segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Bom Jesus/PB - Comissões Municipais de Geografia e Estatística – Integração para o conhecimento, informação para a cidadania

CIDADES: 31/08/2009 – Imagem: Júnior Barreto - Por volta das 13hs30, da última sexta (28), o diretor regional do IBGE, Deodato Fortunato de Sousa esteve na Câmara Municipal de Bom Jesus, para realizar um primeiro contato a fim de formar uma Comissão que realizará o Censo 2010, o IBGE vai realizar o XII Censo demográfico: um grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características socioeconômicas que fornecerá informações sobre o país o planejamento público e privado da próxima década.

Deodato informou, que a 2ª reunião naquela cidade será realizada em outubro próximo, porém, totalizando cinco reuniões para que os trabalhos de pesquisa sejam bem desenvolvidos pelos A. C. M; (Agentes Censitário Municipal), o vereador Jocerlan Guedes indagou ao palestrante sobre a questão de parte do município de Bom Jesus estar dentro dos limites do vizinho Estado do Ceará ou visse e versa; Fortunato ressaltou a necessidade da realização de um plebiscito e posteriormente enviar o pedido para a Assembléia Legislativa daquele estado. “A população que circula, trafega e tem negócios aqui, mas que residem do outro lado, do lado cearense não será calculado para o município de Bom Jesus, por isso a importância dos Agentes Censitário Municipal (ACM)”, concluiu Deodato Fortunato de Sousa.

Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação grandiosa e complexa: significa percorrer cerca de 8 milhões de km2, visitar 5565 municípios e aproximadamente 58 milhões de domicílios. È um momento único para reunir informações sociodemográficas a nível municipal.

A população brasileira é parte essencial desse trabalho. Fazer o Censo 2010 é uma atribuição do IBGE, mas é uma responsabilidade da sociedade como um todo. Colaborar com o Censo é um exercício de cidadania e as Comissões Municipais de geografia e Estatísticas são o mais importante canal para a participação da comunidade local.

As Comissões são formadas por pessoas-chave do município, representantes da sociedade que possam colaborar para a realização dos Censos: por exemplo, líderes comunitários, de associações de moradores, representantes de empresas privadas e da imprensa local, além de membros dos poderes municipais, estaduais e federal com representação nos municípios e do IBGE.

Elas terão um papel fundamental no Censo para permitir o acompanhamento dos trabalhos locais e possibilitando maior transparência nas operações. As Comissões vão reunir esforços de diferentes segmentos das sociedades locais para que o recenseamento seja feito de forma adequada, criando facilidades para sua realização e acompanhamento. Elas atuarão em diversos momentos como, por exemplo, fornecendo subsídios para a atualização do mapeamento local, auxiliando na divulgação do Processo Seletivo para a contratação de mão-de-obra e na montagem dos Postos de Coleta, oferecendo apoio logístico e acompanhando os trabalhos, permitindo uma perfeita cobertura do território.

É importante lembrar que é através das informações do IBGE, produzidas a partir das respostas da população ao Censo, que os governos, empresas e pesquisadores irão embasar seus estudos e ações, permitindo a construção de um futuro melhor.

Através do trabalho das Comissões Municipais de Geografia e Estatística, a sociedade local participa da construção do conhecimento e das informações necessárias para o exercício da cidadania. Deodato informou ainda, não aceitar que pequenos municípios deixem de contar ou informar que as casas fechadas por motivos adversos não sejam somados os residentes em cada residência, “todos os moradores se conhecem” para finalizar Deodato afirmou que serão escalados três agentes para realização dos trabalhos em Bom Jesus e, os trabalhos deram inicio em 1º de agosto, com encerramento em 30 de novembro do ano em curso. Da Redação