quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Hospital Regional de Cajazeiras será o primeiro da rede estadual a ter residência médica

SAÚDE: 13/08/2009 - Acaba de ser aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), o pedido de credenciamento da primeira residência médica em hospital público estadual da Paraíba fora de João Pessoa e Campina Grande.

O ineditismo partiu do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) que em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Faculdade Santa Maria, encaminhou o pedido de credenciamento para a Residência Médica em Saúde da Família.

Com a aprovação do MEC, o HRC passa a ser o primeiro hospital regional público do Estado da Paraíba a ter uma residência médica, além de CG e JP. A conquista, segundo a direção do hospital, significa um grande avanço para a saúde pública da região que poderá contar com melhor qualidade no atendimento público de saúde.

“A vitória não é apenas do Hospital Regional de Cajazeiras, mas de toda a região que a partir de agora terá um atendimento especializado”, comemorou o diretor do hospital, Dr. Antônio Fernandes Filho, lembrando que o HRC será o pólo regulador e administrativo do programa em Cajazeiras. “O Hospital será o pólo gerenciador das atividades médicas, além de servir também de apoio para os 10 especialistas que farão parte da equipe”, ressaltou o diretor, lembrando que o momento agora será de se organizar para selecionar médicos preceptores, docentes e orientadores, sendo todos especialistas em saúde da família.

O pioneirismo contribuirá para melhoria dos indicadores epidemiológicos em diversos municípios, tendo em vista que o hospital atende não apenas a população cajazeirense, mas 17 municípios paraibanos e ainda alguns municípios do Rio Grande do Norte e do Ceará.

Para o diretor do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho, muitas mudanças estão ocorrendo na região. “O próprio hospital passa, atualmente, por profundas mudanças que incluem a ampliação de atendimentos, introdução de outros procedimentos, contratação de novos profissionais e especialistas”, destacou o diretor, ressaltando que as melhorias estão apenas no início. O projeto educacional terá inicio em janeiro de 2010 e será uma pós-graduação em saúde da família com duração de três anos. Fonte: Wellington Farias