quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Centro de Tradições Ciganas, é inaugurado pelo Ministro da Igualdade Racial em Sousa

CIDADES: 06/08/2009 - Imagem: Pereira Júnior - Aconteceu na manhã desta quinta-feira (06), a inauguração do Centro Calon de Desenvolvimento Integral (CCDI), com as presenças do Ministro da Igualdade Racial do governo Lula, Edson Santos, o governador José Maranhão, deputados estaduais, Lindolfo Pires, e Leonardo Gadelha, prefeito Fábio Tyrone, Deputado Federal, Marcondes Gadelha, vereadores, secretários do Município, representantes de etnias, ciganos, e o povo em geral na cidade de Sousa.

O espaço multiuso é destinado ao fortalecimento do processo de organização da população cigana, visando à valorização cultural, a consolidação da cidadania e o estímulo ao desenvolvimento socioeconômico dessas comunidades.
O Centro de Referência é resultado da parceria entre a SEPPIR, a Prefeitura de Sousa, que doou a área, e a Eletrobrás, que investiu R$ 237 mil.
Outros ministérios e empresas estatais se integram à iniciativa, como o Banco do Brasil, que apóia a instalação de um Telecentro para inclusão digital; o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que contempla o CCDI no programa de bibliotecas rurais “Arca das letras”; e o Ministério da Cultura, que por meio do “Programa mais cultura” está equipando o Centro com filmes, projetores digitais e câmeras.
Sousa é uma das cidades nordestinas com maior presença cigana: cerca de 600 pessoas pertencentes ao grupo Calon – uma das etnias presentes no País.
A origem nômade, a prática da quiromancia, a língua própria e os trajes típicos são alguns dos traços culturais que levaram os ciganos a serem escravizados, perseguidos, deportados e discriminados ao longo da história da humanidade. Eles chegaram ao Brasil no século XVI e, de acordo com estimativas da Pastoral dos Nômades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os agrupamentos ciganos reúnem atualmente cerca de 800 mil pessoas, principalmente nas regiões Nordeste.
Após a palavra das autoridades, o Ministro desatou a fita inauguração do Centro Calon, visitou as instalações do CCDI, depois, presenciou algumas danças ciganas, logo após, pegou voou com destino a Juazeiro do Norte/CE, destino Brasília.
Fonte: www.folhadosertao.com.br