segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Treinamento sobre o controle e prevenção da raiva tem continuidade em setembro

SAÚDE: 31/08/2009 – Imagem: Arquivo - SES capacita profissionais de saúde da região de Sousa sobre controle e prevenção da raiva.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) dará continuidade, neste mês de setembro, à série de treinamentos de profissionais de saúde sobre o controle e prevenção da raiva animal e humana. A partir desta terça-feira (1º), haverá capacitação no município de Sousa, que deve reunir representantes das 8ª, 9ª e 10ª gerências regionais de Saúde. No último mês, já foram treinados 325 profissionais das áreas de Vigilância Epidemiológica, Imunização e Vigilância Ambiental, das macrorregionais de Patos e Campina Grande.

No período de 15 a 17 de setembro serão treinados os profissionais da 1ª macrorregional, em João Pessoa, que é formada pelas 1ª, 2ª e 12ª gerências regionais. O chefe do Núcleo de Zoonoses da SES, Francisco de Assis Azevedo, explicou que os profissionais estão recebendo uma atualização sobre raiva: animal e humana e discutindo ações e estratégias que serão adotadas durante a campanha nacional contra a raiva animal que acontecerá no dia 17 de outubro.

Uso de nova vacina - Assis explicou que a participação dos profissionais de saúde nessas capacitações é de grande importância, uma vez que nessa próxima campanha contra a raiva animal estará sendo usada uma nova vacina com maior poder imunogênico e ação mais duradoura. Com relação à raiva humana, Francisco de Assis disse que os profissionais estão recebendo informações de como proceder no atendimento às pessoas agredidas por animais e encaminhá-las aos serviços de saúde para receberem os devidos cuidados e orientações. De acordo com os dados do Núcleo de Zoonoses da SES, este ano foi registrado dois casos de raiva em animais silvestres (raposas), nos municípios de Sossego e Frei Martinho. No ano passado, foram registrados dois casos de raiva bovina em Picuí e Boa Vista e um caso de raiva animal no município de Juarez Távora. A capacitação dos profissionais de saúde é importante para garantir a vigilância e evitar a doença.

A doença - A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Transmitida por cão, gato, rato, bovino, eqüino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos, mesmo não existindo necessariamente agressão.

A doença acomete principalmente os mamíferos e pode ser transmitida ao homem, sendo, portanto, uma zoonose causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. A doença envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução da doença. A imunidade pode ser adquirida através da vacinação.

Os animais silvestres são reservatórios primários para a raiva na maior parte do mundo, mas os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos. O principal animal que transmite a raiva ao homem é o cão.

Assessoria de Imprensa da SES-PB