POLÍTICA: 23/08/2009 - Imagem: Arquivo - Até o início deste mês, os quatro pré-candidatos, assumidos ou não, ao governo do Estado - o governador José Maranhão (PMDB), o prefeito Ricardo Coutinho (PSB), e os senadores Cícero Lucena (PSDB) e Efraim Morais (DEM) - nas eleições de 2010 já percorreram aproximadamente 114.542 quilômetros em viagens aos municípios paraibanos. Isso somando as distâncias percorridas por cada um deles, contando ida e volta e tomando João Pessoa como parâmetro. Eles adotaram uma espécie de ‘campanha maquiada’ e já estão percorrendo o maior número possível de municípios.
Alguns são do tipo que contam o milagre, mas não dizem o nome do santo, ou seja, preferem guardar segredo do roteiro que vêm fazendo e da quantidade exata de cidades visitadas. O senador Cícero Lucena (PSDB) foi o que mais quilômetros viajou pela Paraíba, chegando a percorrer uma distância de mais de 51.814 quilômetros, contando ida e volta. Só a Patos, Cícero chegou a ir oito vezes. O senador Efraim Morais vem em segundo lugar no ranking, com cerca de 38.483 quilômetros percorridos entre João Pessoa e outros municípios. O terceiro pré-candidato que mais ‘andou’ no Estado foi o governador José Maranhão (PMDB), com mais de 15 mil quilômetros, e em último lugar vem o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), com 8,5 mil.
Campina Grande vem se destacando entre as cidades mais visitadas pelos propensos candidatos, excetuando Cícero, que foi mais a Patos (oito vezes), e Efraim não informou quantas vezes visitou Campina Grande. Enquanto Cícero foi cinco vezes a Campina Grande, o governador José Maranhão foi sete vezes, o prefeito Ricardo Coutinho foi três, segundo informou o PSB. O senador Efraim Morais também ficou nessa média, embora sua equipe não tenha especificado quantas viagens foram feitas à Rainha da Borborema nos últimos meses.
Mas de acordo com sua assessoria, o senador Efraim tem dedicado atenção aos dois maiores colégios eleitorais do Estado, participando de debates, eventos políticos e sociais, e os municípios da Grande João Pessoa, como Santa Rita Bayeux e Cabedelo, serão a sua próxima meta de agora em diante. Efraim faz uma projeção de visitar outros municípios paraibanos pelo menos até o mês de setembro, quando vai aguardar por uma definição sobre o candidato ao governo pelo seu grupo político, comandado pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). “Estamos conversando com as nossas lideranças sobre as necessidades de cada município e cada região, onde nos propomos, se formos escolhidos entre os companheiros que apoiaram Cássio Cunha Lima, em 2002 e 2006, a apresentar um plano de trabalho e um plano de governo. Ao mesmo tempo em que visitamos os municípios e discutimos os seus problemas, sabemos qual é a tendência do eleitorado para 2010”, frisou Efraim.
Embora a assessoria do senador Efraim Morais (DEM) tenha elencado 48 municípios como visitados pelo senador, Efraim avalia que já percorreu, em média, 120 municípios, divulgando a sua pré-candidatura ao governo do Estado, sendo que em alguns casos, ele percorreu os municípios de forma sequenciada, por região, ou seja, visitando várias cidades na mesma viagem, sem retornar para a capital.
O governador José Maranhão afirma que tem percorrido o Estado em função das ações de governo e evita falar em campanha. Mas ainda que ele tenha percorrido o interior do Estado para tratar de assuntos administrativos do Executivo estadual, como assinar ordens de serviço, inaugurar obras, fazer visitas institucionais e até participar de solenidades e eventos, como foi o caso dos festejos juninos e o Pombal Fest mês passado, diante do clima prematuro de campanha eleitoral que se instalou na Paraíba e no país, as atividades do gestor estadual automaticamente já repercutem na sua futura candidatura, que ele já vem admitindo à imprensa. Só em maio, junho e julho, o governador, que assumiu o mandato em fevereiro deste ano, percorreu cerca de 15.717 quilômetros, somando a ida e a volta de João Pessoa a cada um dos municípios visitados. De acordo com os dados da Secretaria de Comunicação do Estado, só a Campina Grande, o governador foi pelo menos sete vezes.
Ricardo Coutinho seria o pré-candidato a governo - lançado pelos aliados já que ele ainda não falou oficialmente sobre o assunto -, que ‘andou’ menos. De acordo com o PSB, ele teria viajado para 16 municípios. O prefeito teria percorrido a distância de 8.526 quilômetros, com o objetivo de compartilhar com outros gestores experiências de projetos desenvolvidos na capital, apresentar o “Orçamento Democrático”, ministrar palestras, participar de seminários, bem como participar de festividades de São João e encontros políticos. As viagens ‘políticas’ representariam 40% do total, conforme agenda informada pela Secretaria de Comunicação do Município. “Eu acho que cada pré-candidato que queira se consolidar, tem de andar pelo Estado, até para que ele possa ampliar a sua base, apresentar as ideias que o levam a se colocar nessa disputa”, explicou o secretário-geral do PSB na Paraíba, vereador Bira Pereira.
Para especialistas em Direito Eleitoral esse tipo de atuação é um movimento normal porque os políticos, antes de lançarem candidatura, procuram experimentar a receptividade da população. Mas é preciso ficarem atentos às condutas vedadas previstas na Legislação Eleitoral. Se a mídia apenas noticia essas “viagens”, não se configura como propaganda antecipada, que é uma conduta vedada. Mas se o político se declarar como candidato e começar a pedir votos, a coisa muda de figura. As convenções para a escolha dos candidatos serão realizadas de 10 a 30 de junho de 2010. Os registros devem ser feitos até 5 de julho e a propaganda eleitoral está liberada a partir do dia 6 do mesmo mês. Fonte: Aline Lins - Jornal da Paraíba