segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Popular aguarda cirurgia no fêmur há uma semana no Hospital Regional de Cajazeiras


Transcrevemos as palavras ditas por familiares e amigos do paciente Francisco Oliveira Lima, vítima de acidente doméstico na última terça-feira (6), que fraturou um fêmur. Mediante os procedimentos a serem adotados antes de uma cirurgia dessa natureza, nem nós do Folha VIP de Cajazeiras nem os familiares somos conhecedores dos mesmos, apenas tornamo-nos solidários com a referida circunstância, ao ponto de levá-la a público.

A assessoria do Hospital Regional de Cajazeiras informa por meio de uma nota sobre o caso. 

Popular aguarda cirurgia no fêmur há uma semana no Hospital Regional de Cajazeiras

A seguir todo o conteúdo na íntegra:

Diante da notícia veiculada pelo blog Folha Vip de Cajazeiras nesta segunda-feira (12), informando que teria um paciente aguardando por uma cirurgia de fêmur há pelo menos uma semana no Hospital Regional de Cajazeiras, achamos necessário mais uma vez esclarecermos a situação a fim de que a população que dispõe dos serviços do HRC conheça melhor os procedimentos médicos padrões dos hospitais de urgência e emergência.

De fato, o paciente citado na matéria deu entrada no hospital após sofrer um acidente doméstico, fraturando um dos fêmures. Após receber os primeiros atendimentos essenciais, ele não foi para a sala de cirurgia imediatamente por não se tratar de fratura exposta. É importante esclarecer que apenas em caso de fratura exposta é que o paciente deve ser encaminhado imediatamente ao centro cirúrgico. Em outros casos, ele é encaminhado para internação e, conseqüentemente, deverá passar por todo um processo pré-operatório (que inclui alguns exames,) para só depois sofrer a cirurgia.

Contudo, ao ser encaminhado para internação, o paciente deverá ainda aguardar outras cirurgias que já estavam marcadas na sua frente; isso explica o fato de algumas cirurgias da área de traumatologia demorar, por vezes, alguns dias para serem realizadas.

Dadas as devidas explicações que convém ao caso, informamos que o paciente já passou por cirurgia na tarde desta segunda-feira, dando o caso como encerrado.

Para finalizar, enfatizamos mais uma vez que não há nenhum descaso por parte dos profissionais que atuam na principal casa de saúde da região. Estamos trabalhando com seriedade para cumprir nosso papel como profissionais da saúde. E todos os pacientes que aqui chegam, em momento algum precisam “aguarda a boa vontade” dos nossos profissionais para serem atendidos, como diz trecho da matéria do blog acima citado.
Ascom