quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Eduardo Suplicy comparou a crise no Senado a um jogo de futebol

POLÍTICA: 26/08/2009 – Imagem: Arquivo - “Não conseguimos votar nenhuma proposição importante nesse segundo semestre do Senado, e não se vislumbra quando isso poderá acontecer. Para voltarmos à normalidade, o melhor caminho é que Sua Excelência (Sarney) renuncie ao cargo no Senado”, disse Suplicy, em discurso no plenário. Para o petista, Sarney deve esclarecer as denúncias contra ele ou renunciar.

Com um cartão vermelho nas mãos, Suplicy comparou a crise no Senado a um jogo de futebol. “O que faz o juiz nos campos de futebol do Brasil para que todos entendam? Apresenta o cartão vermelho”, afirmou.

Foi o segundo discurso de Suplicy contra Sarney esta semana. Na segunda-feira, os dois já haviam trocado farpas. Para o petista, o arquivamento pelo Conselho de Ética das 11 denúncias contra Sarney não pôs fim ao impasse na Casa.

Sarney não estava no plenário na hora do discurso. Ele saiu pouco antes, alegando que tinha compromissos. Heráclito Fortes (DEM-PI) saiu em defesa do peemedebista. Ele acusou Suplicy de “não ser sincero”. Heráclito disse que o petista também deveria mostrar cartão vermelho ao presidente Lula porque este teria “invadido a área do Senado” e dado “cartão amarelo” ao líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), quando exigiu que o petista continuasse na liderança do partido.