quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Família autoriza doação de córneas de vítima de acidente no Altiplano em João Pessoa

PARAÍBA: 27/08/2009 – Imagem: Arquivo - O tecido, captado, avaliado e com resultado negativo para algumas doenças, é enviado ao Banco de Olhos.

Os familiares de Sandro Gleyristone da Costa Maia, 39 anos, vítima de um acidente automobilístico no Bairro do Altiplano, em João Pessoa, autorizaram a doação de suas córneas. O paciente morreu á caminho do hospital e, por isso, só foi possível a doação do tecido. De acordo com a médica Gyanna Montenegro, diretora da Central de Transplantes da Paraíba, a doação de órgãos é possível quando o paciente está internado e ocorre a morte encefálica. “O fígado, o coração e os rins só podem ser doados quando a pessoa está internada e após todos os exames necessários para tal procedimento. No caso desse paciente, ele já chegou ao hospital sem vida e por isso, apenas as córneas são doadas”, explicou.

Após a autorização da família, o tecido é captado e avaliado. O processo se segue com a realização de vários exames. Só depois, com o resultado negativo para algumas doenças, as córneas são encaminhadas para o Banco de Olhos, que funciona no próprio Hospital de Emergência e Trauma, para a efetiva doação.

Transplante – Como se trata de um tecido e não de um órgão, o transplante de córnea é um procedimento simples. As cirurgias são realizadas em ambulatórios e o paciente recebe alta no mesmo dia. O transplante é recomendado em casos de ceratocone (quando a córnea tem um formato cônico), perfurações oculares e distrofia corneana.

Para doar – Para ser um doador de órgãos e tecidos, a pessoa deve expressar esse desejo ainda em vida. Após a morte, o processo deve ser concluído pelos familiares. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Central de Transplante: 3216-5746. Acidente – Sandro da Costa e mais cinco pessoas foram vítimas de um acidente que ocorreu por volta das 22hs30, da última terça-feira (25), na Avenida Panorâmica - Bairro - Altiplano, próximo à Estação Cabo Branco: Ciência, Cultura e Artes.

Três das cinco pessoas morreram, sendo duas no local da colisão. Outras três permanecem internadas no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. As vítimas internadas são uma jovem de 18 anos, que está em observação; uma adolescente de 15 anos, que está na UTI e outra de 17 anos, que passou por uma cirurgia plástica no braço. Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital de Trauma