul.
Segundo o texto, as placas deverão ter fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e, ao centro, o nome Brasil. Além disso, as placas passarão a ter sete caracteres alfanuméricos.

Correio24horas

HRC emite nota sobre a causa da morte de Janicelia Mangueira, professora do município de Cajazeiras

Morreu no Hospital Regional de Cajazeiras, no setor de Unidade de Tratamento Intensivo, a professora do Sistema Municipal de Ensino, Janicélia Mangueira da Silva, 40 anos.
Internada para tratamento de saúde, após perder 20 quilos em poucos dias, a professora ficou sob os cuidados médicos da equipe da UTI do HRC, na manhã de domingo (29), porém, por volta das 20hs00 o quadro clínico de Janicélia não evoluiu e mesmo com o emprego de todos os procedimentos necessários, a professora não resistiu e foi a óbito as 20hs30. 
Usando as redes sociais a Secretária de Educação do Município de Cajazeiras, professora Edna Elba Caldas, emitiu uma nota de pesar a família enlutada, ao mesmo instante, ela decretou luto oficial no âmbito da secretaria por três dias.
Informações que os preparos fúnebres seguem. Uma missa de corpo presente deverá acontecer na Igreja da Sagrada Família as 16hs00, o corpo está sendo velado no Memorial Esperança. O sepultamento acontecerá no Cemitério Municipal Nossa Aparecida - Vila Nova, em Cajazeiras, por volta das 17hs00.
Abaixo, a Nota da assessoria do Hospital Regional de Cajazeiras, explicando o quadro clinico da paciente.
NOTA
A assessoria de comunicação do Hospital Regional de Cajazeiras, vem através desta explicar o que se segue:
Neste sábado (28) deu entrada no setor de urgência e emergência, a paciente Janicélia Mangueira (40 anos de idade) transferida da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, a mesma recebeu os cuidados iniciais necessários e de imediato a equipe médica indicou sua internação.
No dia seguinte, domingo (29) às 11h a paciente teve complicações em seu quadro clinico e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva do HRC, no momento em que a equipe verificava seus sinais vitais, foi constatado que a pressão arterial da paciente estava inaudível. Foi realizada a administração de medicamentos para a reversão do estado da paciente, elevando assim, a sua PA ao nível normal 120 x 80.
Por volta das 20h a paciente entrou em parada cardiorrespiratória, a equipe da Unidade de Terapia Intensiva, realizaram manobras de reanimação cardiopulmonar, mas, sem sucesso, constatando o óbito da paciente às 20h30min, com a causa morte: Choque Séptico / Abdômen Agudo.
Da redação
Com Assessoria

domingo, 29 de maio de 2016

Polícia Civil transfere investigação de estupro coletivo para Delegacia da Criança e Adolescente

Cristiana Bento irá conduzir investigação de estupro coletivoPAULO CAMPOS/ESTADÃO CONTEÚDO
O chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, decidiu neste domingo (29) que a investigação do crime de estupro coletivo contra uma adolescente de 16 anos será transferido para a DCAV (Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima). Em nota, a Civil informou que "a medida visa evidenciar o caráter protetivo à menor vítima na condução da investigação, bem como afastar futuros questionamentos de parcialidade no trabalho".
A Civil não informou se Alessandro Thiers, que conduzia o caso, continuará investigando o vazamento das imagens do crime na internet.
Críticas ao delegado
As críticas ao delegado Alessandro Thiers começaram na sexta (27). A advogada da adolescente, Eloisa Samy, disse, na ocasião, que iria pedir o afastamento do titular da DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática) porque ele criminalizou a vítima. 
Thiers questionou se a menina, que afirma ter acordado em uma casa com 33 homens e sido estuprada, teria o hábito de fazer sexo em grupo. Também foram ouvidos dois homens que disseram que a jovem teria feito sexo consensual com um deles.
A deputada Martha Rocha (PDT), ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, divulgou na tarde deste sábado (28) nota em repúdio a declarações do delegado. Ela também diz acreditar que falas do agente publicadas na imprensa "criminalizam e culpabilizam" a vítima.
r7

Pagamento dos servidores será efetuado nesta segunda e terça

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração, confirmou que o pagamento dos salários dos servidores da administração direta e indireta e dos aposentados e pensionistas, referente ao mês de maio, vai ser efetuado nesta segunda (30) e terça-feira (31).
Com isso, o Governo reforça o compromisso de pagar aos servidores dentro do mês trabalhado, apesar do momento financeiro pelo qual passa o País.
Segundo a Secretaria de Estado da Administração, no primeiro dia recebem aposentados e pensionistas. Já na terça-feira, será efetuado o pagamento dos servidores da ativa, tanto da administração direta quanto da indireta.

Secom

Juízes Federais foram destaque na Conferência Internacional de Combate à Corrupção

O Diretor da Escola de Magistratura Federal da Paraíba (ESMAFE-PB), Juiz Federal Bruno Teixeira, um dos organizadores da Conferência Internacional "Investimento, Corrupção e o Papel do Estado - um Diálogo Suíço Brasileiro", ao fazer um balanço do evento realizado nos últimas dias 27 e 8 de maio, destacou a participação dos juízes federais no evento.

"Os juízes federais Sérgio Moro, Danilo Fontenele e George Marmelstein abrilhantaram a conferência com importantes reflexões sobre o combate à corrupção, fazendo análises acadêmicas e científicas, sendo muito aplaudidos pelo público presente. Foi um evento de grande dimensão, contando com a participação de vários estudantes e profissionais do direito", declara Bruno Teixeira, organizador da Conferência.

A Conferência, promovida pela ESMAFE-PB e TCE-PB, atraiu a atenção de veículos da imprensa regional e nacional, principalmente por causa da participação de Sérgio Moro,  Juiz Federal de notoriedade internacional por comandar o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na Operação Lava-Jato.

SÉRGIO MORO - Em sua palestra, realizada neste sábado (28), o Juiz federal fez uma análise da cooperação internacional, afirmando que tem se tornado uma prática comum em diversas nações. "Desde o século passado, cada vez mais, os países passaram a ter tratados internacionais para se cooperarem juridicamente, o que envolve, a partir de Tratados e Convenções Internacionais, possibilidades como extradições e coletas de provas", afirmou.

O juiz disse que a grande potencialidade da cooperação jurídica internacional tem contribuído efetivamente para solucionar os casos jurídicos mais complexos, em especial, a Lava-Jato.

Sobre a Operação, falou da relação entre crime e arte, que muitos dos investigados pela Lava-Jato colecionavam obras de arte. Segundo ele, como os acusados não conseguiam provar a origem das peças, as obras estão sendo levadas para o acervo do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, no estado do Paraná. Ele foi aplaudido de pé pelos presentes.


SECOM/JFPB

Foto: Divulgação TCE-PB 

sábado, 28 de maio de 2016

Eleições/2016: Conversa entre Ricardo Coutinho e José Aldemir está agendada para quando o deputado retornar da Itália

Após vazar em rede social, uma possível aproximação e suposto regresso ao “ninho girassol”, um parente próximo do deputado José Aldemir Meireles nos confidenciou que logo retorne ao Brasil, o parlamentar irá se encontrar com o chefe do Executivo Estadual, para conversar sobre seu retorno ao esquema político do governador.

Mesmo analisando a possibilidade do encontro ser remoto, porém, com a visão política de futuro que RC é detentor – tudo leva a crer, que Coutinho mira nas questões políticas na “Terra do Padre Rolim”.

Havia dito outrora, uma pessoa ligada ao governador – “Denise não é política, ela não tem visão política, ela não é socialista, quem manda nela é Carlos Antônio e, Carlos Antônio é um político do tipo que o governador ainda nutre amizade até certo tempo, ele é maquiavélico, ele tenta manobrar as pessoas, ele manobra as pessoas, o governador está se afastando dele aos poucos, ele já percebeu isso”, com estas afirmações, nada deixa a duvidar que RC tente uma aproximação com Zé Aldemir, caso venha ocorrer ainda este ano, os projetos políticos do ex-prefeito Carlos Antônio, poderão ruir.

Contudo, há quem diga que o governador tenha uma bola de cristal e esteja adivinhando algo muito prejudicial que envolva seu partido, o (PSB) em acontecimentos nefastos na cidade de Cajazeiras. Melhor pra ele dar os dois braços a torcer por José Aldemir, que abaixar a cabeça para acontecimentos já sabidos por todos. É aguardar.

Com o aval do governador para ser indicado ao posto de vice-prefeito ao lado da prefeita Denise Albuquerque, um político local, que goza de prestigio e respeito no seio da sociedade cajazeirense, revelou as investidas de RC, para que ele aceite compor a chapa com a socialista, porém, não acreditando na vitória de Denise, o referido político – teria avisado ao governador que a campanha em Cajazeiras será muito difícil, pois, o envolvimento de pessoas ligadas umbilicalmente à gestão/Denise/Carlos Antônio é sinal, que o pleito não expira confiança de vitória, motivos reais da aproximação de RC ao deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles (PP).



Da redação

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Elo Mulheres e Elo Diversidade da Rede Sustentabilidade contra a cultura do estupro

01 (um) é demais, 30 (trinta) é barbárie.
Tempos difíceis? NÃO – na questão do estupro ainda estamos na Idade Média com direito assegurado aos soldados de violentarem as mulheres por onde passassem e a complacência dos outros homens e mesmo de algumas mulheres. O estupro é inaceitável – independente da idade, da condição social, econômica, vestuário, modo de vida, orientação sexual. É um crime hediondo, uma invasão – literal e figurada – do direito de ser Humano, um cerceamento à livre escolha – onde e quando ir, o que pensar e como agir. É inaceitável que seja considerado motivo de orgulho ou mesmo “normal” ou “justificável”, por um único homem ou mulher: é um atentado à dignidade e ao respeito. É motivo de luto nacional.

O Elo Mulher e o Elo Diversidade da Rede Sustentabilidade expressam seu mais profundo repúdio ao crime de estupro coletivo e humilhação pública contra a adolescente de 16 anos acontecido no Rio de Janeiro e àquele acontecido no Piauí, ambos nos últimos dois dias. São crimes de dimensão imensurável – violência física, moral, contra o corpo, o sentimento, o amor próprio, a auto imagem, o futuro – não tem justificativa, nunca, em nenhum caso. Se 01 é demais, imaginem mais de 30 – pura barbárie. Divulgar como um troféu esta ação deveria envergonhar não só os autores do crime mas aqueles que ao fazê-lo se tornam cúmplices da barbárie. É um retrocesso civilizatório apoiado pelo que deveria ser um avanço no acesso democrático à informação. As instituições não devem permitir que essa violência fique impune, nem que existam condições para que se repita – nem 30, nem um único estupro é aceitável! Nossa sociedade ainda vê o machismo como “normal” e busca justificá-lo, culpando a vítima e não os agressores.

Os números no Brasil são estarrecedores e sub notificados, 13 mulheres são “oficialmente” estupradas por dia, apesar dos avanços conseguidos através da luta das mulheres, avanços esses materializados em um ministério que, até há pouco, se dedicava inteiramente ao empoderamento das mulheres e pelo Conselho Nacional de Políticas para as Mulheres.

Quando uma de nós é violentada, todas nós estamos em risco. O agressor pode morar ao lado ou pior, dentro de casa, em nossos círculos mais íntimos de confiança. Para que essa realidade mude, precisamos avançar nas políticas públicas de igualdade de gênero, nas melhorias no Plano Nacional de Educação, para que se discuta desde cedo o respeito à integridade física, moral e psicológica das mulheres e das pessoas LGBT. Só conseguiremos isso através da inclusão de mulheres e da diversidade nos espaços políticos. A mudança virá através da nossa representação nos espaços de decisão. Repudiamos qualquer forma de violência contra as mulheres, contra as pessoas LGBT e contra os seres vivos. Repudiamos a difusão e compartilhamento do vídeo e de fotos da(s) vítima(s).

Exigimos das autoridades policiais que cumpram seu papel com rigor, continuando as investigações até todos os culpados serem encontrados e punidos exemplarmente pela Justiça. As instituições públicas e a sociedade devem dar o apoio necessário para que essa adolescente recupere sua integridade física e emocional – para que todas as vítimas de estupro consigam fazê-lo e para que todos os estupradores sejam punidos, sempre. Chamamos toda a sociedade para a luta contra a cultura machista que ainda permeia nossas entranhas. Por políticas públicas de empoderamento das mulheres e das minorias, por instituições que as defendam e representem. Por Justiça e por respeito.


ELO MULHERES 
ELO DIVERSIDADE 
REDE SUSTENTABILIDADE

Fabiano Gomes nega que vai para EBC e afirma que Ruy Carneiro é quem deve assumir cargo no governo Temer


O jornalista e apresentador paraibano Fabiano Gomes declarou na manhã desta sexta-feira (27), que não houve indicação do seu nome para assumir a diretoria da empresa Brasil de Comunicações (EBC). 

Segundo o apresentador de rádio e TV do Sistema Correio de Comunicação, o que ocorreu foi apenas uma sondagem em uma conversa informal, mas a prioridade para assumir algum cargo federal no governo Temer seria do presidente do PSDB na Paraíba, o ex-deputado Ruy Carneiro.

“Houve apenas uma sondagem em uma conversa informal. Agradeço a lembrança do nome, mas a prioridade de indicação seria do deputado Ruy Carneiro”, explicou Fabiano. Ele ressaltou ainda, que continuar trabalhando em João Pessoa como diretor no Sistema Correio“.

Durante o feriado de Corpus Chirsti, nesta quinta-feira (26), o nome de Fabiano Gomes foi especulado pela imprensa paraibana numa afirmativa de que o comunicador seria nomeado nos próximos dias pelo presidente interino Michel Temer (PMDB) como diretor da EBC e a indicação teria sido do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Para o presidente do PSDB, Ruy Carneiro, está sendo cogitado a Superintendência da Sudene.

Carlos Rocha

PT de Cajazeiras se reúne e toma uma decisão sobre o pleito municipal – Só não se alia ao grupo da atual prefeita

Como já estava previsto, a executiva do PT cajazeirense se reuniu, na última quarta-feira (25), para discutir o posicionamento da legenda com relação ao pleito municipal, após a orientação da Executiva Nacional com relação às alianças com partidos que votaram a favor do impeachment da Presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados e, depois de um amplo debate, apenas uma porta foi fechada de forma definitiva – “não existe nenhuma possibilidade de aliança com a atual prefeita Denise Oliveira”, informou um dos participantes do encontro.

O PT cajazeirense ainda trabalha com a possibilidade de lançamento de uma candidatura própria, mais uma parte significativa do partido defende o alinhamento com as forças da oposição, que tem como pré-candidato a prefeito o deputado José Aldemir Meireles, utilizando-se do argumento de que a resolução da legenda foi no sentido de não apoiar candidatos que tenham votado, no caso de parlamentares, ou que tenham apoiado publicamente o impeachment, situação que não se enquadra no caso local, já que Zé Aldemir tem uma posição contrária ao afastamento de Dilma.

Após a reunião desta semana, que aconteceu na sede do SINTEP, ficou definido que a decisão final será tomada posteriormente, mas com apenas dois caminhos para deliberação, candidatura própria, ou o apoio a Zé Aldemir.


blogdoadjamiltonpereira 

Notável saber jurídico e posições firmes em relação à decisões judiciais destacam o desembargador cajazeirense Siro Darlan

O magistrado fez a palestra de encerramento da X Semana Jurídica da FASP de Cajazeiras na última quarta-feira (25).

A palestra de encerramento da X Semana Jurídica da Faculdade São Francisco da Paraíba – FASP, realizada na última quarta-feira (24), em Cajazeiras, foi bastante prestigiada pela comunidade acadêmica e pela sociedade cajazeirense e de toda a região. O Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o cajazeirense Dr. Siro Darlan, fez a palestra de encerramento do evento, com o tema Justiça e Cidadania. O deputado estadual Jeová Campos autor do Projeto de Resolução Nº 97/2016 que outorga a Medalha ‘Epitácio Pessoa’ para o magistrado, acompanhou atento às explanações do palestrante.

“Siro é um paraibano que nunca esqueceu suas origens,  tem assento efetivo na 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desde 22 de novembro de 2004 e é Membro da Associação Juízes para a Democracia, e suas decisões, pela sua coragem e correição, tem feito história na magistratura brasileira. Ele é uma voz importante da Justiça nacional que não se curva ao corporativismo e que defende o que é correto”, atesta Jeová.

O parlamentar destaca que Siro foi uma das poucas vozes da magistratura que se declararam contra os juízes receberem quase R$ 1 mil por dependente a mais no salário e benefícios que já ganham do Estado brasileiro, para auxiliar na educação de seus dependentes. “Num país onde uma grande parcela recebe o salário mínimo que é baixíssimo e ainda não se garante acesso à creche a todos as crianças brasileiras que não tiveram o privilégio de nascerem filhos de juízes, esse pagamento extra de auxílio educação seria uma afronta e Siro se manteve firme contra esse despropósito”, argumenta Jeová.


Assessoria